Nesta fase acontece o processo seletivo da vaga. Aqui são definidas as etapas seletivas, os critérios de avaliação e toda a parte de gestão do processo seletivo, inclusive opções de comunicação com os participantes e envolvidos na vaga. A fase de seleção é obrigatória, e nela ocorre a seleção de participantes para a admissão, recontratação e/ou movimentação.
Selecione o modo desejado para exibição das informações dos participantes, por padrão é apresentado no modo Detalhado, sendo possível alterar para o modo Grid:
Caso a fase apresente vários participantes:
No modo Detalhado é possível carregar toda a
listagem através do botão .
No modo Grid, através da opção
, selecione
a quantidade de registros exibidos por página na Lista de
Participantes.
Para realizar ordenação de participantes no modo Detalhado, clique no campo Ordenar por, e no modo Grid realize a ordenação clicando sobre a coluna desejada.
Ordenação no modo Detalhado
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Ordenação no modo Grid
![]()
Na fase de seleção é possível visualizar o grau de Aderência do candidato individualmente para facilitar o Ranqueamento dos Candidatos, para isso, é realizada uma comparação das competências associadas aos candidatos, inclusive aquelas identificadas durante a realização de Games, para com as exigidas pelo Processo Seletivo.
Ao utilizar a avaliação considerando a Aderência, o recrutador terá maior apoio quanto a seleção dos candidatos ideais, e uma análise prévia dos participantes mais aderentes para a Vaga do processo.
A Aderência é medida baseada em três pontos principais, sendo eles: Educação, Experiência e Competência. Baseado nos itens avaliados do perfil do candidato, o recrutador terá visibilidade de sua aderência, em relação ao Processo seletivo selecionado.
É possível criar, acompanhar e gerir etapas de seleção, elas (etapas) não são obrigatórias. No entanto, quando existirem, funcionarão como subdivisões da fase de seleção. A quantidade de participantes de cada uma das etapas também será mostrada junto das figuras que as representam.
Assim como as fases, as etapas poderão ser criadas, editadas e excluídas. A pasta Todos é fixa e não pode ser removida ou editada. Ela apresenta a quantidade total de participantes da fase e a lista contendo os detalhes de todos os participantes.
As etapas funcionam como filtros, mostrando apenas os que participam da respectiva etapa selecionada. Diferente da pasta Todos que funciona apenas para mostrar a quantidade total de participantes da fase de seleção.
Para criar uma etapa clique sobre o ícone
. Caso
tenha mais de um Perfil de
Etapa cadastrado, selecione o desejado e informe o
Tipo de Etapa e sua Descrição.
Defina ainda a Data Início e Limite dessa etapa.
Informe o Horário início e Horário fim bem como o Local de realização da Etapa.
Defina se a etapa será Obrigatória e se a Avaliação será feita por Conceito ou Dimensão. Se optar por Conceito selecione o Grupo de conceitos. Se optar por Dimensão, será exibida uma lista de dimensões para selecionar um ou mais. Informe o Índice de aprovação.
Atenção
Quando o tipo da avaliação for Dimensão é possível ordenar a lista de dimensões pelo Código ou Descrição. Por padrão a ordenação ocorre pela coluna Código.
Os participantes inseridos em uma Etapa cujo Tipo de Etapa seja Integração com o FAP Online ou SOC, terão seus dados sincronizados durante a próxima sincronização, previamente configurada.
Atenção
Ao adicionar um participante em uma Etapa que possua Integração com o FAP Online ou SOC, é necessário vincular o participante a um dado contratual. Caso houver algum dado incompleto, será redirecionado de Tela de definição dos dados contratuais.
Informe o Analista responsável e o Gestor solicitante da vaga.
Determine o Ícone a ser exibido na etapa.
Atenção
O Perfil associado a uma etapa determina as seções que vão compor o cadastro da etapa e da participação. Além disso, o perfil também determina as informações que terão o preenchimento obrigatório.
Otimize a definição de etapas na fase de seleção importando
um Grupo de etapas
pré-definido, para isso clique em
(Importar).
Atenção
Para a importação de etapas nesta funcionalidade, é necessário criar Etapas modelo e associá-las a um Grupo de etapas.
O Gráfico estrelas apresenta o resultado das avaliações obtidas pelo participante nas etapas avaliadas.
