Através dessa funcionalidade é possível realizar configurações para o módulo Gen.te Planeja - Orçamento de Pessoal.
Para cadastrar uma nova configuração do módulo, clique em
e informe a
Descrição.
Através do indicador Padrão, informe se a configuração em questão será utilizada como padrão no módulo Gen.te Planeja - Orçamento de Pessoal.
Informe os Conceitos visíveis para a funcionalidade Headcount e as Ocorrências disponíveis ao planejamento do headcount.
Atenção
A parametrização dos Campos visíveis do headcount e das Ocorrências disponíveis serão disponibilizadas também para a funcionalidade Autoatendimento, seguindo a mesma configuração.
Na Configuração de conceitos obrigatórios para headcount defina quais conceitos serão utilizados de forma obrigatória no headcount. Os conceitos disponíveis são:
Posição
Empresa
Estabelecimento
Unidade Organizacional
Cargo
Centro de Custos
Sindicato
Vínculo Empregatício
Na Configuração de eventos visíveis para Headcount, é listado todos eventos que são utilizados nas contas dos tipos fórmula e procedimento especial. Informe os eventos que poderão ser apresentados como informação adicional na funcionalidade Headcount e Autoatendimento.
Atenção
Ao marcar o indicador do evento, a informação adicional na funcionalidade Headcount e Autoatendimento será apresentada como um indicador (sim/não), caso não seja marcado este será apresentado como um campo editável para atribuição de valor numérico.
Atenção
Ao habilitar o conceito Posição ela será apresentada na lista de Colaboradores e Vagas, apenas para as empresas que tiverem o uso de Posição habilitada em Configurações por Empresa. Para as demais empresas o campo será apresentado, vazio. Caso nenhuma empresa utilize o conceito de Posição, a opção Posição ficará indisponível para ser habilitado nas Configurações do Orçamento e não será listada como Entidade de Custo no Cadastro de Contas. O cadastro de Conceito Virtual e Lançamento de Valores por Posição também devem permanecer desabilitados.
Indique através da opção Habilitar Tipo de Contrato na Criação de Nova Vaga e Aumento de Quadro, se deseja visualizar o Tipo de Contrato nas funcionalidades Headcount e Orçamento do Portal AutoAtendimento.
Os Tipos de Contratos considerados são:
Efetivo;
Estagiário;
Temporário;
Terceiro;
Trainee;
Pessoa Jurídica;
Aprendiz;
Intermitente.
Caso deseje visualizar valores negativos no resultado do orçamento, marque a opção Considerar valores negativos no cálculo. Ao marcá-la, caso o cálculo do orçamento tenha algum resultado menor que zero (0), os relatórios serão apresentados com valores negativos.
É possível realizar a integração entre os registros de Vagas e Aumento de quadro da funcionalidade Headcount, com o Quadro de Vagas através da opção Realizar a integração do Headcount com o Quadro de Vagas.
Atenção
Essa opção estará disponível somente se o usuário utilizar e estiver habilitado o módulo Gen.te Recompensa - Cargos e Salários. Por padrão, essa configuração deverá ser carregada como desmarcada.
Com a opção Considerar contas de determinação Valor Informado no Cálculo do Realizado selecionada, informe uma conta de determinação Valor Informado, na fórmula do realizado, quando o cálculo do realizado for processado as contas deverão retornar o valor, conforme os valores lançados na funcionalidade Lançamento de Valores e a própria construção da fórmula.
O cálculo realizado, assim como os relatórios não retornarão apenas os valores do Lançamento de Valores, ou seja, para que os valores lançados sejam obtidos, será criada uma conta de determinação de Fórmula ou Procedimento Especial, cuja fórmula do realizado receba sua composição a conta de determinação Valor Informado.
Para que o cálculo do realizado retorne corretamente os valores, será realizado previamente o cálculo da folha e o cálculo do orçado.
Exemplo
Considerando as contas:
![]()
Realizado os cálculos do orçado e do realizado, serão retornados os seguintes valores:
![]()
Portanto, as contas que possuírem apenas lançamentos de valores, não serão consideradas no cálculo do realizado, mantendo o comportamento atual. Para que o realizado obtenha os valores desses lançamentos, as contas deverão compor a fórmula do realizado de outra conta.
