Nesta guia informe quem serão os responsáveis pela aprovação da solicitação de alteração/inclusão de vale transporte.
Esta guia é composta pelas seguintes seções:
Na solicitação realizada para o próprio solicitante, quem deve aprovar?
Na solicitação realizada por visibilidade, quem deve aprovar?
Na solicitação realizada pelo gestor imediato do colaborador, quem deve aprovar?
Na solicitação realizada pelo superior do gestor imediato do colaborador, quem deve aprovar?
Para cadastrar uma etapa clique em . Em seguida
selecione o tipo de etapa que deseja utilizar se Aprovação ou E-mail.
Para informar os dados relacionados à aprovação defina na tela Etapa, a Forma de execução da etapa: Fixa ou Por regra.
Caso optado Por Regras, defina quais serão as regras selecionando-as através da listagem. Lembrando que essas regras deverão ter sido previamente cadastradas na funcionalidade Regras.
Na seção Dados gerais, informe:
A Descrição da atividade de aprovação;
O Papel do responsável pela aprovação, podendo ser: Solicitante, Gestor do alvo, Gestor do solicitante, Grupo de colaboradores, ou Pessoas do grupo de colaboradores.
Quando selecionado: Grupo de colaboradores ou Pessoas do grupo de colaboradores, informe a Forma de obtenção do grupo de colaboradores: Fixo ou Por Regra.
Ao selecionar as opções Grupo de colaboradores ou Pessoas do grupo de colaboradores, é apresentada a opção Impedir que o Alvo do processo realize a aprovação, caso ele participe do grupo de colaboradores responsável?. A opção quando marcada como Sim, permite ao sistema impedir que o solicitante, caso este faça parte do grupo de colaboradores do processo, aprove sua própria solicitação. Caso a opção esteja marcada como Não, permite ao solicitante realizar a aprovação da etapa.
Caso optado Por Regras, defina quais serão as regras selecionando-as através da listagem. Lembrando que essas regras deverão ter sido previamente cadastradas na funcionalidade Regras.
Quando selecionado Gestor do alvo ou Gestor do solicitante informe a Forma de obtenção do gestor, podendo ser Nível(is) acima ou Nível organizacional específico.
A opção Subir nível organizacional até encontrar um gestor?, possibilita indicar até qual nível deverá ser buscado outro gestor para a aprovação caso o sistema não tenha encontrado o nível do gestor do alvo ou o nível do gestor do solicitante informado. Esta opção será disponibilizada somente quando a opção Nível organizacional específico estiver sido marcada.
Se deseja Enviar e-mail de atividade pendente?
Habilite a opção Enviar notificação push Gen.te Mobile?, caso deseje que as etapas sejam enviadas através de Push para o aplicativo Gen.te Mobile. Ao habilitá-la, será disponibilizada a guia Push para realizar as configurações a serem consideradas para esse tipo de notificação.
Se o Responsável pela etapa acompanhará o processo?, caso a opção seja marcada como Não, o responsável pela etapa não terá acesso a lupa de consulta, impedindo que os dados históricos da solicitação sejam visualizados.
Nessa seção é possível indicar um redirecionamento, para isso marque a opção Executar redirecionamentos? como Sim.
Na seção formulário defina:
Se Os dados da solicitação poderão ser editados?
