O Integrador possibilita a integração dos conceitos relacionados à estrutura organizacional e de colaboradores da suíte Gen.te com o Gen.te Pensa - Analytics. Dessa forma, através dessa funcionalidade é possível realizar a configuração referente à forma de obtenção dos dados corporativos da suíte Gen.te para o Analytics.
Esses dados serão utilizados na composição dos indicadores gerados pelo Analytics.
Atenção
Para clientes que vão alimentar os indicadores de Performance no Analytics e não possuem o módulo Gen.te Recebe - Folha de Pagamento, será necessário definir quais Colaboradores e a Data de Vigência que será utilizada para buscar informações no módulo de Performance, e assim utilizar os indicadores do Analytics.
Configure as informações do Cadastro Corporativo conforme as seções descritas abaixo:
Os colaboradores podem ser selecionados individualmente, ou então filtrados
conforme conceitos do Analytics no botão
.
Marque a opção Considerar informação de gênero do colaborador para que, durante o sincronismo, seja enviado o ao Analytics o Gênero do colaborador ao invés do seu Sexo. Caso o colaborador não tenha a informação de Gênero disponível no sistema, será enviado ao Analytics o Sexo do colaborador mesmo que a opção Considerar informação de gênero do colaborador tenha sido marcada.
O Nome Social, diferente da informação de Gênero, é enviado ao Analytics sempre que essa informação for encontrada no cadastro do colaborador. O Nome Social, quando encontrado, será enviado no lugar do Nome Civil.
Defina se a data de vigência à ser considerada no sincronismo será do tipo Absoluta ou Relativa.
Caso selecione a vigência Absoluta, informe a data inicial e final a ser considerada para o sincronismo.
Atenção
A data inicial é de preenchimento obrigatório
A data inicial não poderá ser menor que 5 anos e 1 mês em relação a data de referência atual.
Caso não informe a data final será considerada a maior data de referência das Empresas selecionadas em Considerar no Sincronismo.
Caso selecione a vigência Relativa, informe o número de meses ou anos a ser considerados para o sincronismo.
Atenção
O número de meses ou anos não poderá ser maior que 5 anos em relação a data de referência atual.
Habilite a opção Utiliza Integração com o Ponto para que os gráficos de Absenteísmo sejam compostos pelas informações obtidas pelo sistema de Ponto. Informe, em seguida, as Justificativas de faltas empregadas pelo colaborador durante sua jornada de trabalho.
Caso dentre as faltas haja aquelas que não possuem justificativas, informe através do indicador Considerar faltas injustificadas se as mesmas serão consideradas ou não, na integração.
Ao habilitar a integração com o ponto, a opção Considerar período de apuração do ponto será disponibilizada, habilitando essa opção o sincronismo de Absenteísmo utilizará as informações de ciclo do ponto do colaborador a partir do Período de Apuração do módulo Frequência.
Caso mantenha a opção Considerar período de apuração do ponto desabilitada, o período de busca para apuração do ciclo de ponto irá considerar a parametrização realizada na seção Data de Vigência.
Neste exemplo o ciclo do ponto é do período de 16 de maio a 15 de junho de 2020, a empresa determina que a folha de competência 06 deve ser paga no dia 05/07 considerando o ponto fechado no dia 15 de junho. Dentro da competência a ser paga, a colaboradora Jane teve ausência no dia 20/06 conforme o exemplo:
![]()
Exemplo - Opção habilitada
Considerando o ciclo de ponto a ser avaliado para a apuração de informações do Analytics, a ausência da colaboradora Jane somente será considerada no período de apuração de julho (07/2020), pois com a opção marcada o ponto considerou o mês de junho com fechamento no dia 15/06, não conseguindo dessa forma, incluir a ausência da Jane do dia 20/06.
Exemplo - Opção não habilitada
Considerando o ciclo de ponto a ser avaliado para a apuração de informações do Analytics, a ausência da colaboradora Jane será considerada no período de apuração de junho (06/2020), pois com a opção desmarcada o ciclo de ponto considera o mês completo para levantamento de informações de Absenteísmo.
