Nesta guia informe quem serão os responsáveis pela aprovação da solicitação de requisição.
Poderão ser cadastradas várias etapas de aprovações.
Para cadastrar uma etapa clique em .
Em seguida selecione o tipo de etapa que deseja utilizar se Aprovação ou E-mail.
Para informar os dados relacionados à aprovação defina na tela Etapa, a Forma de execução da etapa: Fixa ou Por regra.
Caso optado Por Regras, defina quais serão as regras selecionando-as através da listagem. Lembrando que essas regras deverão ter sido previamente cadastradas na funcionalidade Regras.
Na seção Dados gerais informe:
A Descrição da etapa de aprovação;
O Papel do responsável pela aprovação, podendo ser: Solicitante, Gestor do alvo, Gestor do solicitante, Gestor do aprovador anterior, Grupo de colaboradores, ou Pessoas do grupo de colaboradores.
Quando selecionado: Grupo de colaboradores ou Pessoas do grupo de colaboradores, informe a Forma de obtenção do grupo de colaboradores: Fixo ou Por Regra.
Ao selecionar as opções Grupo de colaboradores ou Pessoas do grupo de colaboradores, é apresentada a opção Impedir que o Alvo do processo realize a aprovação, caso ele participe do grupo de colaboradores responsável?. A opção quando marcada como Sim, permite ao sistema impedir que o solicitante, caso este faça parte do grupo de colaboradores do processo, aprove sua própria solicitação. Caso a opção esteja marcada como Não, permite ao solicitante realizar a aprovação da etapa.
Caso optado Por Regras, defina quais serão as regras selecionando-as através da listagem. Lembrando que essas regras deverão ter sido previamente cadastradas na funcionalidade Regras.
Quando selecionado Gestor do alvo, Gestor do solicitante ou Gestor do aprovador anterior, informe a Forma de obtenção do gestor, podendo ser Nível(is) acima ou Nível organizacional específico.
A opção Subir nível organizacional até encontrar um gestor?, possibilita indicar até qual nível deverá ser buscado outro gestor para a aprovação caso o sistema não tenha encontrado o nível do gestor do alvo ou o nível do gestor do solicitante informado. Esta opção será disponibilizada somente quando a opção Nível organizacional específico estiver sido marcada.
Defina:
Se deseja Enviar e-mail de atividade pendente?
Habilite a opção Enviar notificação push Gen.te Mobile?, caso deseje que as etapas sejam enviadas através de Push para o aplicativo Gen.te Mobile. Ao habilitá-la, será disponibilizada a guia Push para realizar as configurações a serem consideradas para esse tipo de notificação.
Se o Responsável pela etapa acompanhará o processo?, caso a opção seja marcada como Não, o responsável pela etapa não terá acesso a lupa de consulta, impedindo que os dados históricos da solicitação sejam visualizados.
Na seção Formulário defina:
Se Os dados da solicitação poderão ser editados?
Se deseja Exibir histórico de participantes?
Atenção
Caso esta opção seja marcada com Sim, no formulário de solicitação serão apresentados, nome, data e ação dos participantes anteriores.
Se deseja Permitir exceção à data de corte?
Atenção
Marcando esta opção com Sim, caso a Data da requisição esteja dentro da referência atual do sistema e a solicitação ocorra após o dia informado na opção Data de Corte da funcionalidade Configurações gerais, o sistema irá desconsiderá-la e a ocorrência será gravada. Se estiver igual a Não, o sistema irá impedir a gravação da ocorrência caso a Data da requisição seja posterior à Data de Corte e dentro da referência atual do sistema.
Se Permite visualizar as faixas de salário?, caso marque Sim, as faixas de salário (valores dos níveis salariais) só serão apresentadas quando o cargo utiliza tabela salarial.
Se deseja Disponibilizar opção para retornar o processo ao solicitante?
Caso o processo for reprovado, indique se a ação deverá ser justificada através da opção Justificativa obrigatória?
Através da seção Anexo é permitido configurar a visibilidade e obrigatoriedade de anexos. Caso deseja que o campo Anexo seja visível no portal de autoatendimento, selecione como Sim a opção Disponibilizar opções de anexos?.
Marque a opção Anexo Obrigatório? como Sim, para que na etapa a inclusão de anexos ao processo seja obrigatória, mesmo que já tenham inseridos anexos de etapas anteriores.
A opção Anexo Obrigatório? só será apresentada caso a opção Disponibilizar opções de anexos estiver marcada como Sim.
Na seção Disponibilização de conceitos por etapa, defina quais serão os conceitos que serão disponibilizados no formulário de Requisição do Portal de Autoatendimento, marcando a opção, nas colunas Visível, que permite alterar o Editável e Obrigatório. Veja:
Data Limite- marcando esta opção ficará visível, indique se poderá ser editável na solicitação, através da opção Editável. Caso deseje que seja obrigatório o preenchimento do campo no formulário, marque a opção Obrigatório.
Atenção
O campo data limite será visível se foi informado na solicitação ou etapa anterior, porém somente será editável na aprovação caso esta opção seja indicada.
Vagas Aprovadas - marcando esta opção ficará visível, indique ainda se poderá ser editável na solicitação, através da opção Editável. Caso deseje que seja obrigatório o preenchimento do campo no formulário, marque a opção Obrigatório.
Analista responsável - marcando esta opção ficará visível, indique se poderá ser editável na solicitação, através da opção Editável. Caso deseje que seja obrigatório o preenchimento do campo no formulário, marque a opção Obrigatório.
