Através desta funcionalidade é possível gerar o arquivo para consulta da qualificação cadastral dos colaboradores, conforme leiaute definido pelo eSocial que valida as informações cadastrais do trabalhador, avaliando se este está apto a ser transmitido ao ambiente eSocial. Também é possível importar o arquivo de retorno gerado pelo eSocial para visualização das inconsistências detectadas e as orientações para solucionar cada inconsistência. Além disso, é possível gerar o arquivo de atualização cadastral que deve ser transmitido para a Caixa (via Conectividade Social) com o intuito de solucionar as divergências detectadas pelo eSocial cuja orientação seja atualizar o cadastro na Caixa Econômica Federal.
As divergências são detectadas pelo eSocial que valida as informações do arquivo Qualificação Cadastral em três órgãos: Receita Federal, Caixa Econômica Federal e Previdência Social. O Objetivo da geração do arquivo de atualização cadastral é solucionar as divergências detectadas pelo eSocial cuja orientação seja atualizar o cadastro na Caixa Econômica Federal.
Para realizar a geração do arquivo contendo os colaboradores que irão passar pela qualificação cadastral,
clique sobre o botão .
Através do componente de Seleção de Colaboradores, filtre quais colaboradores serão emitidos no arquivo. Sendo que para considerar os trabalhadores que não possuem o PIS informado na Ficha Cadastral, marque a opção Emitir Trabalhador sem PIS, caso contrário, quando essa opção não for marcada, não serão emitidos os trabalhadores sem PIS.
Ao realizar a geração do arquivo .TXT, os símbolos e/ou letras não perrmitidos pelo eSocial presentes no Nome do colaborador, passam a ser substituidos por espaços em branco ou por outro caracter aceito. Para saber mais sobre quais caracteres são substituídos, clique aqui.
Após realizar a geração do arquivo, este deverá ser transmitido ao eSocial pelo site através de certificação digital para realização da Consulta Qualificação Cadastral em Lote.
Ao receber de volta o arquivo contendo as validações do eSocial, utilize-o para verificar detalhadamente
a consistência das informações de cada colaborador. Para isso, clique sobre o botão (Novo) e na seção Importação,
selecione o Arquivo processado e o Arquivo rejeitado retornados pelo
eSocial e então clique sobre o botão
.
Os arquivos importados serão listados na lista de Qualificação Cadastral. Nesta listagem
é possível ver um resumo dos arquivos ,
e
. As
inconsistências são detectadas nos registros dentro de cada arquivo. Para ver detalhadamente a
consistência das informações do arquivo, clique sobre o item desejado.
Através do detalhamento é possível verificar no arquivo quais registros estão e
, sendo que na listagem é
possível realizar diversos filtros, ordenações e agrupamentos para que sejam exibidos somente os
registros desejados. Para saber mais, clique aqui.
Para limitar o número de registros exibidos por página na listagem, selecione o número de Resultados por página desejado.
Caso deseje que os registros exibidos na listagem sejam exportados em uma planilha no formato .CSV,
clique sobre o botão .
Para obter as instruções de como corrigir registros , basta seleciona-lo e seguir os passos exibidos na seção Lista de
Orientações.
É possível gerar o arquivo de Atualização Cadastral que contemple todos os registros cuja orientação seja Atualizar o Cadastro NIS da Caixa - Utilizar Cadastro NIS Empresa pelo Conectividade Social ou uma agência da CAIXA. Este arquivo será transmitido ao ambiente da Caixa Econômica Federal através do Conectividade Social, por meio de certificação digital e fará atualização do cadastro do NIS do trabalhador junto a esta entidade.
Atenção
Ao realizar a importação de um novo arquivo, caso ele possua registros inconsistentes, esses somente serão exibidos após realização de algum filtro na guia Atualização Cadastral.
Exemplo
O colaborador João Silva se casou e por esse motivo seu nome foi alterado para João Silva Rodrigues, e esta atualização não foi enviada a CAIXA.
Considerando que o nome utilizado na admissão seja João Silva Rodrigues, ao realizar a qualificação cadastral destas informações o nome do colaborador ficará inconsistente ao seu cadastro de NIS na CAIXA.
Para que as informações fiquem atualizadas da maneira correta, o operador deve realizar a emissão do arquivo de atualização e envia-lo pelo Conectividade Social à CAIXA. Desta forma o nome do colaborador será atualizado no cadastro da CAIXA para João Silva Rodrigues.
Exemplo
Ao realizar a admissão do colaborador João Silva nascido na data 14/03/1994 ocorre um erro na digitação da Data de nascimento, ficando 14/03/1993. Desta forma ao realizar a qualificação cadastral deste colaborador, a informação da data de nascimento ficará inconsistente a existente no cadastro da CAIXA.
Para que a informação fique correta, o operador deve atualizar na Ficha Cadastral a Data de Nascimento do colaborador, não devendo realizar a emissão do arquivo de atualização cadastral, pois se ele realizar o envio desta informação, estará levando uma data de nascimento errada para o cadastro da CAIXA.
Para geração do arquivo de atualização cadastral, selecione os registros desejados, e clique sobre o
botão . Caso o colaborador seja
naturalizado brasileiro, é necessário informar o
número da portaria da naturalização. Para que esse número seja gerado no arquivo
de Atualização Cadastral deverá ser informado no campo Atributo Adicional que
Representa a Portaria de Naturalização a Informação
Adicional utilizada na Ficha Cadastral que consta o número da
portaria.
Após realizar a geração do arquivo, este deverá ser transmitido a CAIXA através do através do Conectividade Social.