Nesta guia informe quem serão os responsáveis pela aprovação da solicitação da movimentação.
Poderão ser cadastradas várias etapas de aprovações.
Para cadastrar uma etapa clique em (Adicionar). Em seguida selecione o tipo de etapa que deseja utilizar se Aprovação ou E-mail.
Para informar os dados relacionados à aprovação defina na tela Etapa, a Forma de execução da etapa: Fixa ou Por regra.
Caso optado Por Regras, defina quais serão as regras selecionando-as através da listagem. Lembrando que essas regras deverão ter sido previamente cadastradas na funcionalidade Regras.
Na seção Dados gerais informe:
A Descrição da atividade;
O Papel do responsável pela aprovação, podendo ser: Solicitante, Gestor do alvo, Gestor do solicitante, Gestor do aprovador anterior, Grupo de colaboradores, ou Pessoas do grupo de colaboradores.
A opção Gestor do aprovador anterior, permite parametrizar o fluxo de aprovações de acordo com a hierarquia do aprovador. Ao selecioná-lo informe a Forma de Obtenção do gestor e qual será o Nível de hierarquia.
Quando selecionado: Grupo de colaboradores ou Pessoas do grupo de colaboradores, informe a Forma de obtenção do grupo de colaboradores: Fixo ou Por Regra.
Ao selecionar as opções Grupo de colaboradores ou Pessoas do grupo de colaboradores, é apresentada a opção Impedir que o Alvo do processo realize a aprovação, caso ele participe do grupo de colaboradores responsável?. A opção quando marcada como Sim, permite ao sistema impedir que o solicitante, caso este faça parte do grupo de colaboradores do processo, aprove sua própria solicitação. Caso a opção esteja marcada como Não, permite ao solicitante realizar a aprovação da etapa.
Caso optado Por Regras, defina quais serão as regras selecionando-as através da listagem. Lembrando que essas regras deverão ter sido previamente cadastradas na funcionalidade Regras.
Quando selecionado Gestor do alvo ou Gestor do solicitante informe a Forma de obtenção do gestor, podendo ser Nível(is) acima ou Nível organizacional específico.
A opção Subir nível organizacional até encontrar um gestor?, possibilita indicar até qual nível deverá ser buscado outro gestor para a aprovação caso o sistema não tenha encontrado o nível do gestor do alvo ou o nível do gestor do solicitante informado. Esta opção será disponibilizada somente quando a opção Nível organizacional específico estiver sido marcada.
Defina:
Se deseja Enviar e-mail de atividade pendente?
Habilite a opção Enviar notificação push Gen.te Mobile?, caso deseje que as etapas sejam enviadas através de Push para o aplicativo Gen.te Mobile. Ao habilitá-la, será disponibilizada a guia Push para realizar as configurações a serem consideradas para esse tipo de notificação.
Se o Responsável pela etapa acompanhará o processo?, caso a opção seja marcada como Não, o responsável pela etapa não terá acesso a lupa de consulta, impedindo que os dados históricos da solicitação sejam visualizados.
Nessa seção é possível indicar um redirecionamento, para isso marque a opção Executar redirecionamentos? como Sim.
Na seção formulário defina:
Se Os dados da solicitação poderão ser editados?
Se Permitir exceção à data de corte?
Atenção
Marcando esta opção com Sim, caso a Data da movimentação esteja dentro da referência atual do sistema e a solicitação ocorra após o dia informado na opção Data de Corte da funcionalidade Configurações gerais, o sistema irá desconsiderá-la e a ocorrência será gravada. Se estiver igual a Não, o sistema irá impedir a gravação da ocorrência caso a Data da movimentação seja posterior à data de corte e dentro da referência atual do sistema.
Se deseja Permitir reestruturação da posição atual?
Se deseja Permitir reestruturação da posição futura?
Se deseja Permitir Criação de uma nova posição?
Se deseja Habilitar a edição de todos os dados que compõem a posição?
Se deseja Permitir visualizar as faixas de salário?
Atenção
As faixas de salário só serão apresentadas quando o Cargo do módulo Gen.te Recebe Folha de Pagamento, utilizar Tabela Salarial.
Se deseja Ocultar validações não impeditivas?
Se deseja Disponibilizar opção para retornar processo ao solicitante?
Através da seção Anexo é permitido configurar a visibilidade e obrigatoriedade de anexos. Caso deseja que o campo Anexo seja visível no portal de autoatendimento, selecione como Sim a opção Disponibilizar opções de anexos?.
Marque a opção Anexo Obrigatório? como Sim, para que na etapa a inclusão de anexos ao processo seja obrigatória, mesmo que já tenham inseridos anexos de etapas anteriores.
