Nesta guia informe quem serão os responsáveis pela aprovação da solicitação de rescisão. Será possível informar quantas aprovações julgar necessárias no processo de rescisão.
Atenção
As etapas de aprovação dependem do Motivo de rescisão. Caso um dos responsáveis reprove o processo, as etapas restantes de aprovação não mais acontecerão.
Informe a Quantidade de etapas de aprovação desejada.
Clique em para cadastrar uma
etapa.
Em seguida selecione o tipo de etapa que deseja utilizar se Aprovação, Atividade
ou E-mail.
Atenção
Somente para o cadastro da Etapa após a gravação será apresentado o tipo de etapa Atividade.
Para informar os dados relacionados à aprovação defina na tela Etapa, a Forma de execução da etapa: Fixa ou Por regra.
Caso seja optado por Fixa defina:
A Descrição da atividade;
O Papel do responsável pela aprovação, podendo ser: Solicitante, Gestor do alvo, Gestor do solicitante, Grupo de colaboradores, ou Pessoas do grupo de colaboradores.
Quando selecionado: Grupo de colaboradores ou Pessoas do grupo de colaboradores, informe a Forma de obtenção do grupo de colaboradores: Fixo ou Por Regra.
Ao selecionar as opções Grupo de colaboradores ou Pessoas do grupo de colaboradores, é apresentada a opção Impedir que o Alvo do processo realize a aprovação, caso ele participe do grupo de colaboradores responsável?. A opção quando marcada como Sim, permite ao sistema impedir que o solicitante, caso este faça parte do grupo de colaboradores do processo, aprove sua própria solicitação. Caso a opção esteja marcada como Não, permite ao solicitante realizar a aprovação da etapa.
Caso optado Por Regras, defina quais serão as regras selecionando-as através da listagem. Lembrando que essas regras deverão ter sido previamente cadastradas na funcionalidade Regras.
Quando selecionado Gestor do alvo ou Gestor do solicitante informe a Forma de obtenção do gestor, podendo ser Nível(is) acima ou Nível organizacional específico.
A opção Subir nível organizacional até encontrar um gestor?, possibilita indicar até qual nível deverá ser buscado outro gestor para a aprovação caso o sistema não tenha encontrado o nível do gestor do alvo ou o nível do gestor do solicitante informado. Esta opção será disponibilizada somente quando a opção Nível organizacional específico estiver sido marcada.
Na seção Regras são disponibilizadas algumas opções que contem na guia Solicitação, estas poderão ser disponibilizadas na etapa de aprovação do processo caso não faça sentido tê-las na solicitação, portanto informe:
Se deseja Enviar e-mail de atividade pendente?;
Habilite a opção Enviar notificação push Gen.te Mobile?, caso deseje que as etapas sejam enviadas através de Push para o aplicativo Gen.te Mobile. Ao habilitá-la, será disponibilizada a guia Push para realizar as configurações a serem consideradas para esse tipo de notificação.
Se o Responsável pela etapa acompanhará o processo?, caso a opção seja marcada como Não, o responsável pela etapa não terá acesso a lupa de consulta, impedindo que os dados históricos da solicitação sejam visualizados.
Nessa seção é possível indicar um redirecionamento, para isso marque a opção Executar redirecionamentos? como Sim.
Na seção formulário defina:
Se Os dados da solicitação poderão ser editados?;
Se deseja Exibir histórico de participantes?
Se deseja Disponibilizar campos de Crédito Consignado com Garantia de FGTS;
Se deseja Disponibilizar campo do Termo de rescisão?;
Se deseja Disponibilizar campo Processo judicial com suspensão da Contrib. Social?;
Se deseja Disponibilizar o campo "Adesão ao programa de demissão voluntária" (PDV)?, caso o colaborador tenha interesse em se desligar da empresa por meio de um acordo entre as partes;
Se deseja Disponibilizar campo “Disponível para eSocial?”. Caso a opção seja Sim, será possível indicar se a rescisão cadastrada por este processo será imediatamente enviada ao ambiente do governo.
Se deseja Permitir data da rescisão retroativa?. Caso a opção seja Sim, informe a quantidade de dias permitida.