Remuneração - marcando esta opção ficará visível, indique ainda se a remuneração poderá ser editável na solicitação, através da opção Editável. Caso deseje que seja obrigatório o preenchimento do campo remuneração no formulário, marque a opção Obrigatório.
Tabela Salarial - marcando esta opção ficará visível, indique se poderá ser editável na solicitação, através da opção Editável. Caso deseje que seja obrigatório o preenchimento do campo no formulário, marque a opção Obrigatório.
Faixa Salarial - marcando esta opção ficará visível, indique se poderá ser editável na solicitação, através da opção Editável. Caso deseje que seja obrigatório o preenchimento do campo no formulário, marque a opção Obrigatório.
Nível Salarial - marcando esta opção ficará visível, informe o nível salarial
clicando em
.
Indique se poderá ser editável na solicitação, através da opção Editável.
Caso deseje que seja obrigatório
o preenchimento do campo no formulário, marque a opção Obrigatório.
Valor do salário - marcando esta opção ficará visível, indique se poderá ser editável na solicitação, através da opção Editável. Caso deseje que seja obrigatório o preenchimento do campo no formulário, marque a opção Obrigatório.
Posição no ponto de enquadramento - marcando esta opção ficará visível, indique se poderá ser editável na solicitação, através da opção Editável. Caso deseje que seja obrigatório o preenchimento do campo no formulário, marque a opção Obrigatório.
Faixa de salário - marcando esta opção ficará visível, indique se poderá ser editável na solicitação, através da opção Editável. Caso deseje que seja obrigatório o preenchimento do campo no formulário, marque a opção Obrigatório.
Caso sejam cadastradas informações adicionais para o Módulo Recrutamento no Conceito Requisição, essas também serão mostradas na seção Disponibilização de conceitos por etapa. Quando marcadas, cada uma dessas informações ficará visível, e poderá ser editável na etapa de aprovação através da opção Editável. Quando desejar que seja obrigatório o preenchimento desse campo no formulário, marque a opção Obrigatório. O valor padrão desses campos será o mesmo configurado na solicitação.
Posteriormente clique em .
As informações cadastradas na tela Etapa serão apresentadas em uma lista,
nela é possível visualizar
as informações, clicando em . Veja:
Exemplo
![]()
É possível definir a ordem de aprovações na lista, para isso basta clicar em .
Clicando na opção ,
será disponibilizado o
desenho do fluxo de aprovações. Veja:
Exemplo
![]()
Caso deseje ou
as informações da lista,
basta clicar nas respectivas opções.
Caso seja escolhida a etapa de E-mail, indique primeiramente a Forma de execução da etapa, que pode ser Fixa ou Por regra. Caso seja escolhida a opção Por regra, será necessário configurar quais Regras serão validadas para que a etapa seja realizada. A etapa só será executada quando o resultado de todas as Regras for verdadeiro.
Em Dados Gerais forneça a Descrição para a etapa criada. Essa descrição serve para identificar a etapa no sistema, e não aparecerá no e-mail enviado.
Na seção E-mail devem ser estabelecidos o remetente, destinatário e corpo do e-mail.
Ao clicar no botão será
disponibilizada a tela Destinatário(s), onde devem ser escolhidos os colaboradores que
receberão o e-mail. Para adicionar um destinatário, indique o seu Tipo e em seguida clique
no botão
(Adicionar).
Os Tipos de destinatário são:
Solicitante: o colaborador que deu início ao processo. Nos processos de requisição o solicitante é normalmente a área de RH ou o gestor da área onde será aberta a vaga;
Alvo: colaborador alvo do processo. Como os processos de requisição são abertos antes do processo seletivo, o alvo de uma requisição é geralmente o gestor da área onde será aberta a vaga;
Fixo: nesse caso o destinatário é o colaborador cujo e-mail for informado no campo E-mail;
Gestor do Alvo: gestor do colaborador que será movimentado;
Gestor do Solicitante: gestor do colaborador com o papel de gestor do solicitante do processo ;
Quando forem selecionados os destinatários Gestor do Alvo ou Gestor do Solicitante, deverá ser escolhida a Forma de obtenção do gestor e também o seu Nível hierárquico. Estão disponíveis as seguintes Formas de obtenção do gestor:
Nível(is) acima: quando for escolhida essa opção, deverá ser indicado no campo Nível(is) quantos níveis acima do colaborador o gestor deverá ser buscado;
Nível organizacional específico: quando for escolhida essa opção, deverá ser indicado no campo Nível(is) o nível específico do gestor a ser buscado. Para essa opção está disponível também o indicador Subir nível organizacional até encontrar um gestor?, que permite que o sistema busque um gestor caso um não seja encontrado no nível indicado. Quando a opção Subir nível organizacional até encontrar um gestor? for marcada, será necessário informar até que nível o gestor será buscado no campo Subir até o nível.
Ao clicar no botão ,
será apresentada a tela Dados, para que seja informado o assunto do e-mail. Nessa
tela é possível fazer o uso de tags, que serão substituídas pela informação correspondente no envio do e-mail. As tags estão dividas
em Informações Gerais e Dados do Processo.
Já ao clicar no botão , é exibida a tela
Dados onde deve ser inserido o corpo de texto do e-mail. Assim
como no Assunto, é possível utilizar tags no Conteúdo, que serão substituídas no e-mail pela informação correspondente.
Caso seja necessário enviar informações adicionais relacionadas ao processo, utilize a seção Informação Adicional para definir quais serão as informações a serem anexadas ao e-mail.
Na seção Relatório, ao marcar a opção Anexar relatório? como Sim, será habilitado o campo Relatório para que seja definido o relatório a ser enviado juntamente com e-mail para o Destinatário(s).