Como realizar a configuração para utilizar a função notícias no portal de autoatendimento?

A função Notícias tem como o objetivo apresentar as notícias definidas como Destaque no momento do cadastro, determinando um período em que a notícia ficará visível dentro do Portal de Autoatendimento, não sendo mais exibido após a data informada. Os itens exibidos nessa função serão ordenados pela data de criação, ou seja, sempre o primeiro item será a última notícia cadastrada.

Aqui vamos orientá-lo a realizar as configurações necessárias, para utilização da função Notícias no Novo Portal de Autoatendimento LG.


Configurar a função notícias para utilização no novo portal de autoatendimento

Premissas

Antes de iniciar a utilização da função notícias no portal de autoatendimento é necessário verificar se os colaboradores possuem permissões de acesso às seguintes funcionalidades:

Para liberar acesso as funcionalidades citadas acima, acesse a funcionalidade Configurar Permissão localizada nas Configurações do Acesso e Segurança na Suite Gen.te.

Para conceder permissão de acesso a funções do Portal de Autoatendimento a um grupo de colaboradores já cadastrado, acesse a funcionalidade Configurar Permissão, selecione a opção Grupo de Colaboradores no campo Pesquisa por, em seguida informa no campo Grupo de Colaboradores aquele que deseja utilizar. Posteriormente na edição do Autoatendimento, marque as opções refente a função Notícias, conforme o exemplo abaixo:

Exemplo

A liberação de acesso as funcionalidades da Suite Gen.te é da mesma forma, deverá localizá-las na árvore disponibilizada na funcionalidade Configurar Permissão.

Exemplo

Para liberar acesso para Operadores, utiliza os mesmos passos acima, informando no campo Pesquisa por o Operador, em seguida o colaborador no campo Operador. Defina as funcionalidades e funções que deseja disponibilizar o acesso e salve as alterações.

Habilitar o Widget Notícias na Suíte Gen.te


Acesse a funcionalidade Configuração do Portal (Caminho pela Suíte Gen.te: Configuração > Autoatendimento > Portal >Configuração do Portal).

Para realizar a configuração do Menu, Acesso Rápido e Outros, acesse o tutorial Como realizar a configuração para o novo portal de autoatendimento? disponibilizado na central de tutoriais e também dentro do help da funcionalidade Configuração do Portal.

Após realizar as configurações citadas acima, acesse a guia Widgets.

Em por padrão os widgets Banner, Acesso Rápido, Meus Pagamentos, Próximas Férias e Aniversariantes virão inseridos na configuração do portal. Para adicionar linha para novos widgets, clique em em seguida será disponibilizada uma caixa para inserir o widget desejado, conforme o exemplo abaixo:

Exemplo

Clique para adicionar um widget em seguida será apresentada uma lista dos widgets disponíveis. Selecione o widget Últimas Notícias e adicione na mesma linha o widget Notícias em Destaque para que sejam habilitados e com isso, visualizados no Portal de Autoatendimento.

Exemplo

Atenção

Caso o widget já esteja inserido na configuração do portal, não será possível adicioná-lo novamente.

Para excluir a linha de widget clique no ícone . Caso deseja excluir ou editar apenas o widget, passe o mouse em cima do widget, em seguida clique no ícone para excluir e para editar o nome do widget.

Exemplo

Caso deseja alterar o posicionamento dos widgets utilize as setas . Para voltar a tela para o padrão clique em .

Para gravar, e cancelar a Configuração do Portal clique sobre os botões (Salvar), e (Cancelar), respectivamente.

Utilizar a função notícias no Portal de Autoatendimento


Após habilitar os widgets Últimas Notícias e Notícias em Destaque através da funcionalidade Configuração do Portal na Suite Gen.te, os mesmos serão apresentados no Portal de Autoatendimento. Conforme exemplo abaixo:

Exemplo

Para cadastrar uma nova notícia, no canto superior da função Notícias pressione o ícone , em seguida abrirá a seguinte tela:

Exemplo

Atenção

Esse ícone só estará visível se o usuário possuir permissão de acesso a função de Notícias.

Pressione o botão , para dar início ao cadastro da(s) notícia(s).

Em adicione o banner que será apresentado na notícia.

Atenção

A imagem não pode ser maior que 2 megabytes. Para obter melhores resultados utilize uma imagem com tamanho inferior a 2 megabytes e altura máxima de 225px.

Informe em a classificação da matéria. Caso não exista a Classificação desejada, o usuário poderá digitar o texto desejado e um novo item será criado ao publicar a notícia.

Estabeleça em a Categoria que será utilizada no cadastro da notícia.

Para que a notícia seja apresentada como Destaque no portal de autoatendimento, marque o campo representado pela letra como Sim. Esse campo é de preenchimento opcional.

Informe no campo Expiração do destaque representado pela letra uma data em que a notícia em Destaque será expirada, esse campo é de preenchimento opcional.

Indique em se deseja notificar os colaboradores ativos, via portal de autoatendimento, marcando a opção como Sim. Para aqueles que possuem o produto Mobile, também serão notificados via push ao acessar o aplicativo. Esse campo não é de preenchimento obrigatório.

Em informe o Título que deseja utilizar, esse campo tem uma capacidade máxima de 100 caracteres.

Em, defina o texto que será utilizado na Chamada da notícia, o campo possui uma capacidade máxima de 500 caracteres e o preenchimento é opcional.

Descreva em a Notícia que será apresentada no Portal de Autoatendimento, também será possível inserir ao conteúdo imagens, vídeos, tabelas, etc.

Após preencher os campos necessários acima, clique no botão , para que a notícia seja inserida no portal.

Caso deseja excluir uma notícia publicada basta clicar no ícone , se a necessidade for editar a notícia clique em .

Atenção

• Para Consultar, Incluir, Editar e Excluir uma notícia, o usuário deverá possuir permissão para execução dessas ações.

• Caso nenhuma notícia seja definida como Destaque ou o prazo de destaque tenha se encerrado, o sistema irá considerar as últimas 6 notícias cadastradas.

Considerações Finais

Neste tutorial, ensinamos a você como configurar os Widgets Últimas notícias e Notícias em destaque e também a utilizar função Notícias dentro do Portal de Autoatendimento. Os Widgets Últimas notícias e Notícias em destaque estarão disponíveis no portal de autoatendimento mediante habilitação dos mesmos e permissões de acesso.