Caso deseja que seja considerado os valores de lançamento dos colaboradores para vagas e aumento de quadro, marque a opção Lançar valores de colaboradores para vagas e aumento de quadro. Para que seja possível receber os valores lançados, as vagas e aumento de quadro deverão estar orçados.
Exemplo
Cenário 1
• Período da vaga/aumento de quadro: 01/2023 a 04/2023
• Lançamento de valor: R$ 100,00 no mês 02/2023
A vaga e/ou aumento de quadro receberá o valor de R$ 100,00 na referência lançada (02/2023).
Cenário 2
• Período vaga/aumento de quadro: 02/2023 a 08/2023
• Lançamento de valor: R$ 50,00 no mês 11/2023
A vaga e/ou aumento de quadro não receberá o valor de R$ 50,00 pois o lançamento foi realizado em uma referência após o término da vaga/aumento de quadro (11/2023).
Cenário 3
• Período vaga/aumento de quadro: 04/2023 – Sem data fim
• Lançamento de valor 1: 4% no mês 08/2023
• Lançamento de valor 2: 80,00 no mês 12/2023
A vaga e/ou aumento de quadro receberá os dois lançamentos de valores, nas respectivas referências, pois não foi informada a data fim para a vaga/aumento de quadro.
A seção Configurações do tipo de reajuste salarial permite escolher os tipos de reajuste que estarão disponíveis no Headcount e Autoatendimento para o reajuste salarial de um colaborador. Selecione somente aqueles que poderão ser utilizados, dentre eles Tabela Salarial, Valor e Percentual. Ao menos um tipo de reajuste deve de ser marcado.
Na seção Configurações para apresentação da informação de vínculo empregatício no Headcount, selecione os tipos de Vínculos Empregatícios a serem apresentados no Headcount para as Vagas e Aumentos de Quadro.
Atenção
Os Vínculos Empregatícios listados para seleção são os mesmos disponíveis na Ficha do Colaborador. Caso seja necessário apresentá-los com uma descrição diferente, o campo Descrição deverá ser preenchido para cada vínculo, com a informação desejada. Logo, quando não for informada uma descrição, será considerada a descrição existente na Ficha do Colaborador.
Status Ativo ou Inativo determina se a configuração do módulo estará disponível para seleção, no momento de determinar a configuração que será utilizada.
É possível ter somente uma configuração padrão.
Para finalizar o cadastro, clique no botão
(Salvar), ou se
preferir clique no botão
(Salvar
e Novo) para concluir e já habilitar a tela para um novo cadastro.
Na lista de Configurações de Módulo de Orçamento são apresentadas todas as configurações cadastradas, possibilitando agrupar a lista por Código, Descrição, Status ou Padrão. Para isso, arraste a coluna para o local indicado.
É possível reordenar a lista de configurações por ordem crescente ou decrescente. Para isso, clique sobre a coluna desejada.
Para realizar o filtro, clique em
.
Selecione o número de Resultados por página que deseja exibir.
Para consultar e/ou editar uma configuração do módulo, selecione-a através da lista de configurações ou informe o Código/Descrição que a identifique.
É possível duplicar uma configuração do módulo, para facilitar o cadastro
de uma nova. Para isso, clique sobre o botão
.
Através da seção Desconsiderar afastamentos no Headcount são listados todos os tipos de afastamentos cadastrados na funcionalidade Afastamento/Licença, para que possam ser selecionados quais afastamentos deverão ser desconsiderados pelo Gen.te Planeja - Orçamento de Pessoal.
A partir dessa parametrização, será feita a contagem de Headcount do relatório desconsiderando colaboradores cuja situação seja algum dos tipos de afastamento marcados, ou seja, as contas realizadas irão continuar considerando todos os colaboradores, inclusive os afastados.
Atenção
Será considerado no Headcount colaboradores admitidos até o primeiro dia do mês de referência e que não foram desligados ou afastados pela Previdência antes dessa data.