Para facilitar a conferência dos dados dos colaboradores e dos valores calculados mês a mês, foi disponibilizada a possibilidade de definições de Alertas para cada folha de pagamento calculada. Para isso, foram realizadas as seguintes alterações:
Foi disponibilizada na Suíte gen.te, em Configurações, no menu Cadastros Gerais a funcionalidade Mensagem, permitindo cadastrar mensagens que serão apresentadas como resultado do processamento do alerta.
Foi disponibilizada na funcionalidade Fórmula, o tipo de fórmula Alerta de Cálculo, permitindo definir para qual conceito serão disparados os alertas de cálculos a depender do grupo de cálculo selecionado. Os conceitos disponíveis são: Colaborador, Dependente e Pensionista.
No Catálogo de atributos do Colaborador, foram incluídos os seguintes atributos com seus respectivos campos:
Dados bancários: Banco, Tipo de Conta, Código e Dígito Verificador da Conta e Código e Dígito Verificador da Agência.
Código do CBO;
Tipo da Situação;
Indicador referente a Escala: Colaborador contratado sob regime de tempo parcial.
Estagiários: Natureza do estágio e Instituição de Ensino.
O atributo Código da situação passa a disponibilizar dois tipos de comportamento dependendo do tipo de alerta utilizado, onde para o Alerta de Cálculo o sistema irá considerar a última situação do mês ou situação da última ocorrência, quando houver ocorrência no mês. Já para o Alerta Cadastral será a última situação da referência da empresa.
Foi disponibilizado o Catálogo de Eventos para o tipo de fórmula Alerta de Cálculo e todos os códigos de eventos cadastrados.
O Catálogo Informações Adicionais passa a ser considerado para o conceito Colaborador, independente do tipo de fórmula. As informações adicionais disponibilizadas são: Unidades Organizacionais, Cargos Efetivos e Colaboradores.
Também para o conceito Colaborador, os catálogos de Rescisão, Vale Transporte e Pensionista passam a ser disponibilizados, independente do tipo de fórmula definida.
O catálogo de Dependentes passa a ser disponibilizado para o conceito Dependentes, com os seguintes campos: Idade do Dependente, CPF, Sexo, Parentesco, Grau de Instrução, Estado Civil, Código do Dependente, Gênero, É incapaz? (para dependência permanente), Relação de Dependência e Município de Dependência.
Para todos os conceitos foi disponibilizado o catálogo Outras Operações.
Foi disponibilizado o catálogo Mensagens de Alerta para todos os conceitos, com os códigos de mensagens cadastradas na funcionalidade Mensagens, para que possam ser referenciadas na fórmula.
O catálogo também está disponível para o tipo de fórmula Alerta de Cálculo e Alerta Cadastral. As funções de alerta de cálculo disponíveis são: Incidência INSS, Incidência FGTS, Obtenha Valor, Ano/Mês e Obtenha Valor do Orientador.
Na funcionalidade Calcular Folha, foi disponibilizado o indicador Processar apenas alertas de cálculo, permitindo que alertas cadastrados na funcionalidade Mensagens sejam disparados para a folha calculada. O processamento do alerta será iniciado com o cálculo e no final da ação do processo será apresentado relatório em formato (.xlsx), contendo os alertas processados para download. Além disso, a execução manual do alerta poderá ser realizada manualmente na funcionalidade Calcular Folha.
Com a finalidade de melhorar a usabilidade para associação de benefícios durante a admissão do colaborador, a partir desta versão foi disponibilizado as seguintes melhorias:
Na funcionalidade Contratação, a possibilidade de associar benefícios a um colaborador, na aba Benefício, a guia para associação, permitindo indicar os beneficiários e benefícios a serem associados.
No Perfil de dados do colaborador, é possível configurar a visibilidade do lançamento de benefício na admissão.
No cadastro de Benefício, foi disponibilizado o indicador Permitir associar benefícios na contratação, possibilitando indicar quais benefícios estão disponíveis para associar na admissão. Também foi disponibilizado o indicador Habilitar o PDE na Contratação, na funcionalidade Perfil de Dados Específicos, para indicar se os atributos serão apresentados para preenchimento na funcionalidade Contratação.
Foi disponibilizado na aba Específicos, a opção Considerar apenas os últimos 7 dígitos da matrícula para matrículas com mais de 7 dígitos, possibilitando que a informação da matrícula do colaborador, gerada no arquivo, seja igual para os arquivos de CRÉDITO e de CADASTRO, quando a matrícula dos colaboradores tiver mais de 7 dígitos.
A partir desta versão, nos registros Rendimentos Isentos – Reclamatória Trabalhista e Rendimentos Isentos – Reclamatória Trabalhista, foi adicionado o campo Juros de mora recebidos devidos pelo atraso no pagamento de remuneração por exercício de emprego, cargo ou função, na guia Domiciliados no País .
