Função é o conjunto de tarefas, obrigações e responsabilidades atribuídas a um Cargo e exercidas de maneira regular pelo seu ocupante.
Exemplo
Para o Cargo de Analista de RH existe as seguintes funções: Auxiliar, Supervisor e Coordenador. O colaborador João exerce o cargo de Analista de RH e a função de Coordenador.
Através dos Níveis Hierárquicos é possível definir a hierarquia da Função. Clique em
, para adicionar
os
níveis desejados.
Atenção
Para que seja possível cadastrar os níveis hierárquicos da função, é necessário que na funcionalidade Configurações Gerais, guia Cargos e Salários, esteja marcada a opção Utiliza Nível Hierárquicos para Função.
Na Lista de Funções, é possível realizar algumas operações, como: ordenações, filtros e agrupamentos. Para saber mais clique aqui.
A associação de Tabelas Salariais a Funções pode ser feita através da importação de
arquivos no botão . Será
apresentada a janela Importação, onde é possível baixar o template e preencher as informações
referentes às associações. O aquivo deve ser importado na mesma janela por meio do botão
Selecionar....
Caso não deseje fazer a associação de tabelas a funções por meio da importação de tabelas também é possível realizar esse procedimento através da funcionalidade Reestruturações.
Para realizar importação de Informação Adicional para Função poderá ser feita sem a necessidade de informar os demais campos do layout obrigatório. Para isso, informe somente o Código da Função, o Código da Informação Adicional a ser alterado, o novo Valor da Informação Adicional e a Data Inicial do histórico a ser alterado.
Clique em (Novo) e informe o
Código da Função a ser cadastrada, caso não seja preenchido será gerado
o
Código de forma sequencial.
Através do número de Pontos pode ser definida uma pontuação ideal para assumir a função. A pontuação pode também ser utilizada para relacionar um colaborador a um determinado Salário.
Insira uma Descrição que identifique o nome da Função.
Por padrão o status de uma nova função estará como Ativo e será apresentada a Data do sistema operacional como sugestão para o início da vigência da função. Se desejar, altere a Data e o Status, sempre que ocorrerem alterações na função, uma nova Data poderá ser informada, assim o sistema manterá os históricos de vigências (início e fim) das informações cadastradas.
Exemplo
• Ao alterar algum dado da Função e informar uma nova Data, inicia-se um novo período histórico que encerra o período anterior.
![]()
• Se uma nova Data não for informada, os dados alterados serão considerados como se fizessem parte da função desde a sua criação.
Ao desativar uma função (Status inativo), informe a Data fim da vigência.
Selecione o Tipo de Salário, indicando a forma de pagamento da função, podendo ser Mensal, Quinzenal, Semanal, Diário, Horário, Tarefas ou Outros, caso as demais forma de pagamento não se esquadre na Função.
Para parametrizar as demais informações da Função, acesse as guias abaixo:
Para gravar o cadastro da função, clique sobre o botão
(Salvar), ou se preferir salvar e iniciar um novo cadastro clique sobre o
botão
(Salvar e Novo).
É possível reaproveitar os dados de uma função cadastrado, para facilitar a criação de um novo
semelhante.
Para isso, clique sobre o botão (Duplicar).
Para excluir uma função, clique sobre o botão
(Excluir).
Atenção
Não é possível excluir uma função que esteja associada a algum colaborador.
Caso deseje anexar arquivos a função cadastrada, clique sobre o botão (Anexo).