Através desta funcionalidade é possível cadastrar e consultar os Cursos Online que o usuário poderá realizar à distância através da internet ou intranet.
Na tela inicial será exibida a listagem dos Cursos Online cadastrados, sendo possível filtrar por Categoria Única, Indicadores, Idioma, Tipo, Status, Situação, Grupo de Curso, Título e Fornecedores.
Ao selecionar o curso desejado, é possível realizar as seguintes Ações: Editar Curso, Visualizar e Excluir Curso. Abaixo dessas opções existe também a opção de Regras e Visibilidade e as de gerência, que são: Gerenciar Pacotes Scorm, Gerenciar Turmas, Gerenciar Inscrições, Gerenciar Material de Apoio, Gerenciar Avaliações e Pesquisas e Gerenciar Certificados Personalizados.
A importação permitirá cadastrar a participação em massa para Cursos Online, ao clicar
no
botão , uma janela
será aberta
para selecionar a planilha de importação. Na janela de importação selecione o Tipo e
o Formato e em seguida clicar em Selecionar para fazer o carregamento da
planilha
de
importação. Além disso, através da tela de importação será possível fazer o download do
modelo
do
arquivo de importação pelo botão
Na janela de importação é possível optar em realizar a importação não somente de Participação, como também realizar a importação de dois arquivos Excel através da opção Curso + Participação. Caso o usuário queira fazer o download dos arquivos, basta clicar no botão Baixar Template, através dos formatos .zip e .rar.
Após finalizar o carregamento do arquivo de importação através do Gerenciador de Tarefas será possível acompanhar o processo de importação e ele ficará estruturado por tarefas que possuirá status e um indicador de progresso, sendo possível também realizar um download do log de conclusão.
Clique no botão
para
obter uma planilha do excel preenchida com as informações de
todos os cursos inseridos na plataforma.
Para realizar o cadastro de um novo curso, clique em
e
parametrize o curso
através das
seguintes seções:
Informe o Curso de acordo com o tema, ao digitar neste campo o sistema irá buscar nomes semelhantes de cursos existentes na base. Caso seja um existente, selecione-o. Caso não, ao informar o nome do Curso, basta tabular (tecla TAB) o campo que o sistema irá considerá-lo como um novo.
Em Descrição, informe uma breve introdução, ou seja, uma apresentação do curso sendo cadastrado.
Em Conteúdo, insira as informações da grade curricular do curso. Esse campo oferece a possibilidade de edição de várias formas através de uma barra de edição.
Informe também os Pré-requisitos que o usuário necessita ter para realizar o curso em questão. Esse dado é apenas de caráter informativo, ou seja, não irá impedir que o usuário realize a inscrição, caso não esteja dentro das exigências.
Exemplo
Curso de Editor de Planilha Avançado
Pré-Requisitos: Necessário ter curso Básico em Editor de Planilhas e Gráficos.
Selecione o Fornecedor (empresa ou instituição) responsável em ministrar o curso. Essa informação deve ser cadastrada anteriormente na funcionalidade Gestão de Fornecedor.
É possível informar qualquer Fornecedor porém, ao marcar o indicador Somente fornecedores do curso selecionado, serão apresentados na lista de opções somente os cursos que estão associados no cadastro de Fornecedores guia Cursos.
Selecione qual será o Tipo do curso, entre:
Scorm – esse é um padrão de desenvolvimento de e-learning. Ao selecionar esse tipo, após salvar o cadastro curso, será habilitada a guia Pacote Scorm;
Vídeo – deve estar hospedado em uma plataforma de vídeos, como Youtube, Vimeo. Ao selecionar essa opção, o sistema habilita uma aba para inclusão do código de incorporação do vídeo(embed);
A Carga Horária deve ser informada no formato de hora e minutos (por exemplo, hh:mm).
Selecione os Indicadores correspondentes, sendo Indicadores as matérias e habilidades trabalhadas durante o curso. Indicadores fazem parte das Competências e portanto devem ser cadastrados na funcionalidade Competências.