Exemplo
Considerando uma vaga com cinco etapas, onde o participante foi:
Avaliado em 3 etapas com aprovação em 2, o gráfico estrela considera as 3 etapas avaliadas como sendo 100% do gráfico da Avaliação da vaga (5 estrelas). Como o Resultado do participante foi igual a 2 aprovações e 1 reprovações, o percentual obtido por este participante na avaliação foi de 66,666...%, obtendo assim 3 estrelas e 1/2.
O gráfico de progresso, apresenta o % de andamento do participante em todas as etapas da vaga (Participação, Avaliação e Conclusão), independente do resultado obtido.
Em vagas com questionários associados, a lista de participantes é ordenada de forma decrescente, do maior para o menor, a partir dos valores das notas obtidas nos questionários.
O operador pode acessar o questionário respondido para conferência de notas das questões já definidas pelo sistema - Questões objetivas, ou definir notas manualmente das questões que não possuem resposta esperada - Questões subjetivas - Texto.
No cabeçalho da Lista de Participantes da fase de Seleção estão disponíveis os menus:
Em Participante é possível buscar um
Novo candidato (através da
Busca de Pessoas), Adicionar Candidato, Excluir, Importar
participantes, Reaproveitar participantes e
Alterar status do(s) participante(s) selecionado(s).
Reaproveitamento de participantes:
Ao selecionar a opção Reaproveitamento de participantes os campos Processo Seletivo e Selecione o participante estarão disponíveis para preenchimento, estes são utilizados como ferramentas de filtragem.
O campo Processo Seletivo ao ser preenchido com o nome ou código de processos anteriores irá trazer a lista de processos seletivos de acordo com o valor digitado.
Selecione o participante atua de forma similar, onde é possível filtrar por nome, CPF ou código de candidatos.
Exemplo
![]()
O indicador Somente vagas com a mesma categoria é uma filtragem adicional. Ao selecioná-la o sistema irá listar apenas processos seletivos com a mesma categoria definida no processo atual.
O indicador Reaproveitar todos os Aprovados, quando marcada, irá desabilitar o campo Selecione o participante e irá importar todos os candidatos aprovados no processo seletivo definido.
Para ser possível marcar a opção Reaproveitar todos os aprovados, pelo menos um processo seletivo deve estar selecionado no campo Processo seletivo.
Os participantes de processos seletivos históricos ao serem importados para o processo seletivo atual, terão aproveitadas as notas de etapas que forem iguais em ambos os processos de mesma categoria.
Para participantes com o status Aprovado, o status se mantém como aprovado para o processo atual, podendo assim, o participante ser selecionado de forma imediata. Para participantes com o status Em andamento, Reprovado ou Desistente no processo histórico, seu status será disponibilizado como Em andamento. Com isso, será necessário que estes realizem obrigatoriamente as etapas do processo atual.
Os status de candidatos disponíveis para alteração são:
Em andamento;
Desistente;
Reprovado;
Aprovado;
Selecionado.
Ao selecionar um participante é apresentada a tela de Seleção para a definição
dos
dados contratuais da seleção, enviando ele para a fase de Admissão, onde
será acompanhado até a finalização do processo de admissão e/ou recontratação
e/ou movimentação.
Caso tenha integração com o Portal de Admissão externo configurado na funcionalidade Configurações de Web Service ao selecionar um participante será possível na tela de Seleção definir se esse candidato deve ou não ser enviado ao Portal de admissão externo.
O estorno do participante da seleção, pode ser realizado a partir da atribuição de qualquer um dos outros status na triagem.
Atenção
O estorno da fase de seleção só pode ser realizado enquanto o participante não tiver sido avaliado (recebido status diferente de andamento na fase de seleção) ou associado a uma etapa de seleção. A partir do momento em que o participante for avaliado na seleção ou vinculado a uma etapa de seleção, fica indisponível a atribuição de outros status ao participante aprovado na triagem.
Em Etapa é possível incluir e excluir os participantes selecionados na etapa escolhida, bem como, editar e avaliar participação
Atenção
Não é possível Incluir na etapa, Excluir da etapa, Editar participação, Avaliar participação de participantes que estejam com status Selecionado, Admitido, Movimentado ou Recontratado.
