Através dessa funcionalidade cadastre fórmulas que serão utilizadas para retornar a quantidade de dias de estabilidade que o colaborador tem direito. Essas fórmulas poderão ser utilizadas nas seguintes funcionalidades:
Além disso, é possível cadastrar fórmulas do Tipo Alertas de Cálculo ou Alertas Cadastrais, para disparar os alertas criados na funcionalidade Mensagens. As fórmulas do tipo Alertas de Cálculo serão processadas no momento do cálculo, através da funcionalidade Calcular Folha. As fórmulas do tipo Alerta Cadastral, serão processadas através da execução da funcionalidade Alertas Cadastrais.
Atenção
Para alteração/importação de valores mensais e/ou históricos, os disparos de forma manual não serão permitidos.
Insira o Código e a Descrição que identifica a fórmula cadastrada e o Tipo de fórmula que será utilizada, podendo ser: Férias, Afastamento/Licença, Alerta de cálculo ou Alerta cadastral.
Caso a opção escolhida seja Alerta de cálculo ou Alerta cadastral, será disponibilizado o campo Conceito com as seguintes opções: Colaborador, Dependente e Pensionista, sendo necessário informar uma das opções. Além do campo Alerta de cálculo, também será apresentado o campo Grupo de cálculo, esse campo é de preenchimento obrigatório para que seja possível disponibilizar o catálogo de eventos conforme o grupo de cálculo.
Atenção
A guia Habilitações, será apresentada para indicar em quais folhas o alerta será habilitado e, sendo assim, os alertas só serão executados durante o cálculo das folhas indicadas. Essa guia só estará disponível para o tipo de fórmula Alerta de cálculo.
Os catálogos disponíveis para o Tipo de fórmula igual a Alerta Cadastral serão os mesmos disponíveis para o Tipo de fórmula igual a Alerta de Cálculo, exceto:
Evento
Atributo adicional de atividade
Funções de alerta de cálculo
Função ReferênciaCálculo() que fica dentro do catálogo.
Os catálogos considerados são:
Movimentação salarial - Disponível no Catálogo de atributos e terá os seguintes itens do catálogo: Data e Motivo da Movimentação e Valor do Salário.
Exemplo
Será considerado pelo sistema as informações da última ocorrência de movimentação que gerou alteração salarial, mesmo que ela não esteja dentro do mês do cálculo.
Caso o colaborador NÃO tenha nenhuma movimentação que gere alteração salarial cadastrada, o sistema deverá retornar para os parâmetros:
Atenção
Este catálogo é um item do Catálogo de atributo ele estará disponível para o Tipo de fórmula igual a Alerta Cadastral e de Cálculo.
Benefício dos colaboradores - Disponível no Catálogo de atributos para todos os conceitos e serão listados os benefícios que foram cadastrados no módulo de benefício. Lembrando que as informações podem ser consideradas na fórmula fixada independente do benefício cadastrado, assim como é atualmente no cadastro de eventos.
Exemplo
Informações disponíveis para todos os benefícios:
Atenção
Este catálogo é um item do Catálogo de atributo, ele ficará disponível para o Tipo de fórmula igual a Alerta Cadastral e de Cálculo, para qualquer um dos conceitos.
Informações Adicionais - Serão disponibilizadas as informações adicionais:
Informações Adicionais de Atividade - Disponível apenas para Tipo de fórmula igual a Alerta de Cálculo.
Informações Adicionais dos Benefícios - Disponível para Tipo de fórmula igual a Alerta de Cálculo e Alerta Cadastral para qualquer conceito, e será listado quando o módulo de benefícios estiver habilitado e serão apresentadas todas as informações adicionais dos benefícios independentes se são Colaboradores ou de Dependente.
Exemplo
Outras operações - Este catálogo disponibilizará a informação de Referência do cálculo e Referência da empresa. Sendo as expressões: ReferenciaCalculo() e ReferenciaEmpresa().
Para qualquer das duas funções, poderá ser informado um parâmetro numérico, que poderá variar de 1 a 31. Caso não seja informado nenhum parâmetro, essas funções retornam respectivamente o último dia do cálculo e o último dia do mês da referência da empresa.
Caso seja informado um parâmetro maior que o último dia do mês do cálculo o sistema irá retornar da seguinte forma:
Para a função de referência do cálculo - será o último dia do mês do cálculo.
Para a função de referência da empresa - será o último dia da referência da empresa.
Exemplo
Função Referência do Cálculo utilizando o parâmetro 30
Caso a fórmula seja processada no mês de fevereiro, o sistema irá retornar o último dia do mês do cálculo, ou seja, dia 28. Se o número informado for entre o 1 e o último dia do mês, o sistema retornará o próprio número informado.
