Através dessa funcionalidade é possível realizar reestruturações de posição, cargo e função para diversos colaboradores de forma individual ou coletiva, sendo também possível fazer alterações nas informações de posições caso necessário.
Atenção
As regras relativas à Posições são validadas com base na Data início definida na funcionalidade Configurações por empresa guia Posição.
Ao abrir essa funcionalidade, é apresentada uma relação das Reestruturações já cadastradas no sistema.
Nessa lista é possível:
Alterar a ordem de apresentação das colunas. Para isso, arraste-as como desejar;
Reordenar de forma crescente ou decrescente. Para isso, clique sobre a coluna desejada.
Para realizar o filtro, clique em
.
Selecione o número de Resultados por página que deseja exibir.
Para consultar e/ou editar uma reestruturação, selecione-a através da Lista de Reestruturações ou informe a Descrição que a identifique.
Para cadastrar uma nova
Reestruturação
clique em (Novo),
e selecione a forma desejada, podendo ser: Alteração
simultânea, Reclassificação de posição, Associação de tabela para cargo
e Associação de tabela para função. É possível realizar a Alteração
simultânea e Reclassificação de posição de uma só vez marcando as duas opções,
no entanto as demais operações devem ser feitas separadamente.
Defina a Data em que a reestruturação deverá ser efetivada.
Atenção
A data informada será considerada como a data de movimentação dos colaboradores.
Preencha o campo Descrição para detalhar melhor a reestruturação cadastrada no sistema.
Informe para qual Empresa será realizada a reestruturação.
Na Associação de tabela para cargo e também na Associação de tabela para função será considerada a Empresa selecionada.
Selecione qual Motivo se encaixa para a reestruturação. O cadastro dos motivos deve ser realizado na funcionalidade Motivos contendo os conceitos Criação / Alteração da Posição ou Movimentação
Em seguida acesse as guias para continuar com as alterações de acordo com o tipo de reestruturação escolhida:
Através da Alteração Simultânea é possível listar em forma de blocos todas as posições desejadas e movimentar colaboradores de uma posição para a outra de acordo com a necessidade.
Na guia Alteração Simultânea, para que as posições sejam apresentadas nos blocos de forma automática, defina os filtros através do componente de Seleção de Colaboradores. O filtro pode ser parametrizado por colaborador (contexto individual) ou pelos conceitos disponíveis (contexto coletivo). Para entender melhor como funcionam esses filtros, clique aqui.
Após definir os filtros, clique em .
Serão listadas apenas as posições que atendam ao filtro, e que possuam
colaboradores vinculados.
Outra maneira de realizar a busca das posições
é selecionando a posição diretamente no bloco, através da opção
.
Veja:
Atenção
As posições apresentadas, serão aquelas pertencentes à empresa selecionada, vigentes na data informada, ativas e cuja opção Permitir o cadastro de colaboradores esteja marcada na funcionalidade Posição.
Clique sobre a opção
para adicionar novos blocos.
Nos blocos é possível ainda definir se deseja
visualizar apenas colaboradores que foram movimentados ou não,
através da opção
.
Para realizar a movimentação do colaborador de uma posição
para outra, basta clicar no ícone
e arrastá-los para o bloco da posição desejada. Veja abaixo:
Caso deseje alterar alguma informação da
posição, basta clicar na opção
.
Será disponibilizada as informações cadastradas na
funcionalidade Posição.
Para finalizar clique em
.
Atenção
Quando realizar alterações de alguma posição, na funcionalidade Posição será criada uma nova vigência.
Na guia Associação de tabela salarial serão apresentadas as todas as posições que receberam novos colaboradores, ao expandir cada uma delas é possível visualizar os colaboradores movimentados juntamente com uma das seguintes Situações:
Com inconsistência, o
colaborador teve uma
movimentação de cargo ou função, que para ser efetivada será necessário uma atualização de sua tabela
salarial, pois o cargo ou função de destino não possui habilitada a tabela ou faixa atual do
colaborador.
Sem alteração,
da mesma forma que o anterior o colaborador teve uma movimentação de cargo ou função, porém para esse
caso
não é necessária a atualização dos dados da tabela salarial do colaborador, pois o cargo ou função de
destino também está vinculado a tabela e faixa do colaborador.