Atenção
A opção Permitir data da rescisão retroativa? será disponibilizada quando na guia Solicitação a Forma de Cumprimento do Aviso Prévio for Indenizado (data do aviso igual à data da rescisão).
Em Aviso prévio visível?, se deseja que o tipo de aviso seja visível na etapa de aprovação;
Em Aviso prévio editável?, se deseja que seja permitido realizar a alteração do tipo de aviso na etapa de aprovação;
Se deseja Permitir data de aviso prévio retroativa?. Caso a opção seja Sim, informe Até quantos dias com relação a data da aprovação;
Em Data da rescisão editável?, se deseja que a data de rescisão seja editável;
Na opção Data de projeção do aviso prévio editável?, se deseja que data de projeção seja editável;
Em Data de pagamento será visível?, se deseja que a data de pagamento seja visível;
Se deseja Permitir exceção à data de corte?, marcando esta opção com Sim, caso a Data da rescisão esteja dentro da referência atual do sistema e a solicitação ocorra após o dia informado na opção Data de Corte da funcionalidade Configurações gerais, o sistema irá desconsiderá-la e a ocorrência será gravada. Se estiver igual a Não, o sistema irá impedir a gravação da ocorrência caso a Data da rescisão seja posterior à data de corte e dentro da referência atual do sistema;
Se deseja Disponibilizar opção para retornar o processo ao solicitante?. Caso a opção seja Sim será disponibilizada a opção Justificativa obrigatória?, permitindo informar uma justificativa que será apresentada no processo em caso de pendência.
Através da seção Anexo é permitido configurar a visibilidade e obrigatoriedade de anexos. Caso deseja que o campo Anexo seja visível no portal de autoatendimento, selecione como Sim a opção Disponibilizar opções de anexos?.
Marque a opção Anexo Obrigatório? como Sim, para que na etapa a inclusão de anexos ao processo seja obrigatória, mesmo que já tenham inseridos anexos de etapas anteriores.
A opção Anexo Obrigatório? só será apresentada caso a opção Disponibilizar opções de anexos estiver marcada como Sim.
Posteriormente clique em .
As informações cadastradas na tela de Aprovação serão apresentadas
em uma lista,
nela é possível visualizar as informações, clicando em . Veja:
Exemplo
![]()
É possível definir a ordem de aprovações na lista, para isso basta clicar em .
Clicando na opção , será disponibilizado o
desenho do fluxo de aprovações. Veja:
Exemplo
Caso deseje ou
as informações da
lista, basta clicar nas
respectivas opções.
A seção Etapas para aprovação, permite adicionar as etapas a serem executadas após a gravação.
Clique em para
incluir ou editar etapas após a
gravação da rescisão. Escolha a opção Atividade para iniciar a configuração.
Para informar os dados relacionados após a gravação defina na tela Etapa, a Forma de execução da etapa: Fixa ou Por regra.
Caso seja optado por Fixa defina:
A Descrição da atividade;
O Papel do responsável, podendo ser: Solicitante, Gestor do alvo, Gestor do solicitante, Grupo de colaboradores, ou Pessoas do grupo de colaboradores.
Se deseja Enviar e-mail de atividade pendente?;
Habilite a opção Enviar notificação push Gen.te Mobile?, caso deseje que as etapas sejam enviadas através de Push para o aplicativo Gen.te Mobile. Ao habilitá-la, será disponibilizada a guia Push para realizar as configurações a serem consideradas para esse tipo de notificação.
Se o Responsável pela etapa acompanhará o processo?
Em Redirecionamento defina se deseja que o processo irá Executar redirecionamentos marcando a opção como Sim.
Na seção Formulário descreva Orientações ao usuário que julgar necessárias para serem apresentadas ao usuário do processo. Ao preencher esse campo o sistema irá sobrescreverá a definida na guia Solicitação, caso não seja configurada as orientações da etapa, a mesma não será exibida.
Informe se deseja Exibir histórico de participantes?
Exibir apenas a data da rescisão? - Caso deseja que seja apresentada somente a data da rescisão, marque essa opção como Sim. Caso opte por Não, o formulário será apresentado de forma completa (motivo, data do aviso, data de pagamento, justificativa, etc).