Os participantes associados à Etapa selecionada poderão estar com os seguintes status:
Em
andamento - indica que o participante está envolvido em uma etapa do processo de
seleção;
Desistente
- indica que o participante desistiu da etapa do processo de seleção;
Reprovado
- indica que o participante foi reprovado na etapa do processo de seleção;
Aprovado
- indica que o participante foi aprovado na etapa do processo de seleção;
Excluído / Estornado após a efetivação - indica que ocorreu a exclusão após a
admissão ou recontratação ou ainda a retirada após a movimentação do
participante que havia sido efetivado;
Selecionado
- indica que o participante foi selecionado para a fase de
Admissão;
Admitido
- indica que o Candidato teve sua admissão efetivada através da
funcionalidade Ficha Cadastral do módulo de Tabelas Genéricas;
Movimentado
- indica que o Colaborador teve sua movimentação efetivada através da
funcionalidade Movimentações;
Recontratado
- indica que o Ex colaborador teve sua Admissão efetivada através da
funcionalidade Ficha Cadastral do módulo Tabelas Genéricas;
Efetivado para outro cargo ou posição - indica que o participante foi admitido,
recontratado ou movimentado para um cargo ou posição diferente do que foi
informado na seleção da vaga.
A Avaliação pode ser realizada por Conceitos ou Dimensão de acordo com a definição de cada uma das etapas. Para a avaliação por Dimensão informe os conceitos de cada dimensão avaliada, com base o resultado obtido e no índice de aprovação, o sistema apresenta o resultado do participante na etapa. Para a avaliação por Conceito, informe o conceito obtido na etapa avaliada, na seqüência o sistema apresenta o resultado do participante. Em ambos os casos, se desejar informe um Parecer e as Habilidades Técnicas da etapa avaliada. O Resultado é sempre visível e obrigatório em uma avaliação.
Em Marcador é possível adicionar ou remover participantes nas pastas Talento, Em espera e Restrito.
Além disso é possível definir a ordem das informações, arrastando as coluna da forma que desejar na lista, e ainda, definir os critérios de exibição, clicando duas vezes sobre um dos títulos das colunas.
Em Envios é possível realizar para os candidatos o Envio de Currículo, Envio de E-mail, Envio Carta Oferta, Envio e Avaliação de Entrevista por Vídeo, Envio de Game e o Envio de Questionário.
Os tipos de envio disponíveis tem suas particularidades quanto a sua configuração no módulo. Dito isso, defina os seguintes campos de acordo com a opção de envio selecionada:
Envio de Currículo: Ao selecionar essa opção a janela Enviar Currículo surgirá para que possa ser parametrizado os campos E-mail e Destinatários.
E-mail: nesse campo são apresentados os e-mails manuais previamente cadastrados na funcionalidade E-mail, que poderão ser selecionados para o envio do currículo.
Atenção
Quando realizada alguma alteração no template de e-mail, as mudanças impactam apenas o conteúdo do e-mail a ser enviado naquele momento,ou seja, após ser enviado o e-mail as parametrizações do template permanecem inalteradas.
Destinatários: através desse campo é possível indicar os destinatários para os quais serão enviados os e-mails com currículos. Podem ser enviados aos destinatários pré-configurados no template de e-mail, definidos na funcionalidade E-mail, para isso, marque o indicador Pré-configurados no template de e-mail. É possível também, indicar que o destinatário será o gestor da vaga, basta marcar a opção Gestor. Caso deseje, defina outros destinatários, através da opção Outros, e informe-os, sendo necessário utilizar ";" (ponto e vírgula) ou "," (vírgula) entre os destinatários quando informar mais de um.
Atenção
A opção Gestor só será exibida se a vaga possuir um gestor solicitante definido através da funcionalidade Vaga, guia Dados Gerais, e nesse caso, o operador deve ter visibilidade para que seja possível visualizar o gestor.
Envio de E-mail: Ao selecionar essa opção a janela Informação da Vaga surgirá para que possa ser possível realizar as parametrizações necessárias para o envio do e-mail.
Atenção
Os e-mails disponíveis para seleção serão aqueles cadastrados previamente na funcionalidade E-mail.
Se necessário marque o indicador Enviar um e-mail para cada destinatário para realizar o envio individual do e-mail para cada destinatário (candidato) selecionado.
Marque a opção Desconsiderar candidato no envio dos destinatários, para permitir que o recrutador realize o envio do E-mail selecionado desconsiderando assim o candidato no envio dos destinatários (candidatos).
Para realizar alguma alteração no E-mail selecionado, clique no
botão
e o altere
conforme necessário, podendo modificar o Assunto, a Mensagem do
e-mail,
assim como
também incluir e excluir Anexos (
). Vale ressaltar que as
alterações
realizadas serão consideradas somente no envio
atual do E-mail.
