Através dessa funcionalidade é possível cadastrar as Atividades a serem associadas ao colaborador. Quando a Atividades for associada ao colaborador, o somatório de todas as atividades será utilizado na composição do seu salário.
Uma Atividade pode ser associada a mais de um colaborador, assim como um colaborador pode estar associado a mais de uma Atividade. Um colaborador também pode exercer a mesma Atividade mais de uma vez, desde que ela tenha pelo menos uma das informações: Valor e Centro de Custo diferentes.
A tela de aterrissagem da funcionalidade apresenta todas as Atividades já cadastradas,
acompanhadas
pelas Informações: Código, Descrição e Tipo. Para criar uma Atividade clique
no
botão . É possível fazer a importação, exportação e
exclusão
coletiva de Atividades através dos botões
,
e
.
Para criar uma Atividade, primeiramente preencha os campos Código, Tipo da atividade e Descrição. Os Tipo de atividade são utilizados como agrupadores e pode ser:
Semanal
Mensal
Fixa
Por padrão o Status de um nova Atividade é Ativo e será apresentada a Data do sistema operacional como sugestão para o início da vigência. Se desejar, altere a Data e o Status. Sempre que houver alterações na Atividade, uma nova Data poderá ser informada, assim o sistema manterá o histórico de vigências (início e fim) das informações cadastradas.
É possível inativar uma Atividade mesmo se houver algum colaborador exercendo-a na data de inativação ou em data posterior à inativação. Porém, para novas admissões, mesmo que o indicador Permitir associação a colaboradores esteja marcado, se a Atividade estiver inativada ela não será listada para associação.
A Atividade só poderá ser associada a um colaborador se estiver com o status ativo e o indicador Permitir associação a colaboradores estiver marcado.
A Atividade será um conceito habilitado por empresa. Se não for configurada nenhuma exceção na funcionalidade Configurações Gerais, seção Configuração de exceção de habilitação por empresa, a atividade ficará habilitada para todas as empresas do grupo de compartilhamento/grupo de cálculo. Se for configurada exceção, então, no cadastro das atividades, na seção Dados Gerais será disponibilizada na seção abaixo, para que o operador indique para quais empresas a atividade será habilitada.
Na guia Dados Gerais deve ser informado Evento – Salário, que é o Evento onde o valor da Atividade será lançado. Um Evento pode ser adicionado a mais de uma Atividade, sendo o preenchimento desse campo obrigatório. Os Eventos são listados para seleção de acordo com o Grupo de Cálculo da Empresa logada durante o cadastro da Atividade.
É possível fornecer detalhes a respeito da Atividade no campo Descrição resumida. Esse campo tem um limite de 1500 caracteres e o seu preenchimento é opcional.
Atenção
A guia Salário só estará habilitada quando a opção Utiliza Tabelas Salariais for marcada na funcionalidade Configurações Gerais, guia Cargos e Salários.
Indique nessa guia se a Atividade cadastrada Utiliza tabela salarial. Se utilizar, selecione uma ou mais tabela salarial para ser relacionada a atividade no campo Tabelas Salariais.
Caso queira considerar colaboradores que possuem faixa salarial desvinculada à atividade, marque o indicador Permitir colaboradores com faixa não associada à atividade.
Selecione o Tipo de Enquadramento:
Marque o indicador Permitir colaborador com salario diferente da tabela salarial para que seja possível informar manualmente um valor diferente da atividade no momento da associação ao colaborador.
Caso deseja Utilizar nível como referência no cadastro da atividade, marque essa opção.
A guia Informações Adicionais será disponibilizada quando houver Informações Adicionais cadastradas para o conceito Atividade. Essas informações devem ser cadastradas previamente na funcionalidade Informação Adicional.
Atenção
Em caso de dúvidas acesse nosso Tutorial e acompanhe o passo a passo sobre utilizar da Gestão de Atividades.