Nesta guia cadastre as etapas de aprovação e/ou e-mail que irão compor o processo.
Esta guia é composta pelas seguintes seções:
Na solicitação realizada para o próprio solicitante, quem deve aprovar?
Na solicitação realizada por visibilidade, quem deve aprovar?
Na solicitação realizada pelo gestor imediato do colaborador, quem deve aprovar?
Na solicitação realizada pelo superior do gestor imediato do colaborador, quem deve aprovar?
Estas, por sua vez, serão disponibilizadas de acordo com a opção Para quem a solicitação pode ser realizada? da guia Solicitação, ou seja, se for definido que a solicitação de férias poderá ser realizada pelo Próprio solicitante, nesta guia será disponibilizada a seção Na solicitação realizada para o próprio solicitante, quem deve aprovar? e assim sucessivamente.
Para cadastrar uma etapa clique em . Em seguida selecione
o tipo de etapa que deseja utilizar se Aprovação ou E-mail.
Caso seja selecionada a etapa Aprovação, será disponibilizada a tela Etapa, nela informe a Forma de execução da etapa: Fixa ou Por regra.
Caso optado Por Regras, defina quais serão as regras selecionando-as através da listagem.
Atenção
As regras deverão ter sido previamente cadastradas na funcionalidade Regras.
A Descrição da atividade;
O Papel do responsável pela aprovação, podendo ser: Solicitante, Gestor do alvo, Gestor do solicitante, Grupo de colaboradores, ou Pessoas do grupo de colaboradores.
Quando selecionado: Grupo de colaboradores ou Pessoas do grupo de colaboradores, informe a Forma de obtenção do grupo de colaboradores: Fixo ou Por Regra.
Ao selecionar as opções Grupo de colaboradores ou Pessoas do grupo de colaboradores, é apresentada a opção Impedir que o Alvo do processo realize a aprovação, caso ele participe do grupo de colaboradores responsável?. A opção quando marcada como Sim, permite ao sistema impedir que o solicitante, caso este faça parte do grupo de colaboradores do processo, aprove sua própria solicitação. Caso a opção esteja marcada como Não, permite ao solicitante realizar a aprovação da etapa.
Caso optado Por Regras, defina quais serão as regras selecionando-as através da listagem. Lembrando que essas regras deverão ter sido previamente cadastradas na funcionalidade Regras.
Quando selecionado Gestor do alvo ou Gestor do solicitante informe a Forma de obtenção do gestor, podendo ser Nível(is) acima ou Nível organizacional específico.
A opção Subir nível organizacional até encontrar um gestor?, possibilita indicar até qual nível deverá ser buscado outro gestor para a aprovação caso o sistema não tenha encontrado o nível do gestor do alvo ou o nível do gestor do solicitante informado. Esta opção será disponibilizada somente quando a opção Nível organizacional específico estiver sido marcada.
Defina:
Se deseja Enviar e-mail de atividade pendente?
Habilite a opção Enviar notificação push Gen.te Mobile?, caso deseje que as etapas sejam enviadas através de Push para o aplicativo Gen.te Mobile. Ao habilitá-la, será disponibilizada a guia Push para realizar as configurações a serem consideradas para esse tipo de notificação.
Se o Responsável pela etapa acompanhará o processo?, caso a opção seja marcada como Não, o responsável pela etapa não terá acesso a lupa de consulta, impedindo que os dados históricos da solicitação sejam visualizados.
Nessa seção é possível indicar um redirecionamento, para isso marque a opção Executar redirecionamentos? como Sim.
Na seção formulário defina:
Se deseja Disponibilizar dias a desconsiderar? na aprovação
Se Os dados da solicitação poderão ser editados?
Se a Data de pagamento será visível?
Se a Data de pagamento será editável?
Definir prazo para aprovação?
Prazo (em dias) para aprovar a solicitação - a quantidade mínima de dias de antecedência da data de início das férias em que a solicitação deve ser aprovada.
Prazo (em dias) para aprovar a alteração - a quantidade mínima de dias de antecedência da data de início das férias em que a alteração deve ser aprovada.
Prazo (em dias) para aprovar a exclusão - a quantidade mínima de dias de antecedência da data de início das férias em que a exclusão deve ser aprovada.
Através da seção Anexo é permitido configurar a visibilidade e obrigatoriedade de anexos. Caso deseja que o campo Anexo seja visível no portal de autoatendimento, selecione como Sim a opção Disponibilizar opções de anexos?.
Marque a opção Anexo Obrigatório? como Sim, para que na etapa a inclusão de anexos ao processo seja obrigatória, mesmo que já tenham inseridos anexos de etapas anteriores.
A opção Anexo Obrigatório? só será apresentada caso a opção Disponibilizar opções de anexos estiver marcada como Sim.
No campo Informação Adicional é possível caracterizar as informações para serem Visíveis, Editáveis e Obrigatórias. As informações que aqui são apresentadas, são previamente na funcionalidade Informação Adicional do módulo Gen.te Recebe Folha de Pagamento.
Posteriormente clique em .
As informações cadastradas na tela de Aprovação serão apresentadas em uma lista, onde é possível
visualizar os dados, clicando em . Veja:
Exemplo
É possível definir a ordem de aprovações na lista, para isso basta clicar em .
Clicando na opção , será disponibilizado o desenho do fluxo de
aprovações. Veja:
Exemplo
Caso deseje ou
as informações da lista, basta clicar nas respectivas opções.
Caso a etapa E-mail seja selecionada, realize a configuração de um e-mail, clicando em uma das opções:
,
ou
e defina as informações do
Assunto e Conteúdo que estarão disponíveis no corpo do e-mail através das
Informações gerais. Conforme abaixo:
Caso seja necessário enviar informações adicionais relacionadas ao processo, utilize a seção Informação Adicional para definir quais serão as informações a serem anexadas ao e-mail.
Na seção Relatório ao marcar a opção Anexar relatório? como Sim, será habilitado o campo Relatório para que seja definido o relatório que será anexado no envio do e-mail para o destinatário.