Atenção
Quanto aos Anexos do e-mail:
Não será possível alterar os Anexos inseridos pela funcionalidade E-mail
Poderão ser anexados 3 arquivos de até 2MB que estejam dentre as extensões .doc, .docx, .pdf, .odt, .jpeg, .jpg, .png, .bmp, .rtf ou .eml.
Envio de Carta Oferta: Ao selecionar essa opção a janela Enviar Carta Oferta surgirá para que possa ser parametrizado os campos Portal, Template da Carta Oferta, Data de início na empresa e Mensagem.
Atenção
Para utilizar desta opção é necessário que haja pelo menos um template de carta oferta cadastrado na funcionalidade Template da Carta Oferta.
Portal: Neste campo serão apresentados os portais disponíveis para o participante responder a carta oferta.
Template da Carta Oferta: Neste campo serão apresentados os templates da carta oferta previamente cadastrados na funcionalidade Template da Carta Oferta.
Data de início na empresa: Através deste campo é possível indicar a data prevista para o participante iniciar na empresa.
Mensagem: Este campo será preenchido com template selecionado na opção Template da Carta Oferta. Ele permite edição caso necessário do texto presente.
Para cancelar a parametrização clique no botão (Cancelar).
Para prosseguir com o envio, clique no botão (Próximo) para que
seja possível definir se a Carta Oferta será validada antes do envio ao
candidato e quem irá validar, se esta for a necessidade.
Clique sob o indicador Solicitar Aprovação, caso a Carta Oferta necessite de aprovação.
Quando o indicador Solicitar Aprovação for marcado como Sim, as sessões Destinatários e E-mail serão disponibilizadas para parametrização.
Na seção Destinatários será parametrizado quais colaboradores terão o papel de aprovadores da Carta Oferta e quais serão somente notificados da mesma.
Sendo assim, no campo Papel, selecione Pessoa, Gestor da vaga ou Analista responsável.
Ao selecionar Pessoa, um campo de busca será habilitado, permitindo que a pesquisa pelo colaborador seja feita por matrícula ou nome.
Caso seja selecionado Gestor da vaga e Analista responsável, o sistema irá considerar o e-mail do colaborador cadastrado nessas funções no Processo Seletivo.
Atenção
Não é possível adicionar o mesmo Papel duas vezes na lista de aprovadores.
No campo Tipo de Envio defina a qual grupo de aprovação e notificação que o destinatário participará:
Aprovações obrigatórias: Todas as pessoas adicionadas a este grupo terão que aprovar a Carta Oferta, para que esta possa ser então enviada ao participante.
Aprovação única: Neste grupo, é necessário que pelo menos uma pessoa aprove. Assim que a primeira aprovação deste grupo ocorrer, a Carta Oferta será considerada aprovada pelo grupo todo e então enviada ao participante.
Notificar: As pessoas incluídas neste grupo apenas serão notificadas do envio da Carta Oferta, portanto, não precisarão aprová-la e ela já poderá ser enviada diretamente para o participante.
Por fim, na sessão E-mail, escolha quais templates de e-mail serão utilizados para enviar a Carta Oferta aos membros dos grupos descritos acima. Caso o grupo de destinatários Notificar estiver vazio, o campo Template de Notificação será ocultado da tela. Da mesma forma, se apenas o grupo Notificar estiver preenchido, o campo Template de Aprovação será ocultado da tela.
Para cancelar a parametrização clique no botão (Cancelar).
Para voltar a tela anterior, clique no botão (Anterior).
Para prosseguir com o envio, clique no botão (Próximo) para que
seja possível parametrizar os campos
Modelo de e-mail, Data de expiração, Assunto,
Mensagem.
Modelo de e-mail: neste campo serão apresentados modelos de e-mail previamente cadastrados na funcionalidade E-mail.
Atenção
Os e-mails disponíveis para seleção serão aqueles cadastrados previamente na funcionalidade E-mail.
Data de expiração: O e-mail enviado ao candidato conterá um link que o direcionará a carta oferta. Este campo define a data de expiração do link, de modo que, depois de expirado, o link não poderá mais ser acessado.
Assunto: Através deste campo é indica-se o Assunto do e-mail a ser enviado.
Mensagem: Este campo será preenchido com o modelo escolhido no campo Modelo de e-mail.
Para cancelar a parametrização, clique no botão (Cancelar).
Para voltar a tela anterior, clique no botão (Anterior).
Para finalizar e enviar a carta oferta ao participante, clique no botão (Enviar).