Através da seção Anexo é permitido configurar a visibilidade e obrigatoriedade de anexos. Caso deseja que o campo Anexo seja visível no portal de autoatendimento, selecione como Sim a opção Disponibilizar opções de anexos?.
Marque a opção Anexo Obrigatório? como Sim, para que na etapa a inclusão de anexos ao processo seja obrigatória, mesmo que já tenham inseridos anexos de etapas anteriores.
Atenção
A opção Anexo Obrigatório? só será apresentada caso a opção Disponibilizar opções de anexos estiver marcada como Sim.
Através da opção Exibir os anexos da etapa anterior?, indique se os anexos das etapas anteriores serão inseridos, e/ou não, na etapa após gravação da rescisão.
Através da opção Inserir anexos na ficha do colaborador?, indique se os anexos considerados na etapa após a gravação serão inseridos na Ficha do Colaborador logo após o usuário prosseguir com a etapa.
Caso seja escolhida a etapa de E-mail, indique primeiramente a Forma de execução da etapa, que pode ser Fixa ou Por regra. Caso seja escolhida a opção Por regra, será necessário configurar quais Regras serão validadas para que a etapa seja realizada. A etapa só será executada quando o resultado de todas as Regras for verdadeiro.
Em Dados Gerais forneça a Descrição para a etapa criada. Essa descrição serve para identificar a etapa no sistema, e não aparecerá no e-mail enviado.
Na seção E-mail devem ser estabelecidos o remetente, destinatário e corpo do
e-mail.
Ao clicar no botão será
disponibilizada a tela Destinatário(s), onde devem ser escolhidos os
colaboradores que
receberão o e-mail. Para adicionar um destinatário, indique o seu Tipo e em
seguida clique
no botão
(Adicionar).
Os Tipos de destinatário são:
Solicitante: o colaborador que deu início ao processo. Nos processos de rescisão o solicitante é normalmente a área de RH ou o gestor do colaborador a ser rescindido;
Alvo: colaborador alvo do processo, nesse caso a pessoa a ser rescindida;
Fixo: nesse caso o destinatário é o colaborador cujo e-mail for informado no campo E-mail;
Gestor do Alvo: gestor do colaborador que será movimentado;
Gestor do Solicitante: gestor do colaborador com o papel de gestor do solicitante do processo ;
Quando forem selecionados os destinatários Gestor do Alvo ou Gestor do Solicitante, deverá ser escolhida a Forma de obtenção do gestor e também o seu Nível hierárquico. Estão disponíveis as seguintes Formas de obtenção do gestor:
Nível(is) acima: quando for escolhida essa opção, deverá ser indicado no campo Nível(is) quantos níveis acima do colaborador o gestor deverá ser buscado;
Nível organizacional específico: quando for escolhida essa opção, deverá ser indicado no campo Nível(is) o nível específico do gestor a ser buscado. Para essa opção está disponível também o indicador Subir nível organizacional até encontrar um gestor?, que permite que o sistema busque um gestor caso um não seja encontrado no nível indicado. Quando a opção Subir nível organizacional até encontrar um gestor? for marcada, será necessário informar até que nível o gestor será buscado no campo Subir até o nível.
Ao clicar no botão ,
será apresentada a tela Dados, para que seja informado o assunto do e-mail.
Nessa
tela é possível fazer o uso de tags, que serão substituídas pela informação
correspondente no envio do e-mail. As tags estão dividas
em Informações Gerais e Dados do Processo.
Já ao clicar no botão , é exibida a tela
Dados onde deve ser inserido o corpo de texto do e-mail. Assim
como no Assunto, é possível utilizar tags no Conteúdo, que serão
substituídas no e-mail pela informação correspondente.
Na seção Relatório, ao marcar a opção Anexar relatório? como Sim, será habilitado o campo Relatório para que seja definido o relatório a ser enviado juntamente com e-mail para o Destinatário(s).
Se a opção escolhida for Gerar relatório personalizado, será apresentada a opção Enviar para assinatura digital?, permitindo que seja possível assinar digitalmente através de provedores os relatórios de rescisão. Ao definir essa opção como Sim, o campo Signatários será apresentado para parametrização do envio.
Marque o indicador Anexar à ficha do colaborador para que seja permitido anexar o arquivo com assinatura digital na Ficha do Colaborador.