Exemplo
Considerando que Matemática seja um tema, então Adição, Subtração, Divisão e Multiplicação seriam seus Indicadores, e o operador, ao cadastrar um conteúdo, poderá apontar também os Indicadores do tema que serão vistos nesse conteúdo.
Para mais informações consulte a página de Competências.
Indique uma Categoria Única para o curso. Essa informação auxilia o operador a segmentar os cursos de acordo com o tipo/objetivo do conteúdo. Essas Categorias podem ser cadastradas na funcionalidade Categoria Única.
Exemplo
![]()
Em Grupo do curso, selecione se o curso é do tipo:
Trilha - os cursos associados à trilha, estarão disponíveis apenas dentro de Trilhas.
Catálogo - os cursos associados ao catálogo não pertencem a um público específico de uma Trilha, podendo ser um curso livre, com um público mais amplo. Os usuários podem se inscrever livremente ou comprar com pontos, de acordo com a configuração realizada.
Utilize em Tags, as palavras-chaves que representam o conteúdo. Essa informação auxilia o sistema na busca, quando o usuário realiza uma pesquisa.
O sistema é globalizado e os conteúdos também, ou seja, é possível cadastrar o mesmo curso em Idiomas diferentes. Informe o Idioma que está sendo cadastrado.
Selecione a Origem do curso:
Interno - cursos que serão exibidos apenas para usuários de uma determinada organização.
Externo - cursos que serão exibidos para pessoas fora da organização. Exp.: ex-colaboradores.
Marque Sim, caso deseje deixar os usuários compartilharem este curso no Facebook. Essa ação fará com que apareça o ícone de compartilhamento do Facebook quando o usuário acessar o curso.
Marque ainda se deseja Permitir que gestores/administradores registrem participações. Essa opção é útil quando um curso online é realizado por várias pessoas com apenas um computador, como acontece quando um gestor ministra um treinamento para seus colaboradores por meio de um projetor em uma sala de reuniões. O registro de participações pode ser feito na funcionalidade Registrar Participações
Caso seja necessário que o conteúdo registrado componha a lista de ações de PDI da W3 marque Sim para a opção Disponibilizar também no acervo de ações de PDI?. Dessa maneira, um curso ou conteúdo cadastrado no Gen.te Aprende - Treinamento também será apresentado no Acervo de Ações da W3 para que possa ser associado ao PDI de um colaborador.
Atenção
A opção Disponibilizar também no acervo de ações de PDI? depende da integração com o módulo PDI da W3. Caso a integração já exista também é necessário fazer a parametrização dessas informações nas Configurações do Produto. Para mais informações entre em contato com o responsável pelo Relacionamento Comercial da LG Lugar de Gente.
Marque se o usuário poderá exportar o certificado de conclusão através da opção Permitir que o usuário exporte o certificado de conclusão.
Marque se o usuário deverá renovar periodicamente esse certificado. Caso Sim, informe a quantidade de Meses que o certificado irá expirar e em quantos meses antes da expiração o usuário poderá renovar o certificado.
Exemplo
Foi determinado pelo operador que o certificado deverá ser renovado em 12 meses e que a partir de 2 meses para a expiração, o usuário poderá realizar a renovação do certificado.
![]()
Seguindo esta parametrização, o usuário realizou o curso em 01/2018 e seu certificado irá expirar em 01/2019. Para que ele não aguarde o certificado vencer para realizar a renovação, o curso estará disponível novamente para esse usuário em 11/2018, ou seja, 2 meses antes da expiração do certificado.
Marque se deseja Notificar gestores imediatos durante período de recertificação? Ao marcar esta opção, o gestor imediato será notificado que integrantes da sua equipe estão com o certificado prestes a vencer.
Atenção
O valor informado em quantidade de Meses para expiração do certificado não poderá ser maior que a quantidade informada em Certificado expira em.
Caso o curso cadastrado esteja relacionado ao Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMET) marque a opção Curso referente a SESMET. Assim que o indicador for marcado o campo Protocolo de Identificação do Treinamento será automaticamente preenchido com uma sequência alfanumérica de 8 dígitos que pode ser editada conforme a necessidade. Por fim informe o nome do Gestor responsável pelo SESMET, que deve ter sido previamente cadastrado na funcionalidade Cadastro de Gestor SESMET.