Com alteração, após realizar
alterações na tabela
salarial do colaborador seu status será atualizado para Com Alteração.
Para alterar a tabela de um colaborador clique em ,
defina a Descrição, Faixa, Nível e Salário da nova tabela do colaborador,
marcando também
as opções disponibilizadas conforme a necessidade.
Posteriormente, clique em Confirmar para salvar as alterações.
Atenção
As regras relativas à Tabelas Salariais são validadas com base na Data de início definida na funcionalidade Configurações gerais guia Cargos e Salários.
Na guia Resumo é possivel verificar todas as alterações realizadas. Ela é dividida em três seções com as informações de Movimentações, Posições alteradas e Associação de tabela salarial.
As informações serão disponibilizadas em uma lista, onde é possível estornar
as informações caso seja verificado algum problema. Para isso, basta clicar em
.
Clicando no ícone
é
possível visualizar de forma detalhada as informações que foram alteradas,
e após verificar todas as informações clique sobre o botão
para que
as alterações sejam gravadas.
O processamento do arquivo poderá ser acompanhado através do Gerenciador de Tarefas, guia Finalizadas. Caso o processamento tenha sido gerado com alguma inconsistência, para verificá-las basta clicar na linha da inconsistência para que seja realizado o download do relatório de erros.
Outra maneira de verificar as inconsistências é através da coluna Detalhes das listas Movimentações , Posições alteradas , ou Associação de tabela salarial, apresentadas durante a edição de uma reestruturação.
A reclassificação de posição possibilita que diversas posições sejam alteradas coletivamente.
Marque a opção Replicar alterações para as posições temporárias para que todas as modificações realizadas para as posições selecionadas, possam ser replicadas para as respectivas posições temporárias.
Para realizar a reclassificação, selecione as posições que serão alteradas através da Lista de posições, marque quais conceitos serão alterados e forneça os valores para esses conceitos de acordo com a necessidade. As seções são apresentadas comforme os conceitos habilitados para a Empresa selecionada, e podem ser:
Dados da Posição - nesta seção poderá ser alterado:
Status da posição;
Tipo da posição;
Congelar posição;
Posição chave e
Composição única.
Atenção
O Tipo da Posição não poderá ser alterado quando a opção Replicar alterações para as posições temporárias estiver sido marcada.
Composição - nesta seção poderá ser alterado:
Estabelecimento;
Unidade organizacional;
Centro de custo;
Lotação tributária;
Órgão responsável;
Cargo;
Função;
Cargo comissionado;
Função comissionada;
Natureza profissional;
Sindicato;
Sindicato profissional liberal;
Escala e
Marca ponto.
Grau de atuação - nesta seção altere:
Nível hierárquico.
Na guia Associação de tabela salarial serão apresentadas as todas as posições alteradas, e ao expandir cada uma delas é possível visualizar os colaboradores enquadrados
Caso deseje alterar a tabela de um colaborador clique em e
defina a Descrição, Faixa, Nível e Salário da nova tabela do colaborador.
Posteriormente, clique em Confirmar para salvar as alterações.
Atenção
As regras relativas à Tabelas Salariais são validadas com base na Data de início definida na funcionalidade Configurações gerais guia Cargos e Salários.
Na guia Resumo é possivel verificar todas as alterações realizadas. Ela é dividida em três seções com as informações de Movimentações, Posições alteradas e Associação de tabela salarial.
As informações serão disponibilizadas em uma lista, onde é possível estornar
as informações caso seja verificado algum problema. Para isso, basta clicar em
.
Clicando no ícone
é
possível visualizar de forma detalhada as informações que foram alteradas,
e após verificar todas as informações clique sobre o botão
para que
as alterações sejam gravadas.
O processamento do arquivo poderá ser acompanhado através do Gerenciador de Tarefas, guia Finalizadas. Caso o processamento tenha sido gerado com alguma inconsistência, para verificá-las basta clicar na linha da inconsistência para que seja realizado o download do relatório de erros.
Outra maneira de verificar as inconsistências é através da coluna Detalhes das listas Movimentações , Posições alteradas , ou Associação de tabela salarial, apresentadas durante a edição de uma reestruturação.