Entrevista por Vídeo: Neste menu é possível realizar o envio da entrevista como também a avaliação da mesma.
Para realizar o envio da entrevista, selecione o candidato ou candidatos que irão participar da entrevista e clique em Enviar Entrevista, ao fazer isso a janela Envio de Entrevista sera exibida, nela informe a Entrevista correspondente ao recrutamento da vaga e determine a Data de expiração.
Atenção
Para selecionar a Entrevista a ser enviada é necessário realizar previamente o cadastrado da mesma através da funcionalidade Entrevista presente nas Configurações do Recrutamento.
Atenção
O e-mail será preenchido automaticamente, conforme cadastro de E-mail do tipo Entrevista.
Na lista de candidatos, a coluna de Entrevista por vídeo, apresentará o Status das Entrevistas enviadas:
-
candidato
ainda
não
realizou a entrevista enviada.
-
candidato já
realizou a
entrevista.
-
candidato não realizou a entrevista no prazo determinado.
-
o
envio
da entrevista não foi realizado devido à falha no envio, seja por e-mail
inválido, servidor configurado incorretamente, falha na internet, dentre
outros.
O operador do Recrutamento poderá verificar o motivo da falha nos
e-mails
processados.
Atenção
Caso a entrevista tenha sido enviada de forma coletiva, e algum participante esteja com o status Enviado ou Falha, o e-mail será enviado novamente, mantendo o mesmo link e Data de expiração.
Caso o candidato já tenha realizado a entrevista é necessário avaliá-la. Para isso, selecione o candidato e no menu Envios - Entrevista por vídeo , clique em Avaliar da Entrevista.
O recrutador deverá realizar a Avaliação da Entrevista. Para isso, deve atentar-se aos Status:
-
entrevista realizada com avaliação pendente.
-
avaliação realizada.
-
avaliação não realizada no prazo determinado.
Envio de Game:
Atenção
Para que seja possível realizar o envio de Games aos candidatos, é necessário ter parametrizações referente ao Parceiro - LMS na funcionalidade Configurações de Web Service
É possível enviar Games temáticos e com configurações específicas para cada candidato como etapa de Seleção, portanto, clique aqui para saber mais detalhes sobre as parametrizações e como enviar o Game.
No modo de exibição em Grid é possível visualizar através das colunas da lista de participantes o Nome do Game, Detalhe do Game, Status do Game e Nota do Game. Caso as colunas relacionadas ao Game não estejam visíveis, clique com o botão direito do mouse sobre o o cabeçalho da Lista de Participantes e marque as opções desejadas para que sejam incluídas na lista de participantes.
Exemplo
![]()
Envio de Questionário: Ao selecionar essa opção a janela Enviar Questionário surgirá para que nela possa ser realizada as parametrizações necessárias para o envio do questionário.
Atenção
Para utilizar Questionários nessa opção, é necessário ter realizado previamente o cadastro do mesmo na funcionalidade Questionário.
Informe na janela, o Questionário desejado e o Portal de vagas que se deseja utilizar para a publicação do mesmo.
Exemplo
![]()
Caso tenha selecionado somente um candidato para envio do Questionário, será disponibilizado na janela Enviar Questionário as opções Enviar E-mail e Gerar URL. Clicando em Enviar E-mail será exibida uma nova janela para que seja selecionado o modelo de E-mail a ser enviado.
Atenção
Os modelos de e-mail apresentados na janela Enviar e-mail de questionário serão aqueles pré cadastrados na funcionalidade E-mail.
Já ao clicar em Gerar URL será exibida uma nova janela disponibilizando uma URL já autenticada, dessa forma a URL poderá ser copiada e utilizada pelo candidato já que a mesma está autenticada com as informações do candidato, facilitando que dessa forma, não seja necessário que o candidato execute alguma autenticação ao acessar a URL.
Para casos em que foram selecionados mais de um candidato para envio do Questionário estará disponível na janela Enviar Questionário somente a opção Enviar E-mail.
Assim que o candidato finalizar o Questionário, as notas serão apresentadas na coluna Nota Questionário da lista de candidatos. Caso a coluna relacionada ao Questionário não esteja visível, clique com o botão direito do mouse sobre o cabeçalho da Lista de candidatos e marque a opção Nota questionário para que dessa forma seja incluídas na coluna da Lista.
Exemplo
![]()
Para realizar a Qualificação Cadastral dos candidatos, clique sobre o botão
.
