Através dessa guia, é possível definir os indicadores que impactarão o evento criado.
Os indicadores se comportarão da seguinte maneira ao serem marcados:
Imprime no Recibo de Pagamento - eventos que tenham essa opção marcada, terão seus valores apresentados nos arquivos emitidos pelas seguintes funcionalidades: Recibo de Férias, Termo de Rescisão, Emissão do Recibo de Pagamento e Consulta Recibo de Pagamento. Essa opção por padrão é marcada para todos os tipos de evento, sendo necessário desmarcá-la caso deseje que os valores não sejam apresentados nos aquivos das funcionalidades indicadas.
Imprime na Folha de Pagamento - marque este indicador para que o evento criado seja impresso na Folha de Pagamento.
Grava em valores mensais - este indicador permite informar se o evento do tipo Resultado, seja gravado em valores mensais (que representam o cálculo de valores da folha de pagamento atual da empresa, onde atual é o mês de referência em que a empresa do contexto encontra-se).
Grava em valores históricos - este indicador permite informar se deseja que o evento que está sendo cadastrado seja gravado em valores históricos (que representam os valores calculados da folha de pagamento, em meses anteriores ao mês atual – o mês de referência em que a empresa do contexto encontra-se). Uma vez que o evento gravar em valores históricos este evento será acumulado na tabela de valores anuais e impresso nos relatórios de fim de ano. Desse modo, compromete-se com a emissão da RAIS, DIRF e Comprovante de Rendimentos Pagos.
Totalizador de proventos ou descontos - marque este indicador para informar que o evento que está sendo cadastrado será uma nova base de cálculo.
Atenção
Para que um evento possa ser Totalizador de proventos ou descontos, é necessário que seja do tipo Resultado, Fórmula de Cálculo, com referência Normal e com status Ativo.
Participa somente se habilitado - este indicador fará com que o evento de Resultado seja calculado somente se ele estiver habilitado para a folha e situação do colaborador.
Atenção
Caso esta opção não seja selecionada, esse evento será calculado somente se estiver participando de uma fórmula de evento de Provento ou desconto.
Representa evento de quantidade - marque esta opção para o evento representar quantidade no Demonstrativos de Médias.
Manter o valor calculado na folha de origem - através desta opção, indique que em um cálculo retroativo o valor mantido deverá ser o que consta na folha de origem. Essa opção não afeta os cálculos normais (não retroativos).
Exemplo
Se o cálculo realizado for da folha retificadora 5, sendo que a origem da folha retificadora 5 é a folha retificadora 4, então o valor utilizado no cálculo será o da folha 4.
Com a opção Manter o valor calculado na folha de origem marcada, será possível ter acesso a opção Exceto para os motivos do cálculo retroativo. Quando selecionada, esta opção permitirá selecionar as opções cadastradas no Motivo do Cálculo Retroativo
Atenção
Deverá ser marcada pelo menos uma das opções.
Exemplo
Na Folha de Origem com o valor de 100,00 no Evento 25, foi realizado o Cálculo retroativo pelo motivo de Dissídio.
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Após o Cálculo retroativo, o Evento 25 deverá ser retificado para 150,00
Cenário 01
Considerando selecionadas as opções Manter o valor calculado na folha de origem e Exceto para os motivos do cálculo retroativo o Evento 25 sofrerá retificação.
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Cenário 02
Considerando selecionada apenas a opção Manter o valor calculado na folha de origem, o Evento 25 não considerará a retificação e acatará apenas o valor que consta em sua Folha de Origem.
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Criar eventos de diferença e devolução automaticamente - quando selecionada está opção, torna-se possível a criação de eventos de Diferença e Devolução de forma automática. Além disso, esses eventos também devem ser incluídos automaticamente na (s) fórmula (s) do (s) evento (s) totalizador (es) dos Proventos ou Descontos.
Atenção
Para que esta opção possa estar disponível é preciso que dentro da funcionalidade de Configurações Gerais, no módulo Cálculo, já esteja previamente selecionada a opção Criar automaticamente eventos de diferença e devolução para eventos do tipo Provento e Desconto e informado a quantidade a ser somada.
Para inserção dos eventos de Diferença e Devolução nos totalizadores, os seguintes itens serão verificados:
Operação a ser aplicada no relatório Demonstrativo de Médias - esta opção estará disponível para eventos do tipo Resultado e permitirá indicar se no Demonstrativo de Médias os eventos de Procedimento Especial 5 – Média que calculem média destes eventos, terão seu valor Somado, Subtraído ou Ignorado no cálculo.
Atenção
A opção estará disponível para eventos que forem do tipo Resultado, independentemente da Referência, e com a opção Representa evento de quantidade desmarcada.
Atenção
Quando o operador optar por Somar, o valor desse evento no Demonstrativo de Médias manterá o comportamento atual, realizando a soma para compor a média;
Quando o operador optar por Subtrair, o valor desse evento no Demonstrativo de Médias será subtraído no saldo final;
Quando o operador optar por Ignorar, o valor desse evento não será considerado no cálculo do Demonstrativo de Médias.