Para associar tabelas salariais a cargos, primeiro indique os Cargos a serem associados na
Lista de Cargos
e confime a seleção através do botão . Esses cargos serão
então apresentados na tabela Selecionados, e podem ser editados coletivamente ou
individualmente através dos botões
e
.
Caso os Cargos selecionados utilizem tabela salarial o indicador Utiliza Tabela
Salarial já virá marcado e as tabelas utilizadas
serão apresentadas no quadro Selecionados. Para remover essas tabelas basta selecioná-las e
clicar no botão
. Caso o Cargo selecionado
ainda não possua tabela salarial marque o
indicador Utiliza Tabela Salarial e informe as tabelas e faixas para associação na seção
Lista de Tabelas
Salariais. Confirme a seleção através do botão
.
Caso tenha sido marcada a opção Editar individualmente, serão apresentadas seções para cada Cargo marcado previamente, para que sejam informadas as tabelas e faixas desejadas. Já caso seja selecionada a opção Editar coletivamente, as tabelas e faixas informadas serão consideradas para todos os Cargos marcados.
Para os dois tipos de edição será necessário configurar a seção Preferências que conta com as seguintes opções e campos:
Permitir colaboradores com faixa não associada à função: possibilita que seja selecionada qualquer faixa da tabela salarial para o colaborador, mesmo que esta não tenha sido escolhida na guia anterior;
Tipo de enquadramento : será possível indicar se o enquadramento de salário do colaborador será definido com base na Faixa salarial ou Nível salarial. No enquadramento por faixa o colaborador será considerado como enquadrado quando o valor do salário estiver contido entre o valor do primeiro nível e o valor do último nível da faixa da tabela salarial associada ao Cargo do colaborador. Para o enquadramento por Nível o colaborador será enquadrado com base no valor sugerido, contudo, ainda adequado ao nível salárial definido.
Permitir colaboradores com salário diferente da faixa: permite a edição do salário do colaborador mesmo quando esse é diferente do salário apontado na tabela salarial;
Utilizar nível como referência: mantém a obrigatoriedade de informar na Ficha do Colaborador o Nível salárial a ser seguido.
Na guia Associação de tabela salarial serão apresentados as todos os Cargos que receberam novos colaboradores, ao expandir cada uma delas é possível visualizar os colaboradores movimentados juntamente com uma das seguintes Situações:
Com inconsistência, o
colaborador teve uma
movimentação de cargo ou função, que para ser efetivada será necessário uma atualização de sua tabela
salarial, pois o cargo ou função de destino não possui habilitada a tabela ou faixa atual do
colaborador.
Sem alteração,
da mesma forma que o anterior o colaborador teve uma movimentação de cargo ou função, porém para esse
caso
não é necessária a atualização dos dados da tabela salarial do colaborador, pois o cargo ou função de
destino também está vinculado a tabela e faixa do colaborador.
Com alteração, após realizar
alterações na tabela
salarial do colaborador seu status será atualizado para Com Alteração
Para alterar a tabela de um colaborador clique em ,
defina a Descrição, Faixa, Nível e Salário da nova tabela do colaborador,
marcando também
as opções disponibilizadas conforme a necessidade.
Posteriormente, clique em Confirmar para salvar as alterações.
Atenção
As regras relativas à Tabelas Salariais são validadas com base na Data de início definida na funcionalidade Configurações gerais guia Cargos e Salários.
Na guia Resumo é possivel verificar todas as alterações realizadas. Ela é dividida em três seções com as informações de Movimentações, Posições alteradas e Associação de tabela salarial.
As informações serão disponibilizadas em uma lista, onde é possível estornar
as informações caso seja verificado algum problema. Para isso, basta clicar em
.
Clicando no ícone
é
possível visualizar de forma detalhada as informações que foram alteradas,
e após verificar todas as informações clique sobre o botão
para que
as alterações sejam gravadas.
O processamento do arquivo poderá ser acompanhado através do Gerenciador de Tarefas, guia Finalizadas. Caso o processamento tenha sido gerado com alguma inconsistência, para verificá-las basta clicar na linha da inconsistência para que seja realizado o download do relatório de erros.
Outra maneira de verificar as inconsistências é através da coluna Detalhes das listas Movimentações , Posições alteradas , ou Associação de tabela salarial, apresentadas durante a edição de uma reestruturação.