No catálogo possui condições de realizar arredondamento de valores para um número inteiro, através da função Arredonda({Valor}), onde o valor informado é arredondado considerando apenas a parte inteira, por exemplo: se o valor for 5.54 será considerado 6 no resultado.
Também exite um outro parâmetro para comportamento de casas decimais, que arredonda o valor informado de acordo com o número de casas decimais. Se casas decimais não for informada, o sistema irá considerar o valor informado por inteiro mais próximo.
Exemplo
![]()
Ocorrência de Afastamento no mês - Através desse catálogo é possível retornar qualquer um dos atributos de afastamento disponíveis para seleção. O sistema poderá identificar informações de até 31 afastamentos vigentes no mês. Caso o parâmetro que representa a sequência do afastamento no mês seja igual a “0”, o sistema considera as informações do último afastamento do mês.
Ao selecionar o atributo que será utilizado na fórmula, será obrigatória a informação no número que representa a ocorrência que será considerada. O Atributo será adicionado na fórmula, através da função:
ObtenhaValorLogicoDaOcorrencia({Ocorrencia}, {Atributo}, {Sequência})
Observação: a função irá variar de acordo com o tipo do campo: ObtenhaValorDataDaOcorrência, ObtenhaValorLogicoDaOcorrencia, ObtenhaValorNumericoDaOcorrencia, ObtenhaValorTextoDaOcorrencia
Ocorrência: Representa a identificação da ocorrência de afastamento, identificada entre aspas duplo – “AFASTAMENTO”.
Atributo: já vem preenchido de acordo com o atributo selecionado;
Os atributos disponibilizados são:
Data do afastamento
Data fim do afastamento
Quantidade de dias
Sem previsão de retorno
Tipo
Motivo
Afastamento de mesmo motivo
Código do CID
Dias de auxílio-doença
Acidente de trajeto
Doença relacionada ao trabalho
Acidente de Trânsito
Código da situação
Observação
Data de nascimento da criança
Sequencia: representa a sequencia da ocorrência que deverá ser considerada no mês do cálculo.
Atenção
O sistema irá considerar que o afastamento está dentro do mês do cálculo, quando pelo menos um dia do intervalo do afastamento estiver dentro do mês do cálculo. Após a identificação dos afastamentos do mês, será identificado a ordem de cada um deles. Quando não houver afastamento, o sistema irá retornara os seguintes dados:
• Data do afastamento – (data invalida 01/01/0001)
• Data fim do afastamento - (data invalida 01/01/0001);
• Data do retorno do afastamento;
• Quantidade de dias - 0;
• Sem previsão de retorno - Falso;
• Tipo - “vazio”;
• Motivo - “vazio”;
• Afastamento de mesmo motivo -Falso;
• Código do CID;
• Dias de auxílio-doença – 0;
• Acidente de trajeto – “vazio”;
• Doença relacionada ao trabalho - Falso;
• Acidente de trânsito - Falso;
• Código da situação “vazio”;
• Observação – “vazio “;
• Data de nascimento da criança. - (data invalida 01/01/0001)
Ocorrência de Férias no mês - Através desse catálogo é possível retornar qualquer um dos atributos de férias disponíveis para seleção. O sistema poderá identificar informações de até 31 ocorrências de férias vigentes no mês. Caso o parâmetro que representa a sequência das férias no mês seja igual a “0”, o sistema considera as informações da última ocorrência de férias no mês.
Ao selecionar o atributo que será utilizado na fórmula, será obrigatória a informação no número que representa a ocorrência que será considerada. O Atributo será adicionado na fórmula, através da função:
ObtenhaValorLogicoDaOcorrencia({Ocorrencia}, {Atributo}, {Sequência})
Observação: a função irá variar de acordo com o tipo do campo: ObtenhaValorDataDaOcorrência, ObtenhaValorLogicoDaOcorrencia, ObtenhaValorNumericoDaOcorrencia, ObtenhaValorTextoDaOcorrencia
Ocorrência: Representa a identificação da ocorrência de afastamento, identificada entre aspas duplo – “FERIAS” Atributo: já vem preenchido de acordo com o atributo selecionado. Segue abaixo a relação disponível:
Data início
Data fim
Data início do período aquisitivo
Data fim do período aquisitivo
Data início do período de fruição
Data fim do período de fruição
Dias de gozo
Abono pecuniário
½ 13º Salário
Dias de abono
Dias a desconsiderar
Parcelamento
Parcela
Qtd de faltas injustificadas
Data do retorno
Permitir data de retorno nos finais de semana
Permitir data de retorno em feriados
Data do pagamento
Nova situação do colaborador
Observações
Folha de pagamento
Tipo de ocorrência (domínios seria normal ou coletiva)
Licença remunerada (número de dias) – apesar de ser uma informação de férias coletivas esse item sempre ficará disponível.
Sequencia: representa a sequencia da ocorrência que deverá ser considerada no mês do cálculo.