Em adequação a versão S-1.1 do eSocial,na Central do Colaborador, na guia Ocorrência, na funcionalidade Rendimentos Acumuladamente – R.R.A, a partir desta versão, o campo Número foi ajustado quando o Tipo de Processo selecionado for o 1 - Administrativo para 17 ou 21 caracteres.
Ainda na guia Ocorrência, na funcionalidade Rescisão, o campo Motivo da remuneração após o desligamento, contendo as opções para seleção: Quarentena, Desligamento reconhecido judicialmente com data anterior a competências com remunerações já informadas no eSocial ou Aposentadoria de servidor com data anterior a competências com remunerações já informadas no eSocial. Sendo obrigatório para rescisões posteriores à 21/11/2022 caso o indicador Quarentena Trabalhista esteja marcado.
Além disso, no cadastro da empresa, na aba Dados do Empregador/ Contribuinte, foi criado um indicador para que seja informada se a Empresa possui tributação de PIS e CONFINS sobre folha de pagamento.
Passa a ser possível através dessa versão, realizar importação/exportação de parametrizações de
eventos. Para isso,
foram disponibilizados na tela de aterrissagem da funcionalidade Evento os botões
(Importar) e
(Exportar), permitindo que as
parametrizações realizadas em um ambiente sejam extraídas e
importadas para outro ambiente.
A partir desta versão, passa a ser possível realizar o filtro na tela de Eventos Mensais, considerando os conceitos realizados no componente de seleção.
Em atendimento a Nota Técnica 60/2022, a partir dessa versão, passa a ser listado em nossos produtos o código QD85 da 11ª revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-11) para os casos de síndrome de burnout, que a descreve como decorrente de estresse crônico de trabalho que não foi administrado com sucesso, anteriormente utilizado na CID-10 com o código Z73.3.
Quando a substituição de cargos ocorrer para substituto com salário maior que o salário do substituído o sistema, a partir desta versão, passa a calcular eventos de determinação do tipo Procedimento Especial 3 – Substituição de cargos para origens 1 – Quantidade de dias de substituição e 4 – Código do cargo substituído.
A partir desta versão, ao efetuar o cálculo da folha de resilição, o sistema verificará se existe evento do tipo Procedimento especial 14 – Resilição, caso haja procedimento especial 14 com o Tipo de Retorno, Valor do saldo de 13° salário, então o sistema obtém a ocorrência de resilição no mês através do sequencial da resilição e a partir dessa ocorrência todas as atividades serão calculadas da ocorrência de resilição.
A partir dessa versão, passa a ser possível realizar cálculo de pensão alimentícia atribuindo percentuais diferentes para os beneficiários dependentes e beneficiário responsável (pensionista). Para isso, foram realizadas as seguintes alterações:
Guia Pensionistas, subguia Pensão:
Na seção Informações do pensionista, o campo Percentual do Pensionista teve a sua nomenclatura alterada para Percentual do Evento;
O indicador Emitir Beneficiários nos Relatórios Oficiais teve a nomenclatura alterada para Emitir pensionista como beneficiário nos relatórios oficiais;
Na guia Beneficiários foi disponibilizado o campo de Percentual para os Dependentes, permitindo informar o percentual que será utilizado pelos relatórios oficiais DIRF e Comprovante de Rendimentos para obtenção da pensão alimentícia;
Na seção Beneficiários foram disponibilizados os campos Pensionista e Percentual do pensionista. Esses campos serão utilizados pelos relatórios oficiais DIRF e Comprovante de Rendimentos para obtenção da pensão alimentícia.
As funcionalidades DIRF e Comprovante de Rendimentos, passam a emitir os valores de pensão alimentícia para os beneficiários de acordo com o percentual informado no cadastro na Ficha do Colaborador.
Dando continuidade ao projeto de reformulação da forma de acesso às funcionalidades da Suíte Gen.te, além da disponibilização de novos recursos, a partir desta versão é possível realizar a chamada ao help inicial de cada produto acessado.
A partir desta versão, com a finalidade de aplicar regras de visibilidade para diferentes cenários de integração e considerar a performance das requisições, foram disponibilizados os seguintes itens:
Perfil de dados do colaborador
Será disponibilizado na funcionalidade Perfil de dados do colaborador o Tipo de perfil, API Configurável Por Operador, ao selecioná-la será possível configurar um novo perfil de dados para selecionar quais campos serão disponibilizados para consulta da API v2/ServicoDeContratoDeTrabalho/ConsultarContratosAplicandoAutorizacaoDePerfil.
Autorização de Perfil de API Configurável Por Operador
Será disponibilizado a nova funcionalidade Autorização de Perfil de API Configurável Por Operador, com a finalidade de autorizar a um operador a visibilidade cadastrada na funcionalidade Perfil de dados do colaborador para o tipo de perfil, API Configurável Por Operador.