Para associar tabelas salariais a funções, primeiro indique as Funções a serem associadas na
Lista de Funções
e confime a seleção através do botão . Essas funções serão então
apresentadas na tabela Selecionados,
e podem ser editados coletivamente ou individualmente através dos botões
e
.
Caso as Funcões selecionadas utilizem tabela salarial o indicador Utiliza Tabela
Salarial já virá marcado e as tabelas utilizadas
serão apresentadas no quadro Selecionados. Para remover essas tabelas basta selecioná-las e
clicar no botão
. Caso a Função
selecionada ainda não possua tabela salarial marque o
indicador Utiliza Tabela Salarial e informe as tabelas e faixas para associação na seção
Lista de Tabelas
Salariais. Confirme a seleção através do botão
.
Caso tenha sido marcada a opção Editar individualmente, serão apresentadas seções para cada Função marcada previamente, para que sejam informadas as tabelas e faixas desejadas. Já caso seja selecionada a opção Editar coletivamente, as tabelas e faixas informadas serão consideradas para todas as Funcões marcadas.
Para os dois tipos de edição será necessário configurar a seção Preferências que conta com as seguintes opções e campos:
Permitir colaboradores com faixa não associada à função: possibilita que seja selecionada qualquer faixa da tabela salarial para o colaborador, mesmo que esta não tenha sido escolhida na guia anterior;
Tipo de enquadramento : será possível indicar se o enquadramento de salário do colaborador será definido com base na Faixa salarial ou Nível salarial. No enquadramento por faixa o colaborador será considerado como enquadrado quando o valor do salário estiver contido entre o valor do primeiro nível e o valor do último nível da faixa da tabela salarial associada ao Cargo do colaborador. Para o enquadramento por Nível o colaborador será enquadrado com base no valor sugerido, contudo, ainda adequado ao nível salárial definido.
Permitir colaboradores com salário diferente da faixa: permite a edição do salário do colaborador mesmo quando esse é diferente do salário apontado na tabela salarial;
Utilizar nível como referência: mantém a obrigatoriedade de informar na Ficha do Colaborador o Nível salárial a ser seguido.
Na guia Associação de tabela salarial serão apresentadas as todas as posições que receberam novos colaboradores, ao expandir cada uma delas é possível visualizar os colaboradores movimentados juntamente com uma das seguintes Situações:
Com inconsistência, o
colaborador teve uma
movimentação de cargo ou função, que para ser efetivada será necessário uma atualização de sua tabela
salarial, pois o cargo ou função de destino não possui habilitada a tabela ou faixa atual do
colaborador.
Sem alteração,
da mesma forma que o anterior o colaborador teve uma movimentação de cargo ou função, porém para esse
caso
não é necessária a atualização dos dados da tabela salarial do colaborador, pois o cargo ou função de
destino também está vinculado a tabela e faixa do colaborador.
Com alteração, após realizar
alterações na tabela
salarial do colaborador seu status será atualizado para Com Alteração.
Para alterar a tabela de um colaborador clique em ,
defina a Descrição, Faixa, Nível e Salário da nova tabela do colaborador,
marcando também
as opções disponibilizadas conforme a necessidade.
Posteriormente, clique em Confirmar para salvar as alterações.
Atenção
As regras relativas à Tabelas Salariais são validadas com base na Data de início definida na funcionalidade Configurações gerais guia Cargos e Salários.
Na guia Resumo é possivel verificar todas as alterações realizadas. Ela é dividida em três seções com as informações de Movimentações, Posições alteradas e Associação de tabela salarial.
As informações serão disponibilizadas em uma lista, onde é possível estornar
as informações caso seja verificado algum problema. Para isso, basta clicar em
.
Clicando no ícone
é
possível visualizar de forma detalhada as informações que foram alteradas,
e após verificar todas as informações clique sobre o botão
para que
as alterações sejam gravadas.
O processamento do arquivo poderá ser acompanhado através do Gerenciador de Tarefas, guia Finalizadas. Caso o processamento tenha sido gerado com alguma inconsistência, para verificá-las basta clicar na linha da inconsistência para que seja realizado o download do relatório de erros.
Outra maneira de verificar as inconsistências é através da coluna Detalhes das listas Movimentações , Posições alteradas , ou Associação de tabela salarial, apresentadas durante a edição de uma reestruturação.