Na implantação, serão disponibilizadas regras padrões de Alertas Cadastrais e Alertas de Cálculo. As Fórmulas de Alerta de Cálculo serão cadastradas para cada grupo de cálculo existente na base dos usuários. Cada mensagem utilizada nas fórmulas, sejam elas Cadastrais ou de Cálculo, também serão cadastradas no Cadastro de Mensagens. Para visualizar as regras padrões disponibilizadas, juntamente com as mensagens que serão disponibilizadas no relatório apresentado após o processamento do Alerta, através da funcionalidade Tarefas em Processamento, clique aqui.
Utilizados para a realização de cálculos. Clique sobre o operador desejado para obter mais informações:
Operadores Aritméticos | Operação |
![]() |
(x+y) |
![]() |
(x-y) |
![]() |
(x*y) |
![]() |
(x/y) |
![]() |
(x%y) |
![]() |
(x^y) |
Utilizados para comparação de valores dos itens do catálogo. Sendo eles:
Operador | Verifica se um valor comparável: |
![]() |
é igual a um outro valor |
![]() |
é diferente de um outro valor |
![]() |
é maior do que um outro valor |
![]() |
é menor do que um outro valor |
![]() |
é maior ou igual a um outro valor |
![]() |
é menor ou igual a um outro valor |
Utilizados para estabelecer precedência entre operadores e condições presentes em uma regra. São
eles:
(Parênteses).
Exemplo
Se tivermos a seguinte expressão:
Utilizados para estabelecer a condição em que uma fórmula é submetida.
Sendo eles: .
♦ Se / Então / Senão ()
- Se: utilizado para iniciar a fórmula e consequentemente uma condição.
Exemplo
- Então: utilizado para completar o entendimento do condicional SE, atribuindo uma “ação” para a condição SE.
Exemplo
- Senão: utilizado caso a condição inicial não seja satisfeita.
Exemplo
Importante! A composição de operadores pode ser utilizada na formação abaixo:
- Senão Se: utilizado caso a condição inicial não seja satisfeita. A condição inicial pode ser SE e/ou SENÃO.
Exemplo
♦ Ou ():
O operador lógico OU é utilizado para fazer conjunções lógicas entre duas expressões. Quando as duas expressões entre o operador E forem falsas o resultado será falso. Caso uma das expressões for verdadeira, o resultado será verdadeiro, conforme a tabela abaixo:
Expressão 1 | Expressão 2 | Resultado |
Verdadeiro | Verdadeiro | Verdadeiro |
Verdadeiro | Falso | Verdadeiro |
Falso | Verdadeiro | Verdadeiro |
Falso | Falso | Falso |
O operador lógico OU pode ser utilizado conforme os exemplos abaixo:
Exemplo
Fórmula:
O resultado da fórmula acima é Verdadeiro, já que ambas as expressões são verdadeiras, dois é igual a dois e a multiplicação de cinco por dois resulta em dez.
Fórmula 2:
O resultado da fórmula acima é Falso, pois nenhuma das expressões resulta em verdadeiro, o módulo de cinco por dois é um e não zero e três multiplicado por cinco é quinze.
Fórmula 3:
O resultado da função condicional SE é PELO MENOS UM É NÚMERO PAR, o módulo de cinco por dois não é zero, porém o módulo de vinte por dois é igual a zero.
♦ E ():
O operador lógico E é utilizado para fazer conjunções lógicas entre duas expressões. Quando as duas expressões entre o operador E forem verdadeiras o resultado será verdadeiro. Caso uma das expressões for falsa, o resultado será falso, conforme a tabela abaixo.
Expressão 1 | Expressão 2 | Resultado |
Verdadeiro | Verdadeiro | Verdadeiro |
Verdadeiro | Falso | Falso |
Falso | Verdadeiro | Falso |
Falso | Falso | Falso |
O operador lógico E pode ser utilizado conforme os exemplos abaixo:
Exemplo
Fórmula:
O resultado da fórmula acima é Verdadeiro, já que dois é igual a dois e a multiplicação de cinco por dois resulta em 10.
Fórmula 2:
O resultado da fórmula acima é B, porque dois é igual a dois, mas cinco menos um não é igual a zero, por isso o resultado da função será falso, que neste exemplo é B.
Para verificar se o evento irá realizar o cálculo conforme a
estrutura da fórmula, clique em .
Para gravar o cadastro, clique sobre o botão
(Salvar), ou se preferir salvar e iniciar um novo cadastro clique sobre o botão
(Salvar e
Novo).
Para cancelar o cadastro, clique sobre o botão (Cancelar).
É possível reaproveitar os dados de um cadastro, para facilitar a criação de um novo semelhante. Para
isso,
clique sobre o botão (Duplicar).
Para excluir o cadastro, clique sobre o botão
(Excluir).