Divulgar significa tornar algo público ou o mesmo que dar a conhecer.
A fase de Divulgação não é obrigatória, podendo tê-la ou não em uma vaga.
Atenção
Para realizar Divulgações é necessário ter associada a fase de Triagem na vaga.
Para realizar a divulgação da vaga, a clique sobre o botão
e selecione qual forma de divulgação deseja realizar. Clique nas imagens
abaixo para saber mais sobre cada forma de divulgação:
Atenção
As divulgações do tipo Catho não podem ser editadas uma vez já cadastradas. As informações estarão disponíveis apenas para consulta.
A partir do 50º dia até o 60º dia da data de início da divulgação de uma vaga do tipo Catho, é possível realizar a renovação de divulgação da vaga, prorrogando por mais 60 dias a partir da data de renovação, para isso clique sobre o botão Renovar.
Exemplo
Foi cadastrada a divulgação de uma vaga com data de início em 30/10/2015, ela poderá ser renovada a partir do dia 19/12/2015 até o dia 29/12/2015. Supondo que ela foi renovada no em 29/12/2014, neste caso ficará em divulgação até o dia 27/02/2015.
Atenção
Ao realizar o cadastro de uma vaga do tipo Catho ela ficará em um período de Inspeção de até 24 horas, onde será analisada pela Catho para que possa ser publicada.
Essa seção permite que o recrutador divulgue suas vagas diretamente na página da rede de empregos de sites conhecidos como:
Após realizar a divulgação no Portal do Candidato, clique na opção desejada. Caso não tenha sido realizada a divulgação em um Portal do Candidato, as opções do LinkedIn e Indeed são apresentados desabilitados.
No caso do LinkedIn, a vaga será enviada para análise e será divulgada em até 24 horas.
Atenção
• Para disponibilizar a divulgação de vagas na página de empregos do LinkedIn, Catho e Indeed é necessário realizar parametrização na Configuração de WebService de integração com os mesmos.
• Caso sua vaga não seja divulgada em até 24 horas, verifique as configurações ou entre em contato com LinkedIn.
Após realizar a divulgação em um Portal de Candidato externo, é possível realizar o compartilhamento da vaga nas redes sociais, para isso basta clicar no ícone da rede social desejada. Sendo que caso não tenha sido realizada a divulgação em um Portal de Candidato, os ícones referentes as opções de compartilhamento estarão desabilitados e ao serem clicados irão direcionar para que seja realizada a divulgação da vaga em um portal externo.
Atenção
Somente é possível compartilhar uma vaga com o Indeed caso esteja configurado o Web Service com o Parceiro Indeed.
Através dos ícones
(LinkedIn),
(Facebook) e
(Indeed) presentes na lista de divulgação, é possível identificar em quais locais o compartilhamento da vaga foi realizado.
As redes sociais / job boards estão cada vez mais sendo utilizadas nas estratégias de comunicação das empresas e canais como LinkedIn, Facebook e Indeed tem sido utilizados no processo de contratação de novos colaboradores, pois:
Propiciam uma maior acessibilidade às oportunidades das empresas que o candidato tem interesse;
Possibilitam que a empresa divulgue suas vagas para um público maior;
Reduzem o custo de divulgação;
Propiciam uma interatividade maior com o público-alvo;
Permite o compartilhamento de postagens, servindo como indicação;
Aumenta a visibilidade e reconhecimento da marca.
Atenção
• Para habilitar o compartilhamento de vagas, é necessário que as opções Facebook e LinkedIn estejam selecionadas na funcionalidade Configurações gerais, guia Redes Sociais;
• Configurar o domínio nos Portais do tipo externo;
• A vaga deve ser do tipo Externo ou Interno/Externo;
• A vaga a ser divulgada no Facebook/LinkedIn deve estar divulgada no Portal do Candidato, ou seja, Ativa;
• Ter uma conta válida no Facebook ou LinkedIn;
• Para o compartilhamento no Facebook o usuário deve ter acesso como administrador na página da empresa para que a publicação seja feita em nome da página da empresa.
• Somente é possível compartilhar uma vaga com o Indeed caso esteja configurado o Web Service com o Parceiro Indeed.
Atenção
Ao realizar uma divulgação, a fase de pré-triagem escolhida irá ficar como padrão para o usuário que realizou o processo seletivo.
Configure as seguintes opções abaixo na tela
As seguintes informações configuradas na Divulgação, descritas abaixo, serão utilizadas na composição do compartilhamento:
Título: Título da publicação, por padrão este campo será preenchido com a descrição da vaga, sendo que essa informação pode ser alterada conforme desejado. Exemplo: Analista de RH.
Descrição: Descreve as atividades da vaga a ser apresentada ao candidato, por padrão, este campo será preenchido com a descrição resumida definido na divulgação da vaga, sendo que essa informação pode ser alterada conforme desejado.
Imagem: Define uma imagem que será apresentada na publicação. O usuário poderá recuperar uma imagem de uma publicação existente, ou incluir uma nova através da funcionalidade Banco de Imagens.
Permitir que o candidato compartilhe essa vaga: Defina se deseja que o candidato possa compartilhar a vaga em sua rede social, caso contrário o botão não será apresentado. Ou seja, mesmo que o portal esteja habilitado para compartilhar vagas no Facebook / LinkedIn, o usuário irá definir por vaga, qual será compartilhado.
Segue abaixo exemplo de como realizar o compartilhamento pelo Portal do Candidato.
Em seguida o analista de recrutamento deve se autenticar junto a rede social informando o usuário e senha. Caso já esteja autenticado será redirecionado para a tela de compartilhamento. Nesta etapa, o analista de recrutamento poderá definir dentre as páginas que gerencia (compartilhar em uma página que você gerencia) qual irá receber a publicação e indicar o perfil que irá realizar a publicação (publicado como). Este cenário se aplica apenas as publicações realizadas pelo Facebook.
Após realizar as devidas configurações da publicação, o analista de recrutamento pode adicionar um comentário à divulgação ou simplesmente finalizar clicando no botão Publicar no Facebook/Compartilhar no LinkedIn, resultando na seguinte publicação no Facebook/LinkedIn:
Vale a pena ressaltar que as informações no post são oriundas da divulgação definida anteriormente. Caso seja necessário alterar, o analista de recrutamento deve alterar as informações presentes na divulgação. A alteração deve ser feita antes da publicação no Facebook/LinkedIn, senão será necessário a exclusão do post no Facebook/LinkedIn e realizar o compartilhamento novamente.