Atenção
Certificados Personalizados de Cursos Online podem ser Assinados Digitalmente.
Para usufruir da assinatura eletrônica é primeiro necessário contratar o provedor disponível e depois efetuar as configurações na funcionalidade Configurações do Produto, em Assinatura Digital.
A partir da seção Vínculo com PAT é possível relacionar cursos aos Planos de Treinamento(PAT), por meio dos campos Título PAT e Levantamento de Necessidades, onde serão listados, para seleção, os itens previamente cadastrados no sistema.
Caso o curso tenha sido atrelado a planos através da tela Vincular Cursos no Planos de Treinamento(PAT), os dados cadastrados também serão listados nesse campo.
ATENÇÃO
Cursos que possuem vínculo ao PAT irão apresentar um alerta caso, no cadastro da turma, seja informada uma data posterior a prevista no plano.
Os Responsáveis pelo curso são Usuários que ajudaram na construção do conteúdo, ou seja, são especialistas no tema do curso. O objetivo do Responsável é acompanhar o andamento do curso, verificar a lista de presença, aprovar inscrições entre outros.
Para adicionar um responsável, digite o nome do Usuário no campo de
pesquisa e
clique em
.
Caso deseje remover um usuário já cadastrado clique no botão
,
que se localiza ao lado do nome do usuário.
Através dessa seção é possível parametrizar alertas caso o Usuário exceda algum dos limites para a realização de um Curso Online. Esses alertas serão feitos em forma e email e também poderão ser visualizados pelo administrador na funcionalidade Gestão de Alertas.
Para definir o período de realização do Curso, informe a quantidade de dias que o Usuário terá para completá-lo após sua inscrição por meio do campo Tempo máximo para realização do curso online após a inscrição.
Da mesma maneira, caso seja necessário alertar que o Usuário atingiu um certo número de reprovações em um Curso Online da plataforma, preencha o campo Quantidade de reprovações para iniciar o disparo de alertas com o número de reprovações desejado.
Atenção
A configuração de alertas não impede o Usuário de realizar um Curso Online caso haja ultrapassado o seu prazo ou número de reprovações.
Quando for necessário alertar o gestor imediadiado do Usuário que algum dos limites reprovação ou de realização do Curso foi atingido, marque a opção Notificar o gestor imediato do colaborador.
Para que outros Usuários sejam também incluídos nos alertas informe o nome
de
cada
um deles no campo Destinatários dos alertas e clique o no botão
.
Para
remover um
usuário previamente
adicionado localize seu nome na lista e clique no botão
.
Selecione através do campo Tabela 28 - eSocial a correspondência do curso cadastrado para com os tipos disponibilizados pela Tabela 28: Treinamentos, capacitações, Exercícios Simulados e Outras Anotações do eSocial.
Os treinamentos, capacitações e exercícios simulados que necessitarem ser enviados junto aos registros de empregados e/ou CTPS, de acordo com a determinação da Norma Regulamentadora - NR, deverão conter o campo Tabela 28 - eSocial preenchido, pois somente esses que serão enviados ao governo por meio dos leiautes do eSocial S-2200 - Cadastramento Inicial do Vínculo e Admissão / Ingresso de Trabalhador e S-2206 - Alteração de Contrato de Trabalho / Relação Estatutária.
Atenção
Os Cursos/Treinamentos realizados pelo colaborador a serem considerados para o eSocial serão somente aqueles concluídos, com aprovação.
