As Subtrilhas são utilizadas para auxiliar na gestão de conteúdos que são comuns para mais de um público/Trilha de aprendizado. O objetivo da Subtrilha é agrupar conteúdos que trabalhem o mesmo tema.
Exemplo
Considerando que todas as carreiras de uma empresa precisam passar pelo módulo de Integração e esse módulo precisa ter vários conteúdos relacionados, o administrador criou uma Subtrilha de Integração e a associou para todas as carreiras.
![]()
Depois de um acontecimento onde a empresa precisou executar procedimentos de emergência, o RH percebeu a necessidade de todos os novos colaboradores terem conhecimento das Regras de Emergência da empresa. Ao invés de ter que colocar em cada trilha, bastou apenas incluir o conteúdo dentro da Subtrilha - Integração. Automaticamente todas as trilhas foram atualizadas.
![]()
No painel são apresentadas as Subtrilhas cadastradas. Para localizar uma Subtrilha existente realize uma busca por palavra-chave, ou se preferir utilize a Busca avançada, que possui como filtros possíveis o Status e as Categorias.
Ao localizar uma Subtrilha cadastrada, através do botão
é possível Editar, Excluir ou Vincular conteúdos
Atenção
No caso de exclusão, o sistema não exclui o vínculo do Usuário com os conteúdos que existiam na Subtrilha. Apenas o agrupamento dos conteúdos será excluído.
Caso a Subtrilha seja criada novamente, o sistema irá recuperar o status do Usuário no conteúdo e calcular a porcentagem de conclusão para cada usuário de forma automática.
Para cadastrar uma nova Subtrilha, clique em
.
Em Cadastro informe o Título, Indicador e a Descrição da Subtrilha. Indicadores são utilizados para mensurar a performance do usuário/aluno e são cadastrados na funcionalidade Competências.
Exemplo
Considerando que Matemática seja um tema, então Adição, Subtração, Divisão e Multiplicação seriam seus Indicadores, e o operador, ao cadastrar um conteúdo, poderá apontar também os Indicadores do tema que serão vistos nesse conteúdo.
Para mais informações consulte a página de Competências.
O sistema é globalizado e os conteúdos também, ou seja, é possível cadastrar o mesmo conteúdo em Idiomas diferentes. Informe o Idioma que está sendo cadastrado.
Na seção de Opções de Publicação é possível definir:
Status
Ativo – disponível para todos os usuários de acordo com a Visibilidade atribuída a eles;
Inativo – utilizado quando o conteúdo deixa de estar visível para o usuário;
Rascunho – utilizado quando o conteúdo está em criação. Com essa opção marcada, o conteúdo ainda não está disponível para o usuário.
Para prosseguir com o cadastro, clique em
.
Na guia Vincular Conteúdos, é possível associar
Cursos (Presencial/Online),
Conteúdos,
ou Avaliações
e
Pesquisas relacionados à Subtrilha.
Para isso selecione o Tipo e informe o Nome do conteúdo a ser associado, e em seguida
clique no botão
.
O sistema então apresentará uma listagem do conteúdo buscado, sendo possível informar se deseja
associá-lo no
início ou final, através dos botões
.
Ao adicionar o conteúdo, informe se o conteúdo deve ir para todos usuários ou
apenas para novos usuários vinculados às trilhas que tem a subtrilha associada.
Confirme a operação através do botão .
O conteúdo poderá ser adicionado apenas uma única vez à Subtrilha. Ordene os conteúdos acionados de acordo com a necessidade através das setas localizadas à esquerda.
Exemplo
Neste caso abaixo, o usuário só poderá realizar o curso RH Para Líderes Mod. 2, após concluir o curso RH Para Lideres Mod. 1;
![]()
Ao vincular o conteúdo à Subtrilha, serão disponibilizadas as opções de Tipo, Inscrição Automática e Configurações de e-mail.
ATENÇÃO
A opção Inscrição Automática estará disponível apenas para Cursos Online e Presenciais
Para o Tipo, escolha se o conteúdo será Mandatório ou Extra. Esse campo é meramente informativo, de forma que cadastrar um conteúdo como Extra não tira a obrigatoriedade do Usuário realizá-lo. Essa informação serve apenas como forma de monitorar a realização dos conteúdos que são Mandatórios para a empresa.
Marque opção Inscrição Automática para que os Usuários que pertencerem a essa trilha, caso sejam elegíveis, possam iniciar o próximo módulo na primeira turma elegível.
Caso seja necessário comunicar os Usuários por e-mail de alterações na Subtrilha marque a opção Enviar Comunicado para usuários. Dessa maneira, caso um conteúdo ou Pré-requisito seja adicionado ou excluído da Subtrilha um e-mail será enviado para os Usuários que participam dela.
ATENÇÃO
Para habilitar a notificação de eventos nas Subtrilhas também é necessário marcar a opção Enviar comunicado na atualização da seção Configurações de e-mail na funcionalidade Trilhas Base.
Determine por último o Prazo de realização em dias e os Pré-requisitos de cada um dos conteúdos vinculados, sendo possível adicionar como requisito apenas os conteúdos presentes na subtrilha. Esse campo é apenas informativo, de forma que a adição de pré-requisitos não afeta a ordem de execução dos conteúdos.
Após realizar as configurações necessárias, clique em
.