Atenção
Para que a guia Salário esteja habilitada é necessário configurar a opção Utiliza Tabelas Salariais disponível na funcionalidade Configurações Gerais, guia Cargos e Salários.
As regras relativas à Tabelas Salariais são validadas com base na Data de início também definida na guia Cargos e Salários.
Através desta guia é possível incluir as informações referentes à utilização de Tabelas Salariais para o Cargo.
Atenção
É possível configurar a guia Salário somente durante a criação de um Cargo. Caso seja necessário fazer a associação de Tabelas Salariais a Cargos posteriormente utilize a importação da associação de tabelas salariais presente na tela inicial da funcionalidade Cargo (botão
) ou também a funcionalidade Reestruturações .
Indique se o Cargo, Utiliza tabela salarial, caso essa opção seja marcada, indique as Tabelas e Faixas salariais.
Atenção
As Tabelas Salariais devem ser cadastradas previamente na funcionalidade Tabelas salariais.
Caso o Cargo não utilize Tabela Salarial, ao realizar Contratações ou Movimentações de colaboradores será necessário informar o valor do salário.
Caso utilize, a Tabela Salarial vinculada ao Cargo será carregada automaticamente nas funcionalidade Contratação e Movimentação.
Caso a empresa opte por utilizar Pontos no Cargo, poderá utilizar a Tabela Salarial Automática, desta forma as Faixas serão associadas automaticamente conforme pontuação do cargo.
Caso não opte por utilizar a opção Tabela Salarial Automática, indique a Tabela Salarial e Faixas manualmente.
Ao definir que o cargo Utiliza tabela salarial, será possível indicar na opção Tipo de enquadramento se o enquadramento de salário do colaborador será definido com base na Faixa salarial ou Nível salarial.
Ao cadastrá-lo como Tipo de enquadramento por Faixa, o colaborador será considerado como enquadrado quando o valor do salário estiver contido entre o valor do primeiro nível e o valor do último nível da faixa da tabela salarial associada ao Cargo do Colaborador. Enquanto que o cadastro utilizando Nível possibilitará o enquadramento com base no valor sugerido, contudo, ainda adequado ao nível salárial definido.
Ao selecionar o Tipo de enquadramento sendo Faixa Salárial será disponibilizada as opções:
Permitir colaboradores com salário diferente da tabela salarial que possibilita a edição do salário do colaborador na Contratação/Movimentação podendo ser diferente dos valores definidos para a faixa salarial;
e a opção Utiliza nível como referência que mantém a obrigatoriedade de informar na Ficha do Colaborador o Nível salárial a ser seguido.
Caso opte por Tipo de enquadramento sendo Nível salarial a opção Permitir colaboradores com salário diferente do nível salarial será disponibilizada, ao selecioná-la será possível permitir que o colaborador tenha o valor do salário diferente do nível que ele está associado.
Ao realizar alterações nas Tabelas Salariais vinculadas à uma Cargo, caso a alteração implique em movimentações para os colaboradores vinculados à função, deverá ser informado o Motivo da alteração, o qual poderá ser visualizado no cadastrado da Movimentação.
Quando houver alteração de Tabela Salarial, e essa alteração exigir movimentações de Tabelas Salariais para os colaboradores, essas movimentações poderão ser importadas através da opção Associar Tabelas.
Atenção
Não será possível realizar o desvinculo de tabela salarial quando houver movimentação de colaborador em data posterior a data de desvinculo
Atenção
Caso exista colaborador inconsistente e/ ou o arquivo de importação para nova associação de tabelas não seja informado ou tenha sido informado incorretamente, a alteração salarial não será concluída.
A movimentação realizada ao Associar Tabelas, poderá ser verificada através do Gerenciador de Tarefas, sendo disponibilizado a lista de colaboradores movimentados.