Gestão de Atividade

A Gestão de Atividades da Suíte Gen.te foi desenvolvida a fim de atender cenários em que o salário do colaborador é composto por mais de uma atividade, podendo esta ter um valor fixo, semanal ou mensal. Este tipo de contrato é muito utilizado na área acadêmica, em que um professor ministra várias disciplinas com cargas horárias e valores hora diferentes.

Neste tutorial iremos ensinar como parametrizar a Suíte Gen.te para utilizar deste conceito, passando desde a criação de atividades até a contratação de um colaborador associado a ela.

Premissas

Antes de iniciar as configurações para utilizar esse recurso é necessário fazer a habilitação da Gestão de Atividades através da funcionalidade Configurações Gerais (Caminho da Suíte Gen.te Configurações > Configurar Módulos > Configurações Gerais), na aba Outros. A parametrização dessa funcionalidade esta detalhada nesse documento no tópico Configurações Gerais.

Pós a habilitação do conceito os colaboradores responsáveis pelas parametrizações devem possuir permissão de acesso às funcionalidades:

Configurações Gerais

Acesse a funcionalidade Configurações Gerais(Caminho da Suíte Gen.te Configurações > Configurar Módulos > Configurações Gerais), selecione a aba Outros.

Em seguida na seção Gestão de Atividades marque o indicador Utiliza a gestão de atividades, ao fazê-lo é habilitado na Suíte Gen.te funcionalidades, campos e seções responsáveis por permitir a parametrização de atividades.

Clique no botão (Salvar) para salvar a modificação.

Exemplo

Caso você deseje habilitar o compartilhamento das Atividades cadastradas entre grupos diferentes, empresas de grupos diferentes ou até mesmo empresas do próprio grupo de compartilhamento, na aba Gerais, seção Configuração de exceção de habilitação por empresa, habilite o indicador Permitir exceção de habilitação por empresa (selecionar empresa que não pertença ao grupo de compartilhamento), e selecione o Conceito de Atividade na lista.

Exemplo

Fator de Conversão

O Fator de conversão representa a quantidade de semanas contidas em um mês, sem levar em conta o período de descanso semanal remunerado. Ele é utilizado somente para calcular o salário mensal do colaborador quando ele tem atividades do tipo Semanal.

O salário mensal é calculado a partir da seguinte fórmula:

Salário mensal = Carga horária semanal x Valor da hora x Fator de conversão.

Desta forma, acesse a funcionalidade Configurações por Empresa (Caminho da Suíte Gen.te Configurações > Configurar Módulos > Configurações por Empresa), selecione a guia Contratação.

Na seção Gestão de Atividades, preencha o campo Fator de conversão com 4.5.

Clique no botão (Salvar) para salvar a modificação.

Exemplo

Se o Fator de Conversão não for preenchido na funcionalidade Configurações Gerais, o mesmo deverá ser informado no momento da atribuição da atividade ao colaborador, isto somente para atividades do tipo Semanal.

Criando Atividades

Acesse a funcionalidade Atividade (Caminho da Suíte Gen.te Estrutura Organizacional > Organização > Atividade) e clique em (Novo).

Crie uma atividade da seguinte forma:

Exemplo

Atenção

O valor de uma atividade nunca será informado diretamente em seu cadastro, ele é definido no momento de associação da atividade ao colaborador.

Configurando o Perfil de dados do colaborador

Admissão

Acesse a funcionalidade Perfil de dados do colaborador (Caminho da Suíte Gen.te: Configurações > Central do Colaborador > Perfil de dados do colaborador).

Para que na funcionalidade Contratação seja exibido a seção Atividades, é necessário primeiro configurar um perfil de dados do colaborador que utilize deste conceito.

Desta forma, é possível editar um perfil existente para habilitar o Lançamento de atividades nele ou criar um perfil novo. Em ambos os casos, acesse a opção Dados do Contrato na guia Contratuais e marque o indicador Lançamento de atividades .