A opção Anexo Obrigatório? só será apresentada caso a opção Disponibilizar opções de anexos estiver marcada como Sim.
A seção Informações Adicionais, será apresentada quando for realizado um cadastrado através da funcionalidade Informação Adicional do Gen.te Recebe Folha de Pagamento referente ao Processo de Movimentação.
Os itens cadastrados nesta seção poderão ser estar caracterizados para serem Visíveis, Editáveis e Obrigatórios na etapa de aprovação do processo.
Posteriormente clique em .
Atenção
Se no perfil informado na guia Solicitação estiver sido informado itens que necessitam de aprovação (funcionalidade Perfil de dados do colaborador coluna Aprovação marcada) é necessário informar ao menos uma etapa de aprovação para o processo seja gravado.
As informações cadastradas na tela Etapa serão apresentadas em uma lista, nela é possível visualizar as informações, clicando em . Veja:
Exemplo
É possível definir a ordem de aprovações na lista, para isso basta clicar em .
Clicando na opção , será disponibilizado o desenho do fluxo de aprovações. Veja:
Exemplo
Caso deseje ou as informações da lista, basta clicar nas respectivas opções.
Caso seja escolhida a etapa de E-mail, indique primeiramente a Forma de execução da etapa, que pode ser Fixa ou Por regra. Caso seja escolhida a opção Por regra, será necessário configurar quais Regras serão validadas para que a etapa seja realizada. A etapa só será executada quando o resultado de todas as Regras for verdadeiro.
Em Dados Gerais forneça a Descrição para a etapa criada. Essa descrição serve para identificar a etapa no sistema, e não aparecerá no e-mail enviado.
Na seção E-mail devem ser estabelecidos o remetente, destinatário e corpo do e-mail. Ao clicar no botão será disponibilizada a tela Destinatário(s), onde devem ser escolhidos os colaboradores que receberão o e-mail. Para adicionar um destinatário, indique o seu Tipo e em seguida clique no botão (Adicionar). Os Tipos de destinatário são:
Solicitante: o colaborador que deu início ao processo. Nos processos de movimentação o solicitante é normalmente a área de RH ou o gestor do colaborador a ser movimentado;
Alvo: colaborador alvo do processo. Nos processos de movimentação o alvo é o colaborador a ser movimentado.
Fixo: nesse caso o destinatário é o colaborador cujo e-mail for informado no campo E-mail;
Gestor do Alvo: gestor do colaborador que será movimentado;
Gestor do Solicitante: gestor do colaborador com o papel de gestor do solicitante do processo ;
Quando forem selecionados os destinatários Gestor do Alvo ou Gestor do Solicitante, deverá ser escolhida a Forma de obtenção do gestor e também o seu Nível hierárquico. Estão disponíveis as seguintes Formas de obtenção do gestor:
Nível(is) acima: quando for escolhida essa opção, deverá ser indicado no campo Nível(is) quantos níveis acima do colaborador o gestor deverá ser buscado;
Nível organizacional específico: quando for escolhida essa opção, deverá ser indicado no campo Nível(is) o nível específico do gestor a ser buscado. Para essa opção está disponível também o indicador Subir nível organizacional até encontrar um gestor?, que permite que o sistema busque um gestor caso um não seja encontrado no nível indicado. Quando a opção Subir nível organizacional até encontrar um gestor? for marcada, será necessário informar até que nível o gestor será buscado no campo Subir até o nível.
Ao clicar no botão , será apresentada a tela Dados, para que seja informado o assunto do e-mail. Nessa tela é possível fazer o uso de tags, que serão substituídas pela informação correspondente no envio do e-mail. As tags estão dividas em Informações Gerais e Dados do Processo.
Já ao clicar no botão , é exibida a tela Dados onde deve ser inserido o corpo de texto do e-mail. Assim como no Assunto, é possível utilizar tags no Conteúdo, que serão substituídas no e-mail pela informação correspondente.
Caso seja necessário enviar informações adicionais relacionadas ao processo, utilize a seção Informação Adicional para definir quais serão as informações a serem anexadas ao e-mail.
Na seção Relatório, ao marcar a opção Anexar relatório? como Sim, será habilitado o campo Relatório para que seja definido o relatório a ser enviado juntamente com e-mail para o Destinatário(s).
A seção Assinatura Digital só será apresentada quando a etapa possuir relatório personalizado.
Ao marcar a opção Enviar para assinatura digital? como Sim, a seção Signatários será apresentada, juntamente com a opção Anexar à ficha do colaborador?.
Os Signatários disponíveis para relatório de movimentação e etapas de e-mail com relatório personalizado serão: Alvo, Gestor do alvo, Gestor do solicitante e Fixo.