Marque nesta seção quais os Motivos de Afastamento utilizados na Folha de Pagamento serão considerados nos indicadores do Absenteísmo após a sincronização.
Atenção
Os indicadores da aba Absenteísmo serão compostos de forma complementar, caso utilize a Integração com o Ponto e os Motivos de Afastamento/Licença. Por isso, caso exista uma informação de Afastamento/Licença os mesmos serão considerados juntamente com o ponto.
Marque a opção Considerar apenas os dias de Auxílio Doença para afastamentos por motivos 01 e 03 no cálculo do absenteísmo, caso não deseje levar em consideração para os indicadores de Absenteísmo, o total de dias de afastamento por Acidente/Doença não relacionada ao trabalho e/ou Acidente/Doença do trabalho.
Acrescente nesta seção os Eventos que terão seus valores carregados para os gráficos do Gen.te Pensa Analytics.
Primeiramente clique em
e
siga
informando os campos Grupo de cálculo, Folha de Pagamento e também
um Orientador.
Informe o Orientador à ser vinculado conforme o conceito determinado para o Evento em questão. Quando um Orientador é indicado, o valor calculado no Evento será direcionado aos indicadores que utilizam seu resultado.
Atenção
O Gen.te Pensa Analytics não realiza cálculo e por esse motivo é necessário que todos os parâmetros ( Folha - Evento) indicados sejam previamente calculados no módulo Gen.te Recebe - Folha de Pagamento.
Por conseguinte informe o Tipo Evento ( Quantidade e Valor) e o Evento referente ao Orientador
Para finalizar a inclusão, clique em .
Informe nessa seção se deseja Armazenar somente valores dos eventos da folha de simulação de rescisão que estão na Grade de Eventos do Analytics, indicando essa opção como Sim, caso seja marcada como Não, o sistema irá considerar todos os eventos calculados para as folhas do tipo simulação de rescisão.
Através desta seção informe se deseja Considerar motivos de transferência para o cálculo de Turnover, caso seja marcada como Sim, os motivos de transferências serão contabilizados para o cálculo.
Parametrize nessa seção quais os Motivos serem considerados no cálculo dos indicadores Tempo médio de aumento salarial e Taxa de promoção do Gen.te Pensa - Analytics. Esses motivos devem ser cadastrados previamente na funcionalidade Motivos, e devem ter um dos seguintes Conceitos:
Reajuste de Tabela Salarial
Criação/Alteração da Posição
Movimentação
Os Motivos escolhidos somente serão considerados nos indicadores se estiverem associados à ocorrências de Movimentação no Gen.te Recebe - Folha de Pagamento.
Clique no botão e escolha
dentre os conceitos
da Folha de Pagamento: Centro de Custos, Cargo, Pessoa,
Unidade Organizacional,
Estabelecimento e Colaborador o conceito do módulo Folha de Pagamento e
a informação adicional
relacionada a ele para envio para o Analytics.
Exemplo
![]()
Em seguida, clique no botão
e a lista
dos atributos ficará disponível como no exemplo abaixo.
Exemplo
![]()
Atenção
Ao realizar o sincronismo, os cadastros de valores das informações adicionais relacionados na seção Informação Adicional serão enviados ao Analitics e serão apresentados como filtro nas abas: Dados Demográficos, Turnover, Absenteísmo, Performance, Perfil profissional e Horas extras. As informação adicional cadastrada para o conceito de headcount do módulo Orçamento de Pessoal será apresentada como filtro na aba Custos do Analytics.
Serão apresentadas para seleção as informações adicionais dos tipos: Verdadeiro/Falso, Seleção Única e Múltipla Seleção.
Um conceito pode conter mais de uma informação adicional.
Para gravar as configurações estabelecidas nesta funcionalidade, clique sobre o botão
.