O Gerenciador de Tarefas é um painel que apresenta as tarefas criadas para processamento dos arquivos do eSocial. Através dessa funcionalidade é possível gerenciar todo o processamento dos arquivos que estão sendo executados e enviados ao Ambiente Nacional do eSocial, monitorando as execuções e possibilitando agir conforme o retorno de cada tarefa.
É possível Importar/Exportar dados . Para isso, clique sobre os botões (Importar) /
(Exportar) respectivamente.
Para realizar um Cadastro de Tarefa
do Processamento, clique em
(novo).
A opção (Criar Tarefa Exclusiva
para Migração)
deve ser utilizada somente nos casos em que esteja realizando migração das informações do eSocial para
processamento dos leiautes S-1000 - Informações do Empregador/Contribuinte/Órgão
Público, S-1005 - Tabela de Estabelecimentos, Obras ou Unidades de Órgãos
Públicos, S-2205 - Alteração de Dados Cadastrais do Trabalhador, S-2206 - Alteração
de Contrato de Trabalho, S-2306 - Trabalhador Sem Vínculo de Emprego/Estatutário –
Início.
Utilize a opção (Criar Tarefa
Exclusiva para
Migração de Histórico) para possibilitar o envio de informações ao eSocial através da Suíte Gen.te que
já foram enviadas ao Ambiente Nacional do eSocial através de outros softwares.
Utilize a opção Criar Tarefa de Exclusão para casos em que se deseja parametrizar uma exclusão de um determinado evento, seja ele periódico ou não periódico. A exclusão irá considerar a última tarefa específica que já tenha sido transmitida.
Exemplo
A empresa encontra-se na referência 10/2019 e realizou uma Inclusão do arquivo S-1200 de remuneração para seus colaboradores na data 05/11/2019.
![]()
Porém, após a inclusão e processamento do arquivo de remuneração, o colaborador Alberto apresentou um atestado na data 07/11/2019 de 20 dias referente ao período de 10/10/2019 a 29/10/2019 , a empresa ao levar em consideração o atestado de seu colaborador decide realizar a Retificação do arquivo já enviado anteriormente.
![]()
Realizando a Retificação o arquivo de inclusão será substituído para que as informações do arquivo retificado prevaleçam.
A empresa decide após a Retificação do mesmo, realizar a sua Exclusão, para isso a empresa realizou as parametrizações desejadas na opção Criar tarefa de exclusão.
A Exclusão realizada manteve, no cadastro da Tarefa de Processamento, os filtros aplicados na Inclusão e Retificação de modo que seja possível identificar o colaborador Alberto. Após a transmissão com sucesso do arquivo de exclusão na data de 08/11/2019, o arquivo S-1200 do colaborador Alberto deixa de existir no Ambiente do eSocial.
Atenção
A opção Criar Tarefa de Exclusão estará disponível somente se o operador possuir a devida autorização na funcionalidade Configurar permissões.
Para saber mais sobre o processo de implantação de cada fase da Migração eSocial clique aqui.
Para Reconsultar Lotes, referente ao arquivo S-1200 - Remuneração do Trabalhador Vinculado ao Regime Geral de Previdência Social , clique aqui.
Atenção
A opção Criar Tarefa Exclusiva para Migração somente estará disponível caso o consultor responsável pela migração tenha utilizado o script para criação das respectivas tabelas de migração.
A tarefa tarefa exclusiva para migração será utilizada apenas no primeiro momento da migração. Após a conclusão do processo de migração os arquivos deverão ser gerados através do gerenciador de tarefas.
No painel de Tarefas são listadas as tarefas cadastradas, podendo ser possível: Executar o Editar ou Pausar.
O Status da tarefa representa o resultado da sua execução, auxiliando de forma visual na decisão conforme legenda.
Ao clicar na Tarefa é apresentado o Histórico de Execução, onde é possível visualizar os Detalhes do Histórico e o gráfico demonstrando os itens e seus status.
Clique sobre a Data da execução para acessar os Detalhes do processamento.
Em Progresso do Processamento é possível acompanhar as etapas de envio das tarefas que estão sendo executadas e do reprocessamento de arquivos inconsistentes.
Para visualizar as tarefas que estão em execução e foram iniciadas por outros operadores, marque a opção Exibir processamentos de outros operadores. Caso contrário, serão exibidos somente as tarefas em execução iniciadas pelo operador logado.
Caso deseje filtrar uma Tarefa e/ou Operador especifico da lista de processamento, digite o respectivo nome no campo Filtro.
Ao clicar sobre o botão
,
será atualizado o progresso do processamento.