Uma movimentação ocorre sempre que há alterações contratuais/cadastrais do colaborador.
Através dos fluxos parametrizáveis é possível que a movimentação dos colaboradores seja realizada de uma forma mais ágil, através do Portal de Autoatendimento.
A movimentação via Portal de Autoatendimento é composta por três tipos de processo, sendo:
O processo Buscar colaborador é utilizado para autorizar o início de um processo de movimentação de um colaborador de outra gestão o qual o solicitante não possui visibilidade de suas informações através do processo Movimentar colaborador.
Através da figura abaixo entenda o processo:
O solicitante inicia o processo informando um alvo que não faz parte de sua hierarquia ou visibilidade.
O processo passará pelas aprovações conforme a configuração de movimentação do tipo: Buscar colaborador, obtida para o solicitante.
É iniciado um processo de movimentação automaticamente que ficará pendente na lista de tarefas do mesmo solicitante do processo Buscar colaborador.
O processo Ceder colaborador é utilizado para autorizar o início de um processo de movimentação de um colaborador para outra gestão que não possui visibilidade sobre o colaborador através do processo Movimentar colaborador.
Através da figura abaixo entenda o processo:
O solicitante inicia o processo informando um alvo de sua hierarquia ou de sua visibilidade.
O processo passa pelas aprovações conforme configuração de movimentação do tipo: Ceder colaborador, obtida para o solicitante.
É iniciado um processo de movimentação automaticamente que ficará pendente na lista de tarefas do gestor futuro informado no processo, o gestor futuro será o responsável por preencher os dados da movimentação do colaborador, neste caso as regras aplicadas ao processo da movimentação em si, serão obtidas conforme o gestor futuro.
O processo Movimentar colaborador irá criar a inclusão de uma movimentação na funcionalidade Movimentação do Gen.te Recebe Folha de Pagamento através do Portal de autoatendimento.
Através da figura abaixo entenda o processo:
O processo de Movimentar colaborador poderá ser iniciado automaticamente se optado por configurar os processos: Buscar e Ceder colaborador.
Ao optar por configurar o processo Buscar colaborador, somente após as aprovações necessárias para este tipo, é iniciado o processo de movimentação em si, onde os dados da movimentação serão informados pelo solicitante.
Ao optar por utilizar o processo Ceder colaborador, somente após as aprovações necessárias para este tipo que é iniciado o processo de movimentação, onde os dados da movimentação serão informados pelo gestor futuro. Neste caso, as regras do processo Ceder colaborador serão obtidas conforme o solicitante do processo. Porém as regras da movimentação serão obtidas conforme o gestor futuro que será informado no formulário do processo Ceder.
O conceito de alteração de gestão, sempre dependerá de quem é o solicitante do processo, exemplos:
Diretor movimentando um colaborador entre gerências, embora seja uma movimentação que envolve a alteração do gestor do colaborador, o diretor poderá acessar diretamente o processo Movimentar colaborador no Portal de autoatendimento, selecionar o colaborador e já informar seus dados futuros, não sendo necessário utilizar os processos Buscar ou Ceder, pois o diretor possui visibilidade tanto sobre o colaborador como também sobre os dados futuros da movimentação (Posição, Unidade organizacional, etc).
Gerente deseja obter um colaborador de outra gerência, ou liberar um de seus colaboradores para outra gerência, ele deverá acessar os processos Buscar ou Ceder para que seja realizada a movimentação.
Para que os processos sejam disponibilizados é necessário realizar algumas configurações, são elas:
Acesse a guia Movimentação da funcionalidade Configurações Gerais. Nela defina como será a gravação da movimentação no Gen.te Folha de Pagamento.
Através desta funcionalidade crie perfis para determinar as opções que estarão disponíveis para que o usuário possa fazer a solicitação da movimentação. Poderão ser cadastrados vários perfis que serão disponibilizados no Portal de Autoatendimento através do campo Tipo de movimentação.
Acesse a funcionalidade Movimentação para determinar por quem a solicitação pode ser realizada e os tipos de movimentações (perfis) que serão exibidos ao usuário.
Por fim, acesse a funcionalidade Atribuições de Configurações para vincular um Grupo de Colaboradores a um processo de Movimentação.
Ao abrir essa funcionalidade, é apresentada uma relação das Configurações de Perfis de Movimentação já cadastradas:
Nessa lista é possível:
Agrupar por Código, Descrição ou Status. Para isso, arraste a coluna para o local indicado.
Para realizar o filtro, clique em
Selecione o número de Resultados por página que deseja exibir.
Para consultar e/ou editar uma configuração, selecione-a através da Lista de Configurações ou informe a Descrição que a identifique.
Para cadastrar uma nova configuração, clique em (Novo).
Informe o Código e a Descrição do Perfil da configuração. Caso o código não seja informado, será gerado automaticamente pelo sistema.
Por padrão o status de um novo cadastro estará como Ativo e será apresentada a Data do sistema operacional como sugestão para o início da vigência. Se desejar, altere a Data e o Status. Sempre que ocorrerem alterações, uma nova Data poderá ser informada, assim o sistema manterá os históricos de vigências (início e fim) das informações cadastradas.
Exemplo
Ao alterar algum dado da configuração e informar uma nova Data, inicia-se uma nova vigência encerrando a anterior.
Se uma nova Data não for informada, os dados alterados serão considerados como se fizessem parte da configuração desde a sua criação.
No campo Motivo de movimentação folha, informe o motivo que será gravado na funcionalidade Movimentação.
O Tipo de movimentação autoatendimento representa o Tipo de movimentação a ser selecionado no Portal de Autoatendimento pelo solicitante do processo. Insira portanto, uma descrição que melhor defina o perfil de movimentação neste campo.
Exemplo
Marque a opção Disponível para movimentação iniciada via 'Buscar colaborador' ou 'Ceder colaborador'? para que a configuração esteja disponível para o usuário em uma movimentação que seja iniciada pelos processos Buscar ou Ceder colaborador.
Para prosseguirmos com o cadastro acesse as guias:
Para salvar a configuração, clique sobre o botão (Salvar), ou caso deseje gravar o cadastro e iniciar um novo automaticamente, clique no botão (Salvar e Novo).
Para excluir uma configuração, clique no botão .
É possível reaproveitar os dados de uma configuração já cadastrada, para facilitar a criação de uma nova. Para isso, clique sobre o botão (Duplicar).