Dentre os treinamentos existentes na Tabela 28 do eSocial somente os treinamentos relacionados abaixo serão considerados para seleção no cadastro do curso e consequentemente envio ao governo:
1006 - Autorização para trabalhar em instalações elétricas |
1207 - Operação e realização de intervenções em máquinas |
3701 - Treinamento antes do primeiro embarque |
3702 - Treinamento antes do primeiro embarque - Reciclagem |
3703 - Treinamento eventual |
3704 - Treinamento básico |
3705 - Treinamento básico - Reciclagem |
3706 - Treinamento avançado |
3707 - Treinamento avançado - Reciclagem |
3708 - Treinamento específico - Empregado integrante da brigada de incêndio |
3709 - Treinamento específico - Riscos radiológicos da plataforma |
3710 - Treinamento específico - Empregado integrante de equipe de resposta a emergências |
3711 - Treinamento - Sinaleiro (reciclagem) |
3712 - Treinamento - Operador de guindaste (reciclagem) |
3713 - Treinamento - Curso Básico para Manipulador de Alimentos |
3714 - Treinamento - Curso complementar para serviços em instalações elétricas em alta tensão |
3715 - Treinamento - Curso básico de segurança em operações de movimentação de cargas e transporte de pessoas |
3716 - Treinamento - Curso complementar para operadores de guindastes |
3717 - Treinamento - Curso para indivíduos ocupacionalmente expostos à radiação ionizante |
3718 - Treinamento - Procedimento operacional - Acendimento da chama piloto |
3719 - Operador do equipamento de guindar |
No cadastro de um conteúdo é possível incluir duas imagens: uma Imagem Listagem e uma Imagem Destaque. Imagens Listagem aparecem no Bloco de novidades, Material de apoio dos cursos, Biblioteca, Trilhas e pesquisa geral. Já as Imagem Destaque aparecem na página inicial caso configuradas como destaque na funcionalidade Configurar Destaques
Para inserir as imagens Listagem e Destaque
utilize
o botão
e
escolha a
imagem desejada. Caso a imagem não esteja na proporção certa, uma nova janela
será
aberta
para
que a mesma seja cortada. O formatos aceitos são JPG, PNG e GIF; e o tamanho não
poderá ser
maior
que o estabelecido nas
Configurações
do Produto.
O campo custo refere-se custo financeiro do curso, ou seja, quanto dinheiro foi gasto para fornecer o curso sendo cadastrado. Como padrão, a moeda exibida é Real (R$).
Atenção
A seção Custos diz respeito ao custo da empresa para providenciar o curso. Se deseja estabelecer um custo para a realização do curso por parte do usuário, preencha o campo Custo da seção Pontos.
O objetivo da área de Pontos é trabalhar o incentivo e recompensa pelo desenvolvimento do usuário.
Ao cadastrar um Curso, é possível configurar se o conteúdo terá um Custo de acesso ou se o usuário irá ganhar Pontos ao concluir-lo.
O usuário poderá trocar os pontos adquiridos por bolsas, prêmios, cursos, etc. Além disso, é possível migrar os pontos para o Game ou transformar dinheiro do Game em pontos da plataforma.
Atenção
A integração de moedas entre o LMS e os Games é exclusiva para cada Game. Assim, para garantir seu funcionamento entre em contato com o responsável pelo Relacionamento Comercial da LG Lugar de Gente.
Caso o curso tenha um Custo para participar, informe a quantidade de Pontos que o usuário precisa ter para se inscrever.
Caso deseje descontar saldo de seus usuários em todos os formatos de inscrições, o indicador Não debitar em inscrição automática e inscrição manual feita pelo administrador deverá ser desmarcado.
Caso deseje dar pontos para o usuário que concluir o curso, informe o Ganho que ele terá ao realizá-lo.
Na seção de Opções de Publicação é possível definir:
Status
Ativo – disponível para todos os usuários de acordo com a Visibilidade atribuída a eles;
Inativo – utilizado quando o conteúdo deixa de estar visível para o usuário;
Rascunho – utilizado quando o conteúdo está em criação. Com essa opção marcada, o conteúdo ainda não está disponível para o usuário.
Visibilidade
Público – todos os usuários visualizam o curso.
Restrito – ao selecionar essa opção, fica disponível ao fim do cadastro a aba Regras e Visibilidade, através da qual é possível configurar o grupo de Usuários que terá acesso ao curso em questão. Para mais informações consulte a página de Regras e Visibilidade.
Informe a Data de Publicação que o curso será disponibilizado ao usuário. Essa data poderá ser utilizada também para destacar as novidades na página inicial.
Após salvar as informações de Cadastro do Curso, prossiga com as informações nas guias: