O Auto Atendimento é um serviço disponibilizado que tem como objetivo permitir aos gestores ou responsáveis pelo orçamento, realizar o orçamento de pessoal de forma descentralizada.
É possível ao operador (gestor ou responsável pelo orçamento de pessoal) visualizar o headcount optando por Minha Equipe ou Visibilidade Aplicada.
Atenção
As opções Minha Equipe e Visibilidade Aplicada estarão disponíveis no Autoatendimento somente para Cenários que estiverem publicados com os dois marcadores Visibilidade Hierárquica e Visibilidade Aplicada selecionados, através da funcionalidade Publicação de Cenário
Caso o cenário seja publicado com apenas o marcador Visibilidade Hierárquica selecionado, as opções Minha Equipe e Visibilidade Aplicada não estarão visíveis no Autoatendimento, sendo visível somente a lista de Grupos Hierárquicos.
Caso o cenário seja publicado com apenas o marcador Visibilidade Aplicada selecionado, nenhum campo de seleção de hierarquia estará disponível.
Ao selecionar a opção Minha Equipe, o operador visualizará todos os Grupos Hierárquicos de sua responsabilidade (visibilidade hierárquica). Caso o gestor for responsável por mais de um grupo hierárquico, cada grupo será exibido na raiz da hierarquia.
Exemplo
Funcionário João é Diretor da Empresa A, lotado e indicado como Gestor da Lotação 01.00.00. Para ele, a árvore será apresentada conforme abaixo:
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Todos os funcionários que estão nos Grupos Hierárquicos de nível inferior, poderão ser orçados por esse Gestor.
Já no caso abaixo, João é diretor tanto da diretoria tecnologia, como na diretoria recrutamento, portanto, poderá orçar valores para os funcionários que estiverem lotados nos Grupos Hierárquicos inferiores das duas diretorias.
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Ao selecionar a opção Visibilidade Aplicada, são carregados automaticamente todos os Colaboradores, Vagas e Aumentos de Quadro que atendem à visibilidade aplicada do operador e que estão orçadas através da funcionalidade Headcount.
Realize o orçamento de pessoal seguindo os passos:
Atenção
É possível realizar o cancelamento do planejamento em qualquer um dos passos descritos abaixo, quando o status do Planejamento for Em andamento. Para isso, basta clicar sobre o botão Cancelar Planejamento. Ao cancelar o planejamento em uma das etapas, o status será voltado para o anterior ao cancelamento e o planejamento realizado durante a etapa será descartado.
Nesse passo é realizada a seleção do cenário para o qual o operador deseja realizar o orçamento. São listados somente os cenários que foram previamente publicados através da funcionalidade Publicação de Cenário.
A seleção do cenário não será necessária quando existir apenas um cenário publicado, será considerado o cenário existente automaticamente. Dessa forma, segue-se o próximo passo, Colaboradores.
Nesse passo é realizado todo o planejamento de colaboradores orçados para o orçamento.
Se desejar filtre o(s) colaborador(es) a partir do filtro de busca.
Atenção
As opções de filtros e colunas são disponibilizadas de acordo com a parametrização de Campos Visíveis do headcount, realizada através da funcionalidade Configuração do Módulo.
São listados somente os colaboradores que foram orçados anteriormente na funcionalidade Headcount e que atendem à visibilidade do operador.
É possível Incluir e/ou Remover as Ocorrências de Movimentações, Férias e Rescisão para cada colaborador orçado. Para isso, selecione o(s) colaborador(es) e clique sobre a opção desejada ou selecione o ícone que representa a ação desejada. Caso desejar é possível Marcas todos.
Exemplo
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Atenção
As opções de Ações são disponibilizadas de acordo com a parametrização de Ocorrências disponíveis, realizada através da funcionalidade Configuração do Módulo.
Selecione mais de um colaborar utilizando o botão "CTRL" do teclado, clicando em outros nomes.
Na tela Movimentação, informe a Data e o Motivo da movimentação. O motivo é previamente cadastrado na funcionalidade Motivo de Movimentação. Caso o tipo de movimentação seja Transferência, preencha os dados de acordo com a necessidade, e o mesmo se dá caso for pelo tipo Promoção.
Para Rescisão, informe a Data e o Motivo (cadastrado através da função Motivo de Movimentação). Se necessário Contabilizar headcount no mês da rescisão, marque este indicador.
Para Férias, informe a Data e clique sobre o botão Ok.
Prossiga ao próximo passo, clicando sobre o item seguinte ou clicando sobre o botão Continuar.
Nesse passo é realizado o planejamento de vagas orçadas para o orçamento. É possível escolher quais vagas serão orçadas e qual o período em que cada vaga estará orçada.
Se desejar filtre a(s) vaga(s) a partir do filtro de busca.
Atenção
O Auto Atendimento busca as vagas salvas e disponíveis do Headcount.
As opções de filtros e colunas são disponibilizadas de acordo com a parametrização de Campos Visíveis do headcount, realizada através da funcionalidade Configuração do Módulo.
Marque a opção Replicar dados caso deseje que o sistema copie de forma automática as informações de um colaborador ao adicionar uma nova vaga. Ao optar por replicar os dados, informe qual Colaborador terá suas informações copiadas.
Atenção
Serão listados somente os colaboradores que se enquadram na visibilidade aplicada ao operador na funcionalidade Visibilidade e na elegibilidade definida na Planilha de Orçamento ou Cenário.
O cadastro de uma vaga a partir de um colaborador poderá ocorrer mesmo que a sua Situação for diferente de: Atividade normal, ou seja, o colaborador pode estar afastado, rescindido, de férias, e independentemente se estiver sido orçado ou não.
As informações do Colaborador a serem replicadas para a nova vaga são: Empresa, Posição (se for utilizado), Lotação, Grupo Hierárquico, Cargo, Centro de Custos, Sindicato (opcional), Informação Adicional por Evento (opcional) e Informação Adicional por Headcount (opcional). Caso necessário, estas informações poderão ser alteradas.
Selecione a(s) vaga(s) e clique sobre o botão (Orçar)
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Em seguida, informe o Mês Inicial e o Mês Final do orçamento. Caso desejar, poderá Sobrepor datas já informadas, através desse indicador.
Caso não seja optado por Replicar dados, informe:
a Empresa, Estabelecimento e a Unidade organizacional onde ocorrerá o aumento de quadro;
o Tipo de Cargo e o Cargo;
o Centro de Custos, o Motivo (cadastrado através da função Motivo de Movimentação) e o Sindicato;
informe a Quantidade de Aumento de Quadro que será orçada.
Prossiga ao próximo passo, clicando sobre o item seguinte ou clicando sobre o botão Continuar.
Nesse passo é realizado o planejamento de aumento de quadro para o orçamento. É possível adicionar, alterar e remover aumento de quadro para o orçamento.
Se desejar filtre a(s) vaga(s) a partir do filtro de busca.
Atenção
As opções de filtros e colunas são disponibilizadas de acordo com a parametrização de Campos Visíveis do headcount, realizada através da funcionalidade Configuração do Módulo.
Clique no botão Adicionar e marque a opção Replicar dados caso deseje que o sistema copie de forma automática as informações de um colaborador elegível ao aumento de quadro. Ao optar por replicar os dados, informe qual Colaborador terá suas informações copiadas.
As informações do Colaborador a serem replicadas para o novo aumento de quadro são: Empresa, Posição (se for utilizado), Lotação, Grupo Hierárquico, Cargo, Centro de Custos, Sindicato (opcional), Informação Adicional por Evento (opcional) e Informação Adicional por Headcount (opcional). Caso necessário, estas informações poderão ser alteradas.
Atenção
O cadastro do aumento de quadro a partir de um colaborador poderá ocorrer mesmo que a sua Situação for diferente de: Atividade normal, ou seja, o colaborador pode estar afastado, rescindido, de férias, e independentemente se estiver sido orçado ou não.
Serão listados somente os colaboradores que se enquadram na visibilidade aplicada ao operador na funcionalidade Visibilidade e na elegibilidade definida na Planilha de Orçamento ou Cenário.
Informe o Mês Inicial e Mês Final para o planejamento de Aumento de Quadro.
Caso não seja optado por Replicar dados, informe:
a Empresa, Estabelecimento e a Unidade organizacional onde ocorrerá o aumento de quadro;
o Tipo de Cargo e o Cargo;
o Centro de Custos, o Motivo (cadastrado através da função Motivo de Movimentação) e o Sindicato;
informe a Quantidade de Aumento de Quadro que será orçada.
Prossiga ao próximo passo, clicando sobre o item seguinte ou clicando sobre o botão Continuar.
Nesse passo é apresentado um resumo do orçamento planejado nos passos anteriores. É possível visualizar um resumo do orçamento, organizado por mês e no final obter o resultado Total salário Atual (somatório dos salários reais do período atual) e Diferença (diferença entre o valor orçado do último mês e o valor total do salário atual real).
Clique sobre o botão Concluir para salvar o cadastro do planejamento.
Após a conclusão do planejamento, caso possua apenas um cenário publicado, será possível redefini-lo através do botão Replanejar, disponível na tela inicial do AutoAtendimento. Havendo mais de um cenário, este estará disponibilizado na tela de colaboradores.
Caso queira voltar no passo anterior, clique sobre o botão Voltar.