Se a Unidade de entrega visível? será visualizada na etapa;
Se a Unidade de entrega editável? poderá ser alterada na etapa, essa opção só será apresentada se a o indicador Unidade de entrega visível? estiver marcado como Sim;
Se a Regra de desconto visível? será visualizada na etapa;
Se a Regra de desconto editável? poderá ser alterada na etapa, essa opção só será apresentada se a o indicador Regra de desconto visível? estiver marcado como Sim;
Se os Vales extras visível? serão visualizados na etapa;
Se os Vales extras editável? poderão ser alterados na etapa, essa opção só será apresentada se a o indicador Vales extras visível? estiver marcado como Sim;
Se as Configurações de escala visível? serão visualizadas na etapa;
Se as Configurações de escala editável? poderão ser alterados na etapa, essa opção só será apresentada se a o indicador Configurações de escala visível? estiver marcado como Sim;
Se deseja Permitir exceção à data de corte? Caso essa opção esteja marcada como Sim, a data de corte parametrizada em Configurações Gerais não será aplicada;
Se deseja Disponibilizar opção para retornar o processo ao solicitante?;
Atenção
Quando o indicador Disponibilizar opção para retornar o processo ao solicitante? for igual a Sim, será disponibilizado o template de Pendência Retornar ao Participante nas abas E-mails e Push, possibilitando retornar o processo ao solicitante.
Caso o processo seja reprovado, indique se a ação deverá ser justificada através da opção Justificativa obrigatória?.
Através da seção Anexo é permitido configurar a visibilidade e obrigatoriedade de anexos. Caso deseja que o campo Anexo seja visível no portal de autoatendimento, selecione como Sim a opção Disponibilizar opções de anexos?.
Marque a opção Anexo Obrigatório? como Sim, para que na etapa a inclusão de anexos ao processo seja obrigatória, mesmo que já tenham inseridos anexos de etapas anteriores.
A opção Anexo Obrigatório? só será apresentada caso a opção Disponibilizar opções de anexos estiver marcada como Sim.
A seção Informações Adicionais, será apresentada quando for realizado um cadastrado através da funcionalidade Informação Adicional do Gen.te Recebe Folha de Pagamento referente ao Processo de Vale Transporte.
Os itens cadastrados nesta seção poderão ser estar caracterizados para serem Visíveis, Editáveis e Obrigatórios na etapa de aprovação do processo.
Posteriormente clique em .
As informações cadastradas na tela de Etapa serão apresentadas em
uma lista, onde é possível visualizar os
dados, clicando em .
É possível definir a ordem de aprovações na lista, para isso basta clicar em .
Clicando na opção , será disponibilizado o desenho
do fluxo de aprovações.
Caso deseje ou
as informações da
lista, basta clicar nas respectivas opções.
Caso seja escolhida a etapa de E-mail, indique primeiramente a Forma de execução da etapa, que pode ser Fixa ou Por regra. Caso seja escolhida a opção Por regra, será necessário configurar quais Regras serão validadas para que a etapa seja realizada. A etapa só será executada quando o resultado de todas as Regras for verdadeiro.
Em Dados Gerais forneça a Descrição para a etapa criada. Essa descrição serve para identificar a etapa no sistema, e não aparecerá no e-mail enviado.
Na seção E-mail devem ser estabelecidos o remetente, destinatário e corpo do
e-mail.
Ao clicar no botão será
disponibilizada a tela Destinatário(s), onde devem ser escolhidos os
colaboradores que
receberão o e-mail. Para adicionar um destinatário, indique o seu Tipo e em
seguida clique
no botão
(Adicionar).
Os Tipos de destinatário são:
Solicitante: o colaborador que deu início ao processo. Nos processos de vale transporte o solicitante é normalmente a área de RH ou o gestor do colaborador;
Alvo: colaborador alvo do processo;
Fixo: nesse caso o destinatário é o colaborador cujo e-mail for informado no campo E-mail;
Ao clicar no botão ,
será apresentada a tela Dados, para que seja informado o assunto do e-mail.
Nessa
tela é possível fazer o uso de tags, que serão substituídas pela informação
correspondente no envio do e-mail. As tags
estão dividas em Informações Gerais e Dados do Processo.
Já ao clicar no botão , é exibida a tela
Dados onde deve ser inserido o corpo de texto do e-mail. Assim como no
Assunto, é possível utilizar tags no
Conteúdo, que serão substituídas no e-mail pela informação correspondente.
Caso seja necessário enviar informações adicionais relacionadas ao processo, utilize a seção Informação Adicional para definir quais serão as informações a serem anexadas ao e-mail.