Exemplo

Ficha do Colaborador

Acesse a funcionalidade Perfil de dados do colaborador (Caminho da Suíte Gen.te Configurações > Central do Colaborador > Perfil de dados do colaborador).

Para que na funcionalidade Ficha do Colaborador seja exibido a seção Atividades, é necessário primeiro configurar um perfil de dados do colaborador que utilize deste conceito.

Desta forma, é possível editar um perfil existente para habilitar o Lançamento de atividades nele ou criar um perfil novo. Em ambos os casos, acesse a opção Dados do Contrato na guia Contratuais e marque o indicador Lançamento de atividades.

Exemplo

Contratando um colaborador com Atividades associadas

Acesse a funcionalidade Contratação (Caminho da Suíte Gen.te Central do Colaborador > Contratação).

Nesta funcionalidade iremos cadastrar um novo colaborador com o perfil de dados do colaborador que criamos agora pouco, desta forma poderemos associar atividades a um colaborador.

Clique no botão (Novo), selecione Colaborador, o Tipo Nova Admissão e o Perfil para atividade que foi criado no tópico passado, por fim clique em (Ok).

Exemplo

Na etapa 1. Pessoais, insira os Dados pessoais e Documentos do colaborador. Enquanto na etapa 2. Contratuais, preencha a seção Dados gerais e Alocação inicialmente.

Na seção Atividades, ainda da etapa 2. Contratuais, iremos associar as atividades cadastradas ao colaborador. Clique em (Adicionar), ao fazê-lo será aberta uma nova janela com os seguintes campos para preenchimento:

Por fim clique em (Salvar) para adicionar a atividade ou em (Cancelar) para cancelar a parametrização.

Exemplo

Na janela de Atividade, é válido ressaltar que, quando a atividade for Semanal, serão apresentados todos os campos listados acima. Porém, quando for Mensal apresentará os campos: Centro de Custos, Carga horária (horas), Valor e Valor total. Já quando a atividade for Fixo, serão apresentados somente os campos: Centro de Custos, Valor e Valor total.

Atenção

É importante lembrar que para contratar um colaborador e associar atividades a ele, é necessário utilizar de um perfil de dados do colaborador que contenha o Lançamento de atividades habilitado, caso contrário a seção Atividades não será apresentada na funcionalidade Contratação.

Corrigindo valores na Contratação

Caso durante a parametrização da seção Atividades na funcionalidade Contratação tenha sido informado algum valor errado, é recomendado que a correção se dê através da funcionalidade Ficha do Colaborador (Caminho da Suíte Gen.te Central do Colaborador > Ficha do Colaborador), guia Dados Contratuais, sub-guia Alteração dados admissionais.

Exemplo

O operador ao adicionar uma atividade ao colaborador X no momento de sua contratação atribuiu a Carga horária errada na atividade.

Após finalizar a contratação, ele percebeu o erro ao visualizar o cadastro na Ficha do Colaborador. Sendo assim, para consertar este problema ele acessou a guia Dados Contratuais , sub-guia Alteração Dados Contratuais e acionou o modo de Edição ao clicar no botão .

Então, na seção Atividades ele selecionou a atividade que necessita de correção e clicou em (Editar), corrigiu a Carga Horária e clicou em (Salvar).

Por fim para salvar, a alteração, ele clicou no botão .

Criando Perfis de Movimentações para Atividade e Reajuste Salarial

Atenção

Os perfis criados nesta funcionalidade serão utilizados na funcionalidade Movimentação.

Acesse a funcionalidade Perfil de movimentação (Caminho da Suíte Gen.te Configurações > Central do Colaborador > Perfil de movimentação) e clique em (Novo).

Preencha o campo Descrição e na seção Conceitos marque o indicador Atividade e salve o perfil clicando no botão (Salvar).