Caso deseje realizar a qualificação apenas de candidatos selecionados, clique em Exportar/Selecionados, caso deseje a qualificação de todos os candidatos, clique em Exportar/Todos.
Será realizada a emissão de um arquivo no formato esperado pelo eSocial para
que seja possível realizar a qualificação cadastral pelo site do governo.
Sendo que este arquivo pode ser consultado no gerenciador de Tarefas
da Suíte Gen.te, acessado no canto superior direito da tela através do ícone
onde
também é possível realizar o download do arquivo gerado e fazer
a devida validação no site do governo.
Realizada a Qualificação Cadastral o governo disponibilizará os arquivos de retorno em um prazo de até 48h. Após esse período, é possível realizar o download desses arquivos e importá-los para o nosso sistema, através do Importar resultados, para isso, informe os Arquivos Processados e Arquivos Rejeitados. Depois de concluída a Importação, passará a aparecer no grid a coluna Qualificação Cadastral onde mostra se o participante foi Aprovado ou Rejeitado.
Para visualizar o dossiê de um candidato, clique sobre o
botão ,
fazendo isso, surgirá uma nova tela exibindo as informações identificadas e
coletadas. É possível visualizar mais
de um Dossiê, para isso selecione os candidatos desejados e clique no botão
assim
todos os candidatos selecionados terão seu Dossiê apresentado na tela que surgir.
No Dossiê é possível visualizar as seguintes informações de acordo com as seções selecionadas:
Currículo |
Visualize todas as informações cadastradas que estão relacionadas ao candidato que foram preenchidas previamente no Cadastro do Candidato. |
Histórico |
Acompanhe na subseção Processos Seletivos quais os processos participados pelo candidato, sendo possível identificar as fases do processo em que o candidato se encontra. Já na subseção E-mail visualize todos os e-mail enviados para o candidato durante os processos seletivos participantes. Para processos de Seleção que apresenta mais de uma Etapa, será apresentado dentro do histórico do colaborador todo o detalhamento das etapas, incluindo o Parecer e a Avaliação obtida até a próxima fase do Processo Seletivo. Além disso, o recrutador pode acompanhar a Aderência do candidato para com o(s) processo (s) participante(s). ![]()
|
Dependentes |
Visualize o Dependente ou dependentes associados ao candidato. |
Anotações |
Insira Anotações que julgue necessárias para compor o Dossiê do candidato, visando auxiliar sua avaliação quanto a aprovação à vaga. |
Arquivos em anexo |
Realize o Anexo de arquivos, assim como também visualize os arquivos já inseridos pelo candidato e pela empresa. |
Qualificação Cadastral |
Verifique o retorno da consulta da Qualificação cadastral do candidato. |
Avaliações de Competências |
Avalie o histórico de Avaliações de Competências obtidos do módulo Gen.te Desenvolve - Competências, sendo possível visualizá-las por Ciclo avaliativo e por Período de avaliação juntamente com o resultado consolidado obtido pelo candidato. |
Para navegar no Dossiê utilize as seguintes Teclas de Atalho :
- Quando
selecionado mais de um currículo navegue para o currículo da esquerda.
- Quando selecionado
mais
de um currículo navegue para o currículo da direita.
- Utilize este botão
para sair da tela de visualização do currículo e voltar para
Busca de Pessoas.
-
Utilize este botão para entrar/sair do modo tela cheia.
-
Pressione as teclas CTRL+P para realizar a impressão do currículo selecionado.
Assim que visualizar o Dossiê do candidato, a coluna Visualizados da lista
de
candidatos é atualizada com o ícone indicando que o mesmo já foi acessado. Com isso, torna-se
possível
realizar a ordenação de candidatos que já tiveram seu Dossiê visualizado
(acessado).
Quando o modo de exibição das informações dos candidatos for em Grid, ao clicar na coluna Visualizado, as possibilidades de ordenação dos candidatos serão:
ordenar os candidatos já visualizados no topo da Grid;
ordenar os candidatos já visualizados no final da Grid;
ou então retirar a ordenação estabelecida;
Ordenar com informações na Grid
![]()
Já ao utilizar a exibição das informações dos candidatos de forma Detalhada é possível realizar a ordenação dos candidatos por Dossiê Visualizado e Não Visualizado através do campo Ordenar por.
Ordenar com informações de forma Detalhada
![]()
Atenção
Caso, mesmo após realizar o acesso ao Dossiê queira deixar o mesmo como Não visualizado marque o botão
/
para que na lista de candidatos a coluna Visualizados não seja preenchida como visto (
).