Nesta guia informe quem serão os responsáveis pela aprovação da solicitação de lançamento de valores.
Poderão ser cadastradas várias etapas de aprovações.
Para cadastrar uma etapa clique em .
Em seguida selecione o tipo de etapa que deseja utilizar se Aprovação ou E-mail.
Para informar os dados relacionados à aprovação defina na tela Etapa, a Forma de execução da etapa: Fixa ou Por regra.
Caso optado Por Regras, defina quais serão as regras selecionando-as através da listagem. Lembrando que essas regras deverão ter sido previamente cadastradas na funcionalidade Regras.
Na seção Dados gerais informe:
A Descrição da etapa de aprovação;
O Papel do responsável pela aprovação, podendo ser: Solicitante, Alvo, Gestor do alvo, Gestor do solicitante, Gestor do aprovador anterior, Grupo de colaboradores, ou Pessoas do grupo de colaboradores.
Quando selecionado: Grupo de colaboradores ou Pessoas do grupo de colaboradores, informe a Forma de obtenção do grupo de colaboradores: Fixo ou Por Regra.
Ao selecionar as opções Grupo de colaboradores ou Pessoas do grupo de colaboradores, é apresentada a opção Impedir que o Alvo do processo realize a aprovação, caso ele participe do grupo de colaboradores responsável?. A opção quando marcada como Sim, permite ao sistema impedir que o solicitante, caso este faça parte do grupo de colaboradores do processo, aprove sua própria solicitação. Caso a opção esteja marcada como Não, permite ao solicitante realizar a aprovação da etapa.
Caso optado Por Regras, defina quais serão as regras selecionando-as através da listagem. Lembrando que essas regras deverão ter sido previamente cadastradas na funcionalidade Regras.
Quando selecionado Gestor do alvo, Gestor do solicitante ou Gestor do aprovador anterior, informe a Forma de obtenção do gestor, podendo ser Nível(is) acima ou Nível organizacional específico.
A opção Subir nível organizacional até encontrar um gestor?, possibilita indicar até qual nível deverá ser buscado outro gestor para a aprovação caso o sistema não tenha encontrado o nível do gestor do alvo ou o nível do gestor do solicitante informado. Esta opção será disponibilizada somente quando a opção Nível organizacional específico estiver sido marcada.
Defina:
Se deseja Enviar e-mail de atividade pendente?
Habilite a opção Enviar notificação push Gen.te Mobile?, caso deseje que as etapas sejam enviadas através de Push para o aplicativo Gen.te Mobile. Ao habilitá-la, será disponibilizada a guia Push para realizar as configurações a serem consideradas para esse tipo de notificação.
Se o Responsável pela etapa acompanhará o processo?, caso a opção seja marcada como Não, o responsável pela etapa não terá acesso a lupa de consulta, impedindo que os dados históricos da solicitação sejam visualizados.
Nessa seção é possível indicar um redirecionamento, para isso marque a opção Executar redirecionamentos? como Sim.
Na seção formulário defina:
Se Os dados da solicitação poderão ser editados?
Se deseja Disponibilizar opção para retornar processo ao solicitante?. A opção quando marcada como Sim, , habilitará a opção Justificativa Obrigatória?
Se deseja Exibir histórico de participantes?
Selecione a Data de corte, utilizando as opções: Não validar, Seguir data de corte das Configurações Gerais e Data de corte específica.
Informe através do campo Dia da data de corte a data a ser considerada.
Através da seção Anexo é permitido configurar a visibilidade e obrigatoriedade de anexos. Caso deseja que o campo Anexo seja visível no portal de autoatendimento, selecione como Sim a opção Disponibilizar opções de anexos?.
Marque a opção Anexo Obrigatório? como Sim, para que na etapa a inclusão de anexos ao processo seja obrigatória, mesmo que já tenham inseridos anexos de etapas anteriores.
A opção Anexo Obrigatório? só será apresentada caso a opção Disponibilizar opções de anexos estiver marcada como Sim.
A seção Informações Adicionais, será apresentada quando for realizado um cadastrado através da funcionalidade Informação Adicional do Gen.te Recebe Folha de Pagamento referente ao Processo de Movimentação.
Os itens cadastrados nesta seção poderão ser estar caracterizados para serem Visíveis, Editáveis e Obrigatórios na etapa de aprovação do processo.
Caso a etapa E-mail seja selecionada, realize a configuração da seguinte forma:
Informe a Forma de execução da etapa, podendo ser: Fixo ou Por regra.
Na seção Dados Gerais informe a Descrição da etapa.
Na seção E-mail, defina através da opção os Destinatários do e-mail, selecionando os Tipos: Alvo,
Fixo ou Solicitante.
Defina através da opção , será apresentada a tela Dados, para
que seja informado o assunto do e-mail e as Informações gerais, conforme a
necessidade de cada usuário.
Defina através da opção e Conteúdo que estarão
disponíveis no corpo do e-mail através da tela Dados.
Caso seja necessário enviar informações adicionais relacionadas ao processo, utilize a seção Informação Adicional para definir quais serão as informações a serem anexadas ao e-mail.
Na seção Relatório ao marcar a opção Anexar relatório? como Sim, será habilitado o campo Relatório para que seja definido o relatório que será anexado no envio do e-mail para o destinatário.
Caso exista um provedor cadastrado na funcionalidade Configuração do Provedor de Assinatura, será apresentada a seção Assinatura Digital. Ao definir a opção Enviar para assinatura digital? como Sim, o campo Signatários será disponibilizado para parametrização do envio do e-mail, permitindo assim, realizar assinatura digital através de provedores.