Exemplo

Com este perfil será possível alterar na funcionalidade Movimentação os campos Centro de Custo, Fator de Conversão(semanas/mês) e Carga horária de uma atividade no contexto Individual.

Porém para alterarmos o Valor de uma atividade é necessário criarmos um perfil de movimentação de Reajuste Salarial. Logo ainda na funcionalidade Perfil de movimentação clique em (Novo), preencha o campo Descrição e marque o Conceito Reajuste Salarial.

Exemplo

Movimentação

Através desta funcionalidade podemos alterar as informações contratuais e cadastrais dos colaboradores, no contexto Individual, as alterações realizadas podem ser consultadas na guia Histórico Funcional da Ficha do Colaborador.

Acesse a funcionalidade Movimentação (Caminho da Suíte Gen.te Central do Colaborador > Movimentação) e clique em (Novo).

Informe:

Exemplo

Ao preencher estes campos serão apresentadas as seções Atividade, Descrição do salário variável e Observações.

Na seção Atividade é exibido uma tabela contendo todas as atividades associadas ao colaborador. Através dela poderemos realizar as seguintes operações com cada atividade individualmente.

Adicionando uma Atividade

Para associar uma nova atividade ao colaborador, clique em (Adicionar) e preencha as informações da forma ensinada no tópico Contratando um colaborador com Atividades associadas.

Exemplo

Para salvar a movimentação clique em (Salvar).

Removendo uma Atividade

Para excluir uma atividade da tabela de atividade basta clicar sob a ação (Remover).

Atenção

Atividades já vinculadas ao colaborador não podem ser removidas. Em casos em que o colaborador deixa de exercer determinada atividade, ela deve ser desvinculada.

Exemplo

Desvinculando uma Atividade

Atenção

O desvinculo de uma atividade só pode ser realizada quando ela tiver sido previamente vinculada ao colaborador.

Para desvincular uma atividade do colaborador, clique sob a ação (Movimentar), ao fazê-lo será aberta a janela de Atividade, então clique sob o primeiro indicador da coluna (Desvincular).

Exemplo

Para salvar a movimentação clique em (Salvar).

Atualizando os dados de uma Atividade

Para atualizar os dados de uma atividade, clique sob a ação (Movimentar) da atividade que deseja modificar, ao fazê-lo será aberta a janela de Atividade. Em sequência, escolha qual informação você deseja alterar, clique no indicador de movimentação referente a ela e informe o novo valor.

Exemplo

Para salvar a movimentação clique em (Salvar).

Reajustando Valores

Acesse a funcionalidade Movimentação (Caminho da Suíte Gen.te Central do Colaborador > Movimentação) e clique em (Novo).

Informe:

Contexto Individual

Escolha Tipo de salário Atividade e selecione na Lista de Atividades as atividades que devem ter seu valor reajustado.

Para o Tipo de reajuste escolha:

Para salvar a movimentação clique em (Salvar).

Contexto Coletivo

Primeiramente na seção Informações de Movimentação, se desejar marque o indicador Efetivar movimentação desconsiderando os colaboradores inconsistentes para que o sistema desconsidere os colaboradores inconsistentes no processamento da movimentação.

Escolha Tipo de salário Atividade e decida se este reajuste será para todas as atividades do colaborador ou não, caso seja marque o indicador Reajustar para todas as atividades do colaborador.

Porém caso não seja, informe quais atividades deverão ter seus valores reajustados clicando no botão (Adicionar) e selecionando-as.

Exemplo

No Contexto Coletivo o campo Tipo de reajuste pode assumir três valores, sendo eles:

Considerações Finais

Neste tutorial ensinamos a vocês a configurar a Suite Gen.te para utilizar da Gestão de Atividades, a criar atividades e associa-las ao colaborador por meio das funcionalidades Contratação, Ficha do Colaborador e Movimentação. Também, vimos sobre como realizar alterações e reajustes nas atividades no contexto coletivo e individual.