Acumular na rescisão valores da referência atual e futura - o evento que tiver com esse indicador marcado e com lançamentos de valores nas referências futuras, este será totalizado automaticamente caso houver rescisão.
Atenção
Esta opção será disponibilizada para todos os Tipos de Evento: Provento, Desconto ou Resultado, assim como para as Determinações: Valor Informado, Fórmula e Procedimento especial.
Caso a determinação seja Fórmula ou Procedimento Especial é necessário que tenha sido inserido o valor para o evento na funcionalidade Lançamento de Valores.
Para o cálculo serão considerados todos os lançamentos que constam na funcionalidade Lançamento de Valores que estejam na referência atual ou programados para as próximas referências, independentemente do tipo de Indicador: Entre Datas ou Parcela;
Exemplo 01
O colaborador João da Silva possui um empréstimo consignado de 10 parcelas no valor de R$ 250,00.
Foi cadastrado o evento do tipo Desconto: X - Empréstimo com a opção Acumular na rescisão valores da referência atual e futura marcada.
Na funcionalidade Lançamento de Valores foi informado este evento com o indicador Entre Datas começando os descontos na referência: 02/2018 até 11/2018.
No dia 05/05/2018 o colaborador João foi rescindido.
Sendo assim, ao ser calculada a Folha de Rescisão do colaborador João na referência 05/2018, o sistema considerou os descontos lançados nas referências atual e futuras e totalizou automaticamente na rescisão.
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Exemplo 02
O colaborador José Silva possui 2 empréstimos, um entre datas no valor de R$ 500,00 a serem descontados entre: 08/2018 a 12/2019. O outro lançado em 3 parcelas no valor de R$ 250,00, que começará a ser descontado apenas na referência 02/ 2019.
Foi cadastrado o evento do tipo Desconto: X - Empréstimo com a opção Acumular na rescisão valores da referência atual e futura marcada.
Na funcionalidade Lançamento de Valores estes valores foram informados da seguinte maneira:
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No dia 05/11/2018 o colaborador José foi rescindido.
Sendo assim, ao ser calculada a Folha de Rescisão do colaborador José na referência 11/2018, o sistema considerou os descontos lançados nas referências atual e futuras dos dois empréstimos e totalizou automaticamente na rescisão.
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Exclusivo para insuficiência de saldo na folha de diferença - através desta opção é possível criar eventos de insuficiência de saldo para serem calculados exclusivamente na Folha de Diferença. Para saber mais sobre a criação desses eventos, clique aqui.
Atenção
Esta opção será disponibilizada somente se na funcionalidade Configurações do Sistema guia Cálculo, a opção Habilitar o uso de Folhas Retificadoras estiver marcada e estará habilitada somente para os tipos: Provento ou Desconto; e com a Forma de Determinação: Fórmula ou Procedimento Especial.
Para evento cuja determinação seja Valor Genérico, informe o valor correspondente no campo Valor fixo. Esse valor será considerado no Cálculo da folha de pagamento não necessitando ser calculado.
No campo Valor Mínimo, informe qual o valor mínimo aceito no cálculo da folha de pagamento para o evento que está sendo cadastrado.
Atenção
Se o valor do evento calculado for inferior ao Valor Mínimo informado, será considerado o valor informado no respectivo campo, caso contrário considera-se o próprio valor encontrado.
Para o campo Valor Máximo, informe qual o valor máximo aceito no cálculo da folha de pagamento para o evento que está sendo cadastrado.
Atenção
• O Valor máximo deverá ser igual ou maior que o Valor mínimo.
• Se o valor do evento calculado for superior ao Valor Máximo informado, será considerado o valor máximo informado.
O Evento de Referência apresenta informações auxiliares referentes aos eventos de valores, apresentados nas funcionalidades Consulta Recibo de Pagamento, Emissão do Recibo de Férias/Recesso. Informe qual será o Evento de Referência do evento de Provendo ou Desconto.
Atenção
O Evento de Referência poderá ser somente do tipo Resultado.
Exemplo
O Colaborador João foi assinar seu Recibo de Férias e avisou ao analista de RH que no documento não havia a quantidade de dias de gozo informada referente ao valor que ele assinou.
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Então o analista acessou o cadastro do evento de Férias, e parametrizou o Evento de Referência - Número de Dias de Férias.
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Ao emitir o Recibo de Férias novamente, a quantidade de dias apareceu juntamente com o valor.
Através do campo Fator de Multiplicação informe um valor para compor o cálculo dos Eventos. Logo o sistema retornará como resultado a soma das médias apuradas nos "N" eventos componentes que foram multiplicados pelos seus respectivos Fatores de Multiplicação.
Atenção
• Pelo menos um Evento deverá ser informado, sendo possível também informar mais de um.
• Para cada Evento componente será possível indicar o Fator Multiplicador, caso o mesmo não seja indicado, por padrão será assumido o valor 1. Ou seja, 1 e/ou em branco serão equivalentes. O valor